Sabiá: música de Tom Jobim e Chico Buarque é inspiração de peça que estreia em SP
Agenda Teatro

Música de Tom Jobim e Chico Buarque é inspiração de peça que estreia em SP

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Espetáculo Sabiá – Foto de Rodrigo Reis

Trata-se do espetáculo Sabiá (texto e direção de Paulo Faria), que estreia no próximo dia 10 de maio de 2014 às 21h30 no MuBE Nova Cultural, em São Paulo. A peça é livremente inspirada na canção de Chico Buarque e Tom Jobim, trazendo uma reflexão sobre os 50 anos do Golpe Militar, como recorte e espelho do que foi e é a realidade de muitas famílias e amigos daqueles que se posicionaram contra e em ação direta ao regime ditatorial. A temporada se estende até o dia 06 julho, já em meio à Copa do Mundo de futebol.

Construção narrativa
A narrativa se passa durante um dia inteiro e num mesmo cenário: uma sala vazia. O mundo de Helena e Joana tem o tempo cronológico real, que acompanha as horas do dia. O espaço em que aparece Ricardo é do tempo psicológico da lembrança, contado de trás para frente, em flashbacks. Do momento mais próximo da lembrança ao mais distante e esquecido, como numa regressão.

A construção narrativa de Sabiá, que pode parecer confusa, na verdade é bem simples. Tocando num dos temas mais relevantes da história recente do país, a ditadura militar, a peça propõe a arte como expressão cultural e resgate crítico da história nacional.

História
Após três longos anos de separação, duas amigas voltam a se encontrar.  Helena visita Joana e leva consigo a revelação de um segredo sobre o desaparecimento de Ricardo, seu antigo namorado e irmão de Joana. Ricardo foi morto pelos militares durante a ditadura militar e seu corpo nunca foi encontrado. Através de flashback, é revelado um Brasil de trinta anos atrás. Numa estrutura dramática, as personagens vão revelando seus fantasmas, e a surpresa de um Brasil atual ainda entranhado pela agonia de quem sofreu e sofre as sequelas da ditadura. Boa pedida para as próximas semanas.

Espetáculo Sabiá – Foto de Rodrigo Reis

SERVIÇO
10 de maio a 06 de julho de 2014
Teatro Mube Nova Cultural – Rua Alemanha, 221 – Jd. Europa – São Paulo/ SP
Maio: Sábados ás 21h30 e Domingos ás 18h00.
Junho e julho: Sextas e sábados às 21h30 e Domingos às 18h00.
R$40,00 / R$20,00 (meia)
Capacidade: 192 lugares, mais 20 lugares extras e 2 para portadores de necessidades especiais de mobilidade
Venda de ingresso pelo Ingresso Rápido e na bilheteria do teatro


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta