Em Busca de Iara: golpe de 64 é tema de edição do Cine Direitos Humanos | Cabine Cultural
Agenda

Em Busca de Iara: golpe de 64 é tema de edição do Cine Direitos Humanos

Em buca de Iara – Divulgação

O filme Em Busca de Iara, do cineasta Flavio Frederico será a próxima exibição do ciclo Cine Direitos Humanos – Especial Golpe de 1964, que é dedicado a obras que tematizam o golpe civil-militar de 1º abril de 1964, por ocasião do cinqüentenário da data. A sessão ocorre no dia 5 de abril, sábado, às 11h00. A entrada é gratuita e acontece no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (Rua Frei Caneca 569, Consolação, São Paulo).

Em Busca de Iara
Em cartaz no circuito nacional desde 27/03, Em Busca de Iara (2013) resgata a trajetória da guerrilheira Iara Iavelberg através de uma investigação pessoal de sua sobrinha, Mariana Pamplona, também roteirista e coprodutora do filme. Iara Iavelberg foi uma mulher culta e bela que deixou para trás uma confortável vida familiar, optando por engajar-se na luta armada contra a ditadura. Vivendo uma rotina de sequestros e ações armadas, era a companheira do ex-capitão Carlos Lamarca, tornando-se um dos alvos mais cobiçados da repressão. O filme desmonta a versão oficial do regime, que atribui sua morte, em 1971, aos 27 anos, a um suicídio.

Selecionado para o Festival do Rio, o filme do diretor Flavio Frederico recebeu menção honrosa do júri oficial do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários.

SERVIÇO
Cine Direitos Humanos – Especial Golpe de 1964

Exibição do filme Em Busca de Iara (Flavio Frederico, 2013, 91 min, classificação indicativa: 12 anos)
5 de abril de 2014, sábado, às 11h00
Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (Rua Frei Caneca 569, Consolação, São Paulo
Entrada franca




Uma resposta para “Em Busca de Iara: golpe de 64 é tema de edição do Cine Direitos Humanos”

Deixe uma resposta