Getúlio: saiba tudo sobre a grande estreia da semana
Cinema

Getúlio: saiba tudo sobre a grande estreia da semana

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Getúlio – Divulgação

Um dos acontecimentos mais significativos da história recente do Brasil merecia ao menos um filme atento aos detalhes que sua história demandava. E parece que esta lacuna do cinema brasileiro está prestes a ser preenchida com o filme Getúlio, a grande estreia dos cinemas brasileiros nesta semana e que chega como forma de lembrar os 60 anos da morte do presidente Getúlio Vargas.

O filme conta a história dos dezenove dias que marcaram para sempre a História do Brasil e concentra-se nos momentos finais da crise que levou ao suicídio de Getúlio Vargas, um tempo de instabilidade entre dois tiros: o primeiro disparo, o atentado contra Carlos Lacerda na Rua Tonelero, na madrugada de 5 de agosto; e o segundo, o tiro no peito que matou o presidente na manhã do dia 24 do mesmo mês.

Direção
Este é o segundo longa-metragem de ficção de João Jardim, diretor do belíssimo documentário Lixo Extraordinário, indicado ao Oscar em 2010, e dos premiados Janela da Alma (2002) e Pro Dia Nascer Feliz (2006). Em melhores mãos não poderia estar. Sobre o filme, Jardim comenta,

O filme transforma uma história real em um emocionante thriller. Quisemos encontrar a essência de Getúlio, o que está por trás do personagem histórico. É muito interessante pegar uma grande figura e focar num momento crucial da sua trajetória. Esses 19 dias têm elementos fortíssimos e uma carga emocional muito grande. São os momentos finais de um homem que viveu o poder de forma intensa”.

Getúlio – Divulgação

Tony Ramos é Getúlio
Coube ao respeitado ator Tony Ramos a incumbência de interpretar um dos maiores nomes da história política brasileira. “Não queria apenas imitar Getúlio. Não queria e não consegui. O que fiz foi mostrar os questionamentos, a raiva, os sentimentos que chegaram a esse homem nesses dias de crise”, define Tony. Já João Jardim, ao ser questionado da escolha do ator global para protagonizar o filme, revelou,

Ele é um grande ator e tem o carisma necessário para interpretar Getúlio. E também a similaridade física. O Tony tem o jeito contido do Getúlio e ao mesmo tempo é amável, carismático. Exatamente como o personagem”.

Outros personagens
Já o jornalista Carlos Lacerda, outra parte importante da história, tem interpretação Alexandre Borges. A atriz Drica Moraes vive Alzira Vargas. Filha e assessora de Getúlio, Alzira acompanha de perto a tragédia que está por vir. A trama traz também personagens históricos como Tancredo Neves (interpretado por Michel Bercovitch); o vice-presidente Café Filho (vivido pelo ator Jackson Antunes); o filho do presidente, Lutero Vargas (Marcelo Medici); e Gregório Fortunato (Thiago Justino), homem de confiança de Getúlio que vem a ser acusado como mandante do atentado.

Grandes nomes
O projeto contou com dois grandes trunfos: o roteiro foi responsabilidade de George Moura, que já havia mostrado seu talento com o interessante Linha de Passe, além das ótimas sériesCarga pesada Cidade dos homens.E a fotografia ficou nas competentes mãos de Walter Carvalho, prometendo um trabalho que eleva ainda mais a já importante história.

Cena do suicídio
A cena do suicídio, um dos momentos mais icônicos da história do país, foi filmada na mesma cama e com a mesma arma com que Getúlio se matou, no Palácio do Catete (o­s salões do Museu da República são a principal locação do filme). Outro momento que mereceu extremo cuidado da produção foi a cena do atentado que feriu Carlos Lacerda e matou o major Rubens Vaz, na Rua Tonelero, em Copacabana e também foi reconstituído no mesmo local onde ocorreu, em 1954. Sobre esta cena, Alexandre Borges confessa,

Filmar o atentado da Rua Tonelero foi emocionante demais. Ficamos exatamente onde houve o tiro. Ainda há moradores da época, que vieram falar com a equipe, contaram lembranças. Antes mesmo de morar no Rio, passava por ali e pensava em tudo o que havia acontecido naquele endereço”

Agora é só esperar chegar a quinta-feira, primeiro dia de maio.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta