Sesc Itaquera promove série de ações culturais com o projeto FestaBrasileira
Agenda

Sesc Itaquera promove série de ações culturais com o projeto FestaBrasileira

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Funk Como Le Gusta – Foto de Patricia Cecatti

Evento vai de 16 a 31 de agosto e promete ações em diversas linguagens artísticas, como música, teatro, dança e cinema; Funk Como Le Gusta é uma das atrações 

Foi de Macunaíma, romance do escritor brasileiro Mario de Andrade, que surgiu a inspiração para o projeto FestaBrasileira 2014 – os Brasis de Macunaíma, que tem a produção do Sesc Itaquera, em São Paulo. E será exatamente com a ideia de diversidade proclamada no romance que o projeto apresenta uma série de ações culturais nas mais diversas áreas entre os dias 16 e 31 de agosto, sempre aos sábados, das 15h às 22h30 e aos domingos, das 15h às 21h.

A ideia de identidade nacional foi o mote central para a construção da programação, marcada por ações nas áreas musicais, de teatro, gastronomia, além de intervenções artísticas, que exploram ao máximo o território nacional. Na área musical, fica evidente o esforço da curadoria do projeto em construir uma programação com representantes das mais diversas perspectivas Brasil afora. Nomes como Funk Como Le Gusta, que une samba, soul e música latina, revalorizando a black music brasileira (sábado, 16 de agosto às 21h), Alfredo Bello, o DJ Tudo, que apresenta show do novo trabalho, que tem uma forte influência de manifestações populares de Alagoas (domingo, 17 de agosto às 19h) e Fabiana Cozza, que realiza o show Canto Sagrado, com canções da cantora mineira Clara Nunes(sábado, 23 de agosto às 21h).

O destaque teatral fica por conta do espetáculo A Caixa Parangolé, com Jonathan Faria e Carol Bezerra (17 e 24 de agosto, domingo, às 15h), um trabalho de contação de histórias que permite a livre integração de música, dança, artes plásticas e literatura. Literatura que também terá espaço no projeto, com o Grupo Nhemaria, onde uma atriz e uma musicista percorrem os espaços do Sesc Itaquera distribuindo pequenos trechos de Macunaíma, tirados à sorte pelo público, que é lido em voz alta com acompanhamento musical. A atividade ocorre no sábado, 23 de agosto em dois horários às 15h e 19h, e domingo, 31 de agosto às 15h.

Além da parte cultural propriamente dita, o projeto também terá ações na área gastronômica, onde a trajetória do protagonista do clássico da literatura será utilizado como referência para o Tabuleiro de MacunaímaLanchonete Principal e Muiraquitã – Café Aricanduva.

FestaBrasileira – Teatro – Caixa Parangole

Para Rachel Leão, técnica de programação do Sesc Itaquera,

O trabalho de Mario de Andrade foi determinante para impulsionar a composição de toda a programação da unidade. Foi uma verdadeira junção de referências para escolher atrações que explorem os territórios do Brasil e suas manifestações simbólicas, em um jogo que contempla cultura e tradição do povo brasileiro”.

Confira no site do Sesc Itaquera (www.sescsp.org.br/itaquera) informações adicionais e a programação completa e se agende desde já.

SERVIÇO
FestaBrasileira
2014 – os Brasis de Macunaíma
Sesc Itaquera – Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera. São Paulo/SP
Gratuito
Estacionamento: 1060 vagas. R$7,00 (comerciário matriculado), R$14,00 (outros).
Telefone para informações: (11) 2523 9200


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta