Estreia da semana: Longwave – Nas Ondas da Revolução. Saiba mais
Cinema Notícias

Estreia da semana: Longwave – Nas Ondas da Revolução. Saiba mais

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Longwave – Divulgação

A Revolução dos Cravos foi certamente um dos grandes acontecimentos da história recente de Portugal. O fato, de alta relevância social, acaba de completar quarenta anos de ocorrido e o cinema não poderia de forma alguma deixar esta data passar em branco. Assim, estreia no Brasil nesta semana o longa-metragem Longwave – Nas Ondas da Revolução, de Lionel Baier. O filme, distribuído no Brasil pela Pandora Filmes, é uma coprodução da França, Suíça e Portugal e tem estreia marcada para o dia primeiro de maio.

História
A história do filme é passada no derradeiro momento da Revolução portuguesa, em abril de 1974. Dois jornalistas de uma rádio suíça são enviados a Portugal para uma produzir uma matéria, mas tudo dá errado. Quando pensam em desistir, a Kombi em que eles viajam acaba sendo carregada pela onda da História para dentro da Revolução dos Cravos, que transformou Portugal.

Produção
A produção do longa tem no elenco nomes como Valérie Donzelli (Julie) atriz, roteirista e diretora, reconhecida internacionalmente pelo seu brilhante trabalho em A Guerra Está Declarada (2011), um dos melhores filmes lançados no país em 2012. Já a fotografia tem assinatura do experiente diretor suíço Patrick Lindenmaier, comumente associado aos trabalhos em documentários.

Festivais
Apesar de Longwave – Nas Ondas da Revolução estrear em circuito comercial somente agora, ele já tem uma bagagem considerável no Brasil, tendo aberto o ciclo de filmes francófonos na Festa Internacional da Francofonia, no Cine Maison Rio de Janeiro e também em Brasília e em São Paulo no último mês. Também passou por interessantes festivais como 66º Festival de Locarno, 7º Atenas Avant-Gare Film Festival, Palm Springs International Film Festival, 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, 42º Festival du Nouveau Cinéma de Montreal e 28º Festival International de Francofonia de Namur.

Longwave – Divulgação

Revolução dos Cravos
Entrando propriamente no contexto histórico, a Revolução dos Cravos foi um ataque militar liderado pelo Movimento das Forças Armadas, um grupo formado, em sua grande maioria, por capitães que também lutaram pela independência das colônias dominadas por Portugal na África. O ato histórico – que contou com o apoio de oficiais milicianos e de populares – aconteceu num único dia, em 25 de abril de 1974 (exatos 40 anos), derrubando um regime que vigorava em Portugal desde 1926, mantido pelo então presidente António Salazar, que foi afastado em 1968, por problemas de saúde, sendo substituído por Marcello Caetano, que viria a ser deposto seis anos depois pela Revolução. Com isso, Portugal entrou numa nova era de democratização marcada, definitivamente, pela vigência da nova Constituição, oficializada em 25 de abril de 1976 que, por sua vez, trazia uma forte influência socialista.

Um filme que promete divertir e informar sobre um dos momentos mais importantes da história de Portugal.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta