Vivadança 2014: tudo sobre um dos maiores festivais de dança do Brasil
Agenda Dança

Vivadança 2014: tudo sobre um dos maiores festivais de dança do Brasil

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

As Canções que você dançou pra mim

O pontapé inicial para mais uma edição do VIVADANÇA Festival Internacional será dado no dia 11 de abril, quando a Cia Fusion de Danças Urbanas subir ao palco do Teatro Vila Velha e apresentar Meráki, o terceiro espetáculo do grupo vindo lá das Minas Gerais. A partir daí serão mais de três semanas de grandes espetáculos de dança, mostras, mesas-redondas, oficinas, residências artísticas, premiações, entre outras atividades de formação de plateia, intercâmbio e economia da Dança.

Essa programação rica e extensa transformou rapidamente o Vivadança num dos mais respeitados festivais do Brasil e por conta de seu sucesso em Salvador (cidade de origem) o festival conseguiu ganhar asas e aportar também em Camaçari, na Bahia, Belo Horizonte – MG (desde 2012) e Vitória, no Espírito Santo, que recebe a programação do festival pela primeira vez.

O Vivadança foi criado pela coreógrafa Cristina Castro, hoje responsável pela direção. Cristina, em 2011 concedeu entrevista ao site e falou detalhadamente sobre vários dos elementos que compõem este grandioso festival.  Leia a entrevista de Cristina Castro.

As canções que você dançou pra mim
Um dos grandes destaques da edição passada foi sem dúvida alguma o espetáculo As canções que você dançou pra mim, da Focus Cia. de Dança (RJ). Por conta do enorme sucesso das apresentações a direção resolveu atender aos pedidos do público e convidar novamente os dançarinos da Cia. carioca para apresentar o espetáculo em homenagem ao rei Roberto Carlos. São 72 canções, num grandioso pot-pourri de Roberto Carlos. O trabalho revisita grandes sucessos como Detalhes, Outra vez, Desabafo, Cama e mesa, O calhambeque, entre outros eternos clássicos.

Leia a crítica do espetáculo  As canções que você dançou pra mim

Atrações internacionais
As atrações vindas de fora do Brasil são um destaque à parte nesta edição do festival. Temos o bailarino e coreógrafo português Paulo Ribeiro, artista aclamado pela crítica europeia com mais de 30 anos de carreira; a Cie.Toula Limnaios, da Alemanha, com o espetáculo Anderland; a dramaturga, crítica e curadora polonesa Joanna Leśnierowska e o bailarino e coreógrafo Janusz Orlik  com Insigth.

Da Ponta da Língua à Ponta do Pé – Foto Cristina Castro

Continuando com as atrações de fora do país, temos a mostra do Festival Internationale Solo-Tanz-Theater, que premia anualmente obras autorais de intérpretes de diferentes nacionalidades; Appels, appels,appels, de Gilles Noël, o solo THE M.O.X.X. PILL, de Anneke Ghysen, ambos da Bélgica; Da França vem Open mic. Suffocation, de Joachim Maudet; From the waltz to the mambo (Da valsa ao mambo), da Hungria, com Milán Újvári; CAOS, da espanhola Sonia Rodríguez; Teresa Alves da Silva, de Portugal, no solo Lake. E o espetáculo Éterea, da companhia costarriquenha Los INnato.

Baixe aqui a programação de bolso do Vivadança Festival Internacional 2014

Mostra Baiana e Residência Artística
O Vivadança estreia nesta edição a Mostra Baiana de Dança Contemporânea, que contempla trabalhos de sete criadores da cena local; e o projeto de Residência Artística, ministrado este ano pelo bailarino e coreógrafo israelense Idan Cohen, ambas as ações são integrantes do Prêmio VIVADANÇA.

Mostra Casa Aberta
Mais uma vez a Mostra Casa Aberta será destaque do festival Vivadança. A Mostra é um espaço para a investigação e a experimentação na dança da Bahia. Acontece dentro da programação do festival e traz companhias e artistas das mais diferentes perspectivas: ballet, dança do ventre, hip hop, jazz, flamenco, afro, contemporâneo, regional, perfomance, moderno, instalação e muito mais. Uma das melhores pedidas para esta edição do Vivadança.

Baixe aqui a programação completa com sinopses dos espetáculos

Bom festival!


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta