Guns N’ Roses: relevantes ou não, Axl e banda chegam ao Brasil | Cabine Cultural
Agenda Música

Guns N’ Roses: relevantes ou não, Axl e banda chegam ao Brasil

Guns N’ Roses – Divulgação

Neste sentido, as apresentações do grupo no Brasil nos meses de março e abril serão decisivas. A quantidade de shows é bem grande

Por Luis Fernando Pereira

Assim que o Guns N’ Roses lançou, lá no longínquo ano de 1987, o sensacional álbum Appetite for Destruction, e seu primeiro single (Welcome to the Jungle), que o mundo da música foi devidamente apresentado ao que viria ser uma das duplas mais talentosas, excitantes e polêmicas da história do rock. Axl Rose e Slash foram por anos o cérebro e o coração deste grupo americano, um dos maiores surgidos nos últimos trinta anos, e que chega novamente ao Brasil para mais uma leva – a maior da carreira – de shows em solo tupiniquim.

Resumindo décadas
De 1987 para 2014 muitas coisas mudaram: o Guns lançou os históricos Use Your Illusion I e II e foi alçado definitivamente à categoria de ícone da cultura pop. Destes dois álbuns surgiram a Use Your Illusion Tour e 28 meses de uma das turnês mais marcantes até hoje vistas no showbizz, e que teve seu ápice no Rio de Janeiro, num épico show no Estádio do Maracanã. Lançaram outro álbum, brigaram, se separaram, Slash deixou o grupo e foi em busca de trabalhos solos; a banda ficou anos preparando um novo álbum, que chegou a soar como lenda urbana. Mas este álbum veio, Chinese Democracy, e vieram também novas apresentações, incluindo ai o show final no VMA (Video Music Awards) em 2002, e outro épico show no Rock in Rio, em 2001, agora para cerca de 250 mil fãs ávidos pela voz e energia de Axl, agora sem Slash.

Rock in Rio 2013
Em 2011, exatos dez anos após a última apresentação da banda no Rock in Rio, eles foram convocados para mais uma vez fecharem o maior evento de música do país. O que deveria ser mais um grandioso e histórico show, no entanto se transformou num dos maiores constrangimentos públicos da banda. Foi uma apresentação com problemas de som, a voz de Axl estava pior que o normal, a chuva também contribuiu para o desastre daquele show. A partir de então, todos (ou ao menos a crítica especializada) passaram a questionar a real relevância da banda nos dias atuais.

Brasil 2014
Neste sentido, as apresentações do grupo no Brasil nos meses de março e abril serão decisivas. A quantidade de shows é bem grande, que vai desde a ponte aérea Rio – São Paulo, passando por Curitiba, e chegando por fim a Fortaleza, no dia 17 de abril. A maior turnê deles no país e certamente a mais instigante, pois todos, sejam fãs ou não, querem saber qual Guns N’ Roses se sobressairá nestas próximas semanas: aquele dos anos 80, 90 e até mesmo início dos anos 2000, ou aquele que fez um dos shows mais vergonhosos do Rock in Rio, em 2011?

Guns N’ Roses – Divulgação

Hinos
Seja qual for o Guns N’ Roses, certamente os fãs brasileiros (os mais fanáticos do mundo) se emocionarão bastante com os acordes de alguns dos maiores hinos da música: Welcome to The Jungle, Paradise City, Sweet child o’ Mine, Patience e a grandiosa trilogia composta pelos vídeos clipes de Don’t Cry, November Rain e Estranged.

É bem difícil, quase impossível, mensurar a importância que algumas destas canções tiveram para a enorme legião de fãs da banda americana. E poder ouvi-las novamente, cantá-las em coro ou pular como se o chão estivesse em brasa… Bem, somente isso já é motivo suficiente para sair de casa e gastar algumas centenas de reais nesta série de shows que promete, ao menos, não passar despercebido aos olhos dos admiradores do Guns N’ Roses.

SERVIÇO
Guns N’ Roses no Brasil

20.03.2014 – HSBC Arena, Rio de Janeiro
22.03.2014 – Festival Planeta Brasil, Belo Horizonte
25.03.2014 – Ginásio Nilson Nelson, Brasília
28.03.2014 – Parque Anhembi, São Paulo
30.03.2014 – Estádio Durival Britto, Curitiba
01.04.2014 – Music Park, Florianópolis
03.04.2014 – Pavilhão da Fiergs, Porto Alegre
15.04.2014 – Chevrolet Hall, Olinda, Recife, Pernambuco
17.04.2014 – Centro de Eventos do Ceará, Fortaleza


23 respostas para “Guns N’ Roses: relevantes ou não, Axl e banda chegam ao Brasil”

    • Por enquanto não há notícias sobre. Mas ainda há chances do canal Multishow exibir um dos shows.

  1. adorei o show do rock in rio 2011 amo guns e ele nunca sera decadente. simplesmente agora é um coroa de 53 anos… não aceitam que as pessoas envelheçam…………voz maravilhosa, banda linda tai DJ Ashba pra mostrar o seu talento a sua graça a sua simpatia……

  2. Só gostaria de saber se por acaso alguém ( fãs ou da edição da reportagem) tem gravado os shows do RJ, no Rock in Rio 2001 e o outro mais antigo, o primeiro no RJ, que não me lembro exatamente o ano. se possível entre em contato por favor.
    Assim como se o show de hoje vai passar em algum canal de tv pago?
    raphaeldegobi@gmail.com

  3. As pessoas que criticam a formação atual e o Axl, esquecem que todos da formação original tbm envelheceram, tocam e vivem de um outro jeito. E mesmo se a banda fosse a original, Axl estaria do mesmo jeito que está agora. O tempo passa para todo mundo. A banda atual é muito boa, sou fã desde os anos 90.

  4. Em 2014 sao poucas as pessoas talentosas que depois de quase 30 anos de carreira nao precisam vender produtos para se sustentar mas vivem da sua arte e de seu talento. Tanto banda como vocalista sao pessoas talentosissimas e de alta importancia e relevancia numa sociedade descartavel e consumista que vive de aparencias e sucessos momentaneos como nos realities shows. O album CHINESE DEMOCRACY e muito muito bom e ao vivo ainda melhor, a producao dos shows e sempre diferente, cara e de alta qualidade. Infelizmente a midia nao esta a par da genialidade desta banda porque a midia nao e mais importante ou necessaria para que se vendam ingressos ou para divulgar os shows. Sem controversias e apenas com musica e arte o interesse da midia desaparece e o que vende sao apenas as manchetes, porem para a banda e as pessoas que gostam de boa musica e fazer valer o preco ficam as palmas e as milhares de vozes cantando

    • Faço minhas as suas palavras! Isso me deixa revoltada!! Axl Rose remontou o Guns N’ Roses, e é sucesso onde quer que passem!! Voltou e lançou um CD com inéditas!! O que já é inedito! Essas bandas que retornam, só voltam pra cantar os antigos sucessos! Milhares de fãs em cada estado desse país, fazem sacrifício para terem o dinheiro pro ingresso!! Não é qualquer banda, que movimenta os fãs dessa maneira não meu filho!! A gente conta os dias até o dia do show chegar! Então decadente e irrelevante, são aqueles que ficam tocando sucessos de 30 anos atrás sem lançar nada novo!

  5. Fico triste pois essas pessoas deveriam saber que o Axl Rose é humano no entanto ele tem odireito de envelhecer engordar … assim como qualquer espécie que tenha vida. Na verdade assim como tudo nesse mundo.

    • Sim, Ironete, ele tem este direito, como qualquer outro ser humano.

      Abraços e obrigado por comentar

    • O artista é a essência dele. Quantos bonitos ficaram para trás pq só tinham beleza a oferecer. Aqueles que ofendem o Axl, ofende por despeito e inveja! Não é qualquer um que remonta uma banda, grava um CD inédito, e fica com essa banda pra mais de 15 anos, lotando os estádios por onde passam, os fãs renovando, sempre garotada! E bonito a gente só é enquanto se é jovem…e ele foi! E um dos mais! Sinto muito aqueles que não tiveram essa chance!!

  6. Este povo deve gostar mesmo e de Anita e lepo lepo. Quanta ignorância e mau gosto! Os guns sao guns. Olha a história desta banda. Álbuns perfeitos, musicas que se tornaram classicas. Amo Axl. Ansiosa pelo show !!!!

    • “Álbuns perfeitos, musicas que se tornaram classicas”

      Sim Vera! Tudo isto está no texto. A única parte não tão elogiosa refere-se ao show de 2011 no Rock in Rio.

      Abraços e obrigado por comentar.

    • A gente fica chateado com tanto desrespeito a essa banda épica! Mas não devíamos! Somos muitos, milhões em todo o planeta, que são fãs de Guns N’ Roses…essa magia, esse fenômeno que não sabemos explicar de onde nasce um amor por uma banda!

    • O GUNS N ROSES é sempre será uma das maiores bandas de todos os tempos vc quer o que o AXL ta com 52 anos ele não grita como em 1987 + ainda sim canta d+ o grandioso AXL ROSE

      • Sim, sempre será Renato. O texto indica esse caminho também. Mencionamos apenas o show especíico do Rock in Rio 2011, que foi bem estranho.

        Abraços e obrigado por comentar.

    • Também achamos a banda relevante, Gisele. O título menciona mais uma questão que volta e meia surge em discussões.

      Grande abraço e obrigado por opinar.

    • Nem decadente nem irrelevante!!
      Axl Rose voltou com Guns N’ Roses com um disco inédito, “Chinese Democracy”. Qual banda antiga volta com inéditas? Não leva a mal não mas esse tipo de título de matéria irrita a nós fãs!!

      • Compreendemos, Beth. Certamente não foi nossa intenção irritar fãs – ou não fãs – da banda.

        Muito obrigado por comentar,

        Abraços.

    • Decadente? Por que decadente?

      Estive ontem em HSBC arena e vi um espetáculo perfeito, impecável!
      Axl com uma voz maravilhosa, forte, potente afinadíssima!
      Vc Gisele é uma ____________ que não tem, com certeza, propriedade pra falar de Guns!
      Recolha-se a sua insignificância de poser…
      E tente ir ao próximo show, mesmo que seja em outra cidade!

Deixe uma resposta