menu
Chaves: 10 episódios para relembrar uma das melhores séries da história (Parte 2) | Cabine Cultural
Televisão

Chaves: 10 episódios para relembrar a série (2)

Continuando com a nossa lista que reverencia um dos seriados mais marcantes da história da televisão brasileira, vamos falar agora dos cinco episódios que consideramos os mais memoráveis da história de Chaves.

Veja também a primeira parte do especial de Chaves. E para lembrar, no título de cada episódio está o link para o vídeo com a versão integral.

5º – Episódio A Festa da Boa Vizinhança
História:
A Festa da Boa Vizinhança (1973) – Para pôr fim a todas as desavenças, os moradores da turma da vila fazem mais uma festinha da boa vizinhança: Chaves fala sobre o cão arrependido; Quico faz um poema sobre as mães e Chiquinha conta a história do Jeca Valente. Além, é claro, das eternas brigas de Seu Madruga e Dona Florinda.

Porque é sensacional: Episódio icônico, que fica na história principalmente por dois momentos: Chaves narrando à história do Cão arrependido e Quico declamando a linda poesia Mamãe Querida…  30 anos se passaram e não há ser humano na terra que não cantarole os lindos versos do Cão arrependido: “Volta o cão arrependido…”.

4º – Episódio Seu Madruga Professor
História:
(1975) – Em mais um episódio na escola, Professor Girafales tem um imprevisto e deixa seus alunos aos cuidados de Seu Madruga. O pai de Chiquinha, para surpresa de todos consegue manter a sala entretida com uma interpretação de por que não se deve tocar em objetos com o símbolo da caveira.

Porque é sensacional: Episódios passados na escola onde o Professor Girafales leciona são sinônimos de risos infinitos. Este não é diferente, mas surpreende por colocar o Seu Madruga, nada letrado, como exemplo de educador que mantém a turma atenta aos ensinamentos. Claro que toda a epopeia pirata que ele cria para explicar o uso do símbolo da caveira não pode ser considerada um grande ensinamento. Mas faz rir como nunca.

3º – Episódio Sustos na Vila
História:
Chiquinha começa a contar histórias de terror para Chaves. De noite, Quico fica sozinho em casa e diz que está assustado. Então, Chiquinha tem a ideia de assustá-lo ainda mais, dizendo ao Chaves para se disfarçarem de fantasmas.

Porque é sensacional: Esse é um dos poucos episódios da série passado à noite. Somente isso já é motivo de destaque. Mas além deste detalhe, tem também o fato que ele é quase um episódio de gênero. Dá para levar uns sustos com todo o clima criado em torno da história, incluindo ai uma interessante trilha sonora, que enfatiza ainda mais a atmosfera de terror. E ainda de bônus temos algumas sequências com os famosos e sensacionais piripaques do Chaves, muito usados no início da série, lá nos anos 70.

2º – Episódio O Ladrão da Vila
História:
Com uma onda de roubos pela vizinhança, causado pelo estranho Senhor Furtado, Chaves é acusado por todos de ladrão. Chaves então decide abandonar a vila, mas acaba voltando, pois o arrependido ladrão devolve todos os objetos.

Porque é sensacional: Episódio antigo da série e pouco exibido na televisão. A parte divertida da história aqui chega a ficar em segundo plano, pois os momentos finais, de tristeza e depois de redenção, roubam – literalmente – a cena. Destaque para o nome do ladrão arrependido, Senhor Furtado! Maravilhoso demais. Voltando ao momento final, de fato, é de cortar o coração a cena de Chaves indo embora da Vila e seu discurso quando volta, de que rezou para que o ladrão se arrependesse.

1º – Episódio Vamos Todos a Acapulco
História:
Seu Madruga e Chiquinha ganham uma viagem para Acapulco com tudo pago, graças a um produto de limpar pratas que sua filha comprou. A partir daí, todos resolvem viajar para lá também. O Sr. Barriga chega à vila para cobrar o aluguel e, ao descobrir que todos os inquilinos foram para Acapulco, resolve ir também. Com pena do Chaves que ia ficar sozinho, decide levar o garoto junto com ele, o que acaba sendo sinônimo de bagunça.

Porque é sensacional: O episódio de Acapulco deve estar no topo da lista da grande maioria de fãs da série. Os motivos são milhares e começam bem antes deles chegarem de fato à turística cidade mexicana. Toda a parte anterior, com Chiquinha comprando o produto de limpar pratos, já dá indícios do quão bom é este episódio. Mas ai eles chegam a Acapulco e logo vão para a inesquecível piscina do Hotel. Bem, seus trajes – o ápice do ridículo engraçado memorável – tomam conta das cenas, é impossível não rir ao ver cada um dos personagens em roupas de praia. Além disso, temos o Quico se afogando numa piscina de uns 50 centímetros, Chaves ficando de ponta cabeça no trampolim e Dona Florinda lendo seu romance como se estivesse abafando. Quer mais? Aquele final, no entardecer, com uma linda música e um clima de final de série. Umas das cenas mais bonitas da história de Chaves.

Menções honrosas: todos os outros episódios.



2 respostas para “Chaves: 10 episódios para relembrar a série (2)”

  1. A lista é boa, mas citar 10 episódios é pouco!!
    Tem vários episódios que vale lembrar, como por exemplo:
    “CHAVES ABRE A TORNEIRA”
    “AS PAREDES DE GESSO”, aquele do leite de burra!
    “A SOCIEDADE DOS CHURROS”, onde o SR. Madruga da uma lição de vida no final!
    Mas paro por aqui, porque se fosse citar todos episódios memoráveis, teria que fazer uma lista com os 20 ou 30 melhores episódios!!

  2. Concordo, parabéns pela percepção. Gostaria só de ressaltar o episódio em que eles escrevem na parede: 1 – “Pode entrar, seu Madruga está esperando”. 2 – “Ele Morreu” e 3 – “Torta na cara”, foi engraçado demais. Rsrs…
    Quanto aos episódios do restaurante: FORAM HORRÍVEIS!!!
    Abraço!

Deixe uma resposta