Shakira lança álbum com potencial para dominar o showbizz | Cabine Cultural
Música

Shakira lança álbum com potencial para dominar o showbizz

Shakira – Divulgação

Foram quatro anos sem gravar, tempo mais que suficiente para a popstar colombiana Shakira planejar minuciosamente todos os detalhes do que seria seu décimo álbum de estúdio, e o resultado deste processo é um trabalho pra lá de sólido, grandioso, com todos os elementos necessários para levá-lo ao topo de todas as paradas mundiais: americana, latina, europeia, asiática… Shakira, o álbum, é multifacetado, majestoso e comercialmente beira a perfeição.

Rihanna
A começar pela música que abre o álbum, o já super hit Can’t Remember to Forget You, uma poderosa mistura de dance e ska, com versos que grudam desde a primeira audição e como cereja de um bolo já delicioso a participação mais que especial de outra popstar, a americana Rihanna. As duas ainda podem celebrar o fato de terem produzido o videoclipe mais sexy e comentado deste primeiro semestre de 2014. Melhor jeito de começar o álbum, impossível.

Balada grandiosa
Empire, que provavelmente será o segundo single oficial, é uma balada global, dessas que chama a atenção de qualquer pessoa, independente do gênero, raça ou credo. O modo como a letra é entrelaçada pela melodia e como a canção vai ganhando intensidade, para já mais pro fim voltar à velocidade de antes, tudo isto é uma clara mostra de como o novo trabalho de Shakira foi bem produzido. É uma canção para facilmente ganhar o mercado americano.

Leia também:  Paul McCartney: Salvador se prepara para o maior show de sua história

A quarta música do álbum, Dare (La La La), traz influências de um tipo de música que dominou as paradas americanas e europeias nos últimos anos, representado basicamente pelo grupo LMFAO. Impossível ouvir Dare (La La La) e não associar automaticamente a algumas das canções do grupo. Outro grande hit single do álbum, que certamente agitará as pistas de dança do mundo em 2014.

Novo clipe de Shakira

Blake Shelton e The Voice
Medicine, a oitava canção do álbum, representa muito bem o processo cada vez mais sólido de inserção definitiva da cantora colombiana no restrito mercado americano. Seu primeiro álbum em inglês, Laundry Service, apesar de ter sido muito bem sucedido, apresentou aos norte-americanos uma exótica cantora com um corpo escultural e um rebolado impossível de se reproduzir. Hoje, em 2014, Shakira já consegue ser vista pelos americanos como uma cantora – e produtora musical – respeitável e extremamente criativa. Isso foi instigado inicialmente por sua participação no programa The Voice, atualmente um dos mais populares shows da TV aberta dos Estados Unidos.

Leia também:  Canal History estreia quarta temporada de “O Sócio”, melhor série do gênero

Junto com Adam Levine, Usher e Blake Shelton, Shakira entrou semanalmente nas casas americanas e por mais que sua participação na quarta temporada do programa tenha tido seus altos e baixos, é notória essa conquista profissional da cantora. Assim, a parceria com Blake Shelton, um dos maiores nomes do country (gênero musical mais americano que esse, impossível) soa estrategicamente perfeita. Ademais, a balada é muito bonita e de fato os dois possuem uma harmonia que agregou bastante à canção.

Espanhol
O resto do álbum segue esta atmosfera já apresentada, com baladas bem construídas e potenciais hits dançantes, que possuem tudo para invadir as pistas mundo afora. Spotlight é um ótimo exemplo, mas é com Cut Me Deep, uma super canção com uma pegada reggae deliciosa e participação especial de MAGIC! que o álbum ganha um tom multifacetado, com diversas referências e influências.

Leia também:  Intrínseca lança poderoso romance “Tudo o que nunca contei”, de Celeste Ng

Além delas, o álbum traz Nunca Me Acuerdo De Olvidarte, uma versão em espanhol de Can’t Remember to Forget You, mostrando que Shakira ainda possui seus pés no mercado latino.

Shakira faz show de lançamento do novo álbum nos Estados Unidos

Ainda é cedo para cravar uma avaliação geral desta fase da cantora. Pelo primeiro single e primeiro videoclipe, podemos afirmar sem dúvida alguma que Shakira possui todos os elementos necessários para chegar ao topo do showbizz em 2014. Sua monstruosa audiência nas redes sociais (ela é recordistas de fãs no Facebook) é uma grande prova disto. Mas só o tempo e os shows dirão se de fato essa colombiana dominará – ainda mais – o mundo neste ano (que ainda está só começando).




Uma resposta para “Shakira lança álbum com potencial para dominar o showbizz”

  1. Laundry Service não foi bem sucedido? O Álbum vendeu mais de 13 milhões de cópias naquela época e rendeu a Shakira, uma mera latian tentanto cantar em inglês até então, um terceiro lugar nas paradas mais importantes dos EUA…

Deixe uma resposta