O Lobo atrás da Porta estreia nos cinemas. Saiba mais
Cinema Notícias

O Lobo atrás da Porta estreia nos cinemas. Saiba mais

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Lobo atrás da Porta

Já há alguns meses que vem gerando bastante expectativa a estreia do cineasta Fernando Coimbra dirigindo longas-metragens. O filme responsável pelo seu debut, O Lobo Atrás da Porta, é um trágico drama ambientado no subúrbio carioca, local onde surge um triângulo amoroso movido por mentiras, desejo e perversidade. E esta trinca parece ser realmente o que move a produção que conta com a bela e premiada atriz Leandra Leal, além de Milhem Cortaz (Tropa de Elite) eFabíula Nascimento (Estômago).

História
Ambientada no subúrbio carioca, o filme conta a história de uma criança sequestrada e o terror que seus pais vivem com essa tragédia. Quando Sylvia (Fabíula Nascimento) descobre que uma desconhecida foi buscar a sua filha de seis anos na escola, a polícia chama seu marido Bernardo (Milhem Cortaz) para depor. Lá, Bernardo confessa seu caso com a linda jovem Rosa (Leandra Leal), de quem os detetives suspeitam estar envolvida no sequestro. Essa é uma premissa que instiga, por trabalhar uma atmosfera que é bem típica do bom cinema americano: história que se passam no subúrbio e que traz aparentemente uma série de variáveis comportamentais. Ou seja, ninguém é o que parece ser.

O filme fez a sua estreia mundial no Festival de Cinema de Toronto em 2013.

Fernando Coimbra
Para o diretor o filme acaba sendouma espécie de Medeia suburbana, umatragédia contemporânea ambientada no Rio de Janeiro do ano 2000. O filme – que começa com a polícia investigando o desaparecimento de uma menina e, mais tarde, começa a analisar as particularidades e os segredos que se escondem por trás das relações entre suas personagens principais – possui muitas referências e um quê de David Lynch, cineasta que sempre gostou de apresentar personagens que se mostravam ser diferentes da primeira camada apresentada.

Ele diz,

Por trás deste suspense, encontramos um trágico romance entre Bernardo, Rosa e Sylvia que se envolvem em um triângulo de amor e ódio que os leva a um círculo de agressões mútuas culminando com a drástica atitude de Rosa”.

O Lobo atrás da Porta – Divulgação

Mentiras
Como já dito acima, fica claro que um dos temas mais abordados no filme é a mentira. É um filme que fala sobre a mentira, o engano.

Neste tipo de narrativa os diálogos possuem um papel ainda mais fundamental e Fernando sabe bem disto,

Os diálogos são fundamentais, explicando os sentimentos, as intenções e as emoções das personagens, e também facilitando o ritmo narrativo, uma vez que o subúrbio do Rio de Janeiro é, essencialmente, eloquente. As personagens falam tanto que às vezes não pensam antes de fazê-lo. Isto diz muito sobre a personalidade de cada uma delas, por meio do que dizem, de como o dizem, do que dizem quando, na verdade, querem dizer outra coisa. O que importa aqui não é a comunicação entre elas, mas suas tentativas frustradas de comunicação. Neste filme, os momentos de silêncio não representam uma falta de comunicação, mas sim os únicos momentos de comunicação sincera entre as personagens”.

Início do projeto
Fernando conta que a ideia de fazer este filme surgiu em 1998, quando ele leu a respeito de um crime muito parecido a este em uma revista de 1960. A assassina, amante do pai da criança, cometeu um crime brutal e rejeitou qualquer defesa em seu julgamento. Mas o diferencial estava por vir: ela estava consciente do que havia feito e, sabia que para seu ato haveria severa punição, porém, disse não se arrepender de nada. Essa atitude, juntamente com o horrível crime que ela cometeu, levou a mídia e a opinião pública a apelidarem-na de fera da Penha e a tratá-la como um monstro desumano. Deste fato surgiu toda a premissa principal de O Lobo Atrás da Porta.

Fernando complementa,

Minha motivação em contar esta história foi a oportunidade de investigar o que leva o ser humano a este grau de crueldade e mostrar que uma atitude como esta não é tão desumana quanto parece, mas absolutamente humana se levarmos em consideração quantas vezes a mesma história se repete, como se fosse um padrão de comportamento”.

O Lobo Atrás da Porta estreia nos cinemas do Brasil prometendo mostrar um estilo de narrativa não tão comum ao cinema brasileiro. E esta possibilidade eleva o filme ao status de grande promessa do semestre, fazendo-o ser uma das grandes sugestões de cinema para as próximas semanas no país.

Confira o trailer e se agende.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta