Especial Festival Nacional 5 Minutos edição 2014
Agenda Cinema

Especial Festival Nacional 5 Minutos edição 2014

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

5 minutos 2014

Desde meados dos anos 1990 que o Festival Nacional 5 Minutos se configura como um dos mais interessantes e relevantes eventos de propagação do curta-metragem no Brasil. Muitos cineastas foram descobertos nele. Outros se redescobriram, outros hoje em dia são médicos, arquitetos, engenheiros… em comum o fato de um dia terem experimentados a arte de contar uma história de até 5 minutos em linguagem cinematográfica.

E em 2014, o festival chega com novo formato e um trabalho de itinerância inédito e digna de aplausos. Esta é a 16ª edição do evento que tem sua primeira etapa iniciada em 25 de abril na cidade de Paulo Afonso, onde permanece até 3 de maio, com direito à exibição da Mostra Competitiva e várias ações relacionadas ao resgate e reconfiguração do patrimônio histórico, do imaginário e da produção artística locais. Assim também será em Vitória da Conquista, entre 2 e 10 de maio, e Cachoeira, de 9 a 17 de maio, antes do Festival completar seu percurso com o retorno às origens em Salvador, no período de 16 a 24 de maio. Essa itinerância pelo interior da Bahia era mais que necessário para propagar ainda mais um evento com enorme potencial de divulgar artes e artistas da Bahia e na Bahia.

Premiação
Através de seleção via edital, o Festival mantém a seleção de 50 vídeos na sua Mostra Competitiva, dos quais cinco serão premiados. Em 2014, o valor total da premiação é de R$ 32 mil, distribuído entre os quatro primeiros lugares, além da categoria Melhor Vídeo de Jovem Realizador, escolhido dentre os participantes que tenham até 21 anos de idade. Vale destacar que estes valores são sem dúvida alguma acima da média deste tipo de evento Brasil afora, o que traz ainda mais concorrência e publicidade para o 5 Minutos.

Mostras Paralelas
Espaço democrático de difusão, o 5 Minutos exibe, na capital, os vídeos não selecionados para a competição: nada menos que 162 vídeos integram o Panorama Nacional. A mostra traz produções oriundas de 57 cidades e representativas das cinco regiões brasileiras. É neste momento que percebemos o quão plural é o festival: vídeos de cineastas, futuros cineasta, estudantes, e qualquer outra ocupação são encontrados neste enorme balaio que apresenta vários trabalhos interessantes, mas também inúmeras obras questionáveis, para usar um termo não ofensivo.

David Cronenberg

David Cronenberg
Outra novidade do festival em Salvador será o ciclo David Cronenberg, a Síndrome do Vídeo. Reconhecido pelo quase profético diagnóstico que fez, ainda nas décadas de 1970 e 80, sobre a incorporação e impacto das novas tecnologias na vida social e no corpo humano, o cineasta canadense terá a exibição de um recorte da sua obra que alia a essa reflexão uma investigação formal das relações entre as linguagens do vídeo e do cinema. Fazem parte da mostra: A Escuderia Mortal (1979), Scanners, Sua Mente Pode Destruir (1981), Videodrome – A Síndrome do Vídeo (1983) e eXistenZ (1999).

Oficina
Ainda como parte das ações do festival temos a Oficina de Videoclipe Mapa Musical da Bahia, que acontece nas quatro cidades-sede do Festival 5 Minutos 2014, e que pretende formar vídeo artistas com foco na produção de videoclipes – produto audiovisual hoje indispensável para o setor musical contemporâneo e tão típico na iniciação de novos realizadores. Além disso, os vídeos produzidos a partir da atividade vão representar, não apenas para os envolvidos, mas especialmente para os músicos contemplados, um importante veículo de difusão de suas obras, fundamento básico do Mapa Musical da Bahia, projeto promovido pela Coordenação de Música da FUNCEB, que é parceira nesta realização. Em cada local, a oficina oferece 20 vagas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas através do site do evento.

SERVIÇO
XVI Festival Nacional 5 Minutos Expandido

Paulo Afonso – 24/04 a 02/05
Vitória da Conquista – 05/05 a 10/05
Cachoeira – 09/05 a 17/05
Salvador – 16/05 a 25/05
GRATUITO


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta