Fantaspoa: saiba tudo sobre a 10º edição do festival
Cinema

Fantaspoa 2014: saiba tudo

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Chimeres

Um dos festivais mais interessantes do cinema brasileiro está prestes a completar dez anos de vida. Para comemorar este feito, não tão comum hoje em dia, o Festival de Cinema Fantástico – Fantaspoa – conseguiu produzir uma programação bem especial.

Esse ano o festival acontece entre os dias 9 e 25 de maio nas salas CineBancários – Sindicato dos Bancários; Cine Santander Cultural – Santander Cultural; e Paulo Amorim e Eduardo Hirtz – Casa de Cultura Mario Quintana. O Fantaspoa exibirá mais de 150 filmes (52 curtas e 102 longas-metragens) de mais de 40 países. E ainda 15 longas-metragens estarão em première brasileira, 50 em première latino-americana, e dois terão suas primeiras exibições no mundo durante o evento.

Baixe a grade de programação oficial do Fantaspoa

Atrações
Nesta edição serão realizadas 37 sessões comentadas, com a presença de mais de 50 convidados de todo o mundo. Além de 177 sessões de exibição, o festival promoverá um concerto com o músico britânico Simon Boswell; exibição do filme A Morte Cansada, de Fritz Lang, musicada ao vivo pelo argentino Germán Suane; festa de encerramento com shows das bandas Alohatomic (SP) e PhantomPowers (RS); exposição de obras do artista plástico James Sizemore; e cinco cursos de cinema. Destes, à exceção do curso Apocalipse Zumbi – sobre o personagem zumbi e ministrado pelo especialista Carlos Primati –, os cursos demais serão práticos e ministrados por profissionais estrangeiros: MakeYourOwnGodDamnMovie, por Lloyd Kaufman; Redação de Roteiros, por Richard Stanley; Criação de Trilha Sonora, por Germán Suane e Curso de Maquiagem e Efeitos Especiais, por James Sizemore.

Abertura
A abertura desta edição do evento ficará por conta de O Vingador Tóxico. O filme, que projetou a Troma, de Lloyd Kaufman e Michael Herz, como uma das mais importantes e cultuadas produtoras independentes do cinema mundial, completa 30 anos de lançamento. A exibição terá a presença especial de Lloyd Kaufman, que é também um dos homenageados do evento; ele conversará com o público após a sessão.

Jorge e Alberto Contra os Demônios Neoliberais – Divulgação (1)

Encerramento
Se o filme de abertura do festival entrou em cartaz há 30 anos, o filme que encerrará o Fantaspoa terá sua première mundial sendo exibida: Jorge e Alberto Contra os Demônios Neoliberais, dirigido pelos argentinos Hernán e Gonzalo Quintana, com produção da argentina El Desquicio Produccion e pela Fantaspoa Produções. A obra marca uma nova fase da Fantaspoa Produções, que passa a atuar também em produções filmes.

Mostra Competitiva de Curtas
A mostra está dividida em animações e live-action. Dos curtas-metragens nacionais, será exibido em première mundial O Segredo da Família Urso, dirigido pela catarinense Cintia Domit Bittar. Também será exibido AM/FM, de Carlos Gananian, que conta a história de uma garota que encontra um senhor que lhe conta histórias aparentemente fantásticas que envolvem extraterrestres e experimentos bizarros; The Flying Man, que ganhou grande destaque na mídia após chamar a atenção da Marvel Comics; Faroeste, um autêntico Western, animação premiada de Wesley Rodrigues, um dos grandes talentos brasileiros da atualidade, entre outros.

Na seção internacional, mais de 20 países estão sendo representados. Três animações da Ecolesupérieuredesmétiersartistiques – prestigiada escola de animação francesa – estão presentes na mostra. Os destaques em live-action são Baskin, de CanEvrenol, que participou do FantasticFest e do Festival de Sitges; Mistério, de Chema García Ibarra, que foi destaque no festival Tribeca e no Berlinale; e o multipremiado O Pouso, do australiano Josh Tanner.

Baixe a lista de sessões comentadas do Fantaspoa

Exibições Especiais
Serão exibidos dois longas-metragens – Otto e Gerontofilia – do premiado diretor canadense Bruce LaBruce, famoso por suas controversas obras que circundam o mundo GLS, e que estará no evento conversando com o público após as sessões. Deus Abençoe a América, de BobcatGoldthwait, terá uma sessão especial com presença do diretor; bem como Hardware – O Destruidor do Futuro, cuja exibição no Fantaspoa será acompanhada por Richard Stanley. O brasileiro A Maldição do Sanguanel, antologia dirigida por Felipe M. Guerra, Eliseu Demari, Rafael Giovanella e Ricardo Ghiorzi fará sua estreia no festival, com presença dos diretores; e 2013 Menos Um, exibido no Festival de Sitges, terá sua sessão comentada pelo diretor Vitor Baumgratz e integrantes do elenco.

O Beijo dos Amaldiçoados

Mostra Homenageados
Os homenageados da décima edição do Fantaspoa são o músico britânico Simon Boswell, o diretor norte-americano Frank Henenlotter, e o produtor, roteirista e diretor norte-americano Lloyd Kaufman. Serão exibidos 26 filmes, que contemplam a trajetória das carreiras desses notórios talentos do cinema.

Apocalipse Zumbi
Mostra dedicada a filmes que têm como personagem principal os zumbis, composta por seis títulos de nacionalidades diferentes. São destaque o canadense Antissocial, que mostra um grupo de amigos encurralados por zumbis em uma casa; o israelense Cannon Fodder, vencedor de diversos prêmios em festivais; o japonês DeadBanging, sobre uma garota que toca numa famosa banda com um exótico zumbi; e o inglês Stalled, bem-humorada aventura de um servente que, na noite de Natal, se vê rodeado por mortos-vivos.

Mostra Panorama
A Mostra Panorama é uma seleção de filmes que tiveram êxito no circuito de festivais e que, de alguma forma, flertam com o gênero fantástico. O canadense The Dirties é um retrato da juventude atual e mostra dois jovens que querem se vingar de seus colegas de colégio. Na seleção, também figuram o filme de ação Guerra Fria, Lições de Harmonia, Ruína, entre outros.

Mostra Competitiva Ibero-Americana
A Mostra apresenta 11 dos melhores títulos de cinema fantástico produzidos por países da região ibero-americana. Como destaques, o espanhol HookedUp, primeiro filme rodado inteiramente em iPhone; o argentino O Dia Trouxe a Escuridão, seleção oficial do prestigiado festival de Roterdã e do BAFICI; e o também argentino Algumas Garotas, dentre outros.

Jorge e Alberto Contra os Demônios Neoliberais – Divulgação

Mostra Competitiva Internacional
Essa mostra é formada por 39 títulos de mais de 25 países. Como destaques, a animação Cheatin, novo longa-metragem de Bill Plympton; Doomsdays, sobre dois andarilhos que invadem casas alheias, A Fuga do Amanhã, Open Windows, Em Nome do Filho, entre outros.

SERVIÇO
X Fantaspoa

De 9 a 25 de maio – consultar grade de horários
Salas CineBancários
Cine Santander Cultural
Paulo Amorim e Eduardo Hirtz – Casa de Cultura Mario Quintana
R$ 6,00
Nas salas CineBancários, Eduardo Hirtz e Paulo Amorim, nos dias das sessões.
No Cine Santander Cultural pode ser comprado antecipadamente, na bilheteria ou pelo Ingresso Rápido: www.ingressorapido.com.br


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta