Exposição fotográfica faz São Paulo dialogar com clássico de Fritz Lang | Cabine Cultural
Fotografia

Exposição fotográfica faz São Paulo dialogar com clássico de Fritz Lang

Metropolis – Marcus Laranjeira

Composta por 15 imagens, mostra traz uma nova interpretação do espaço urbano a partir de paisagens já existentes na própria cidade de São Paulo 

O fotógrafo luso-brasileiro Marcus Laranjeira inaugura no próximo dia 3 de setembro, a quarta mostra do programa Nova Fotografia 2014, intitulada Metropolis. O evento, que acontece às 19h30, é uma promoção do MIS (Museu da Imagem e dos Som) e ficará em cartaz entre os dias 4 de setembro e 16 de outubro no espaço Nicho com entrada gratuita.

Metropolis
A série Metropolis, toda em P&B, faz um tributo ao filme homônimo do cineasta austríaco Fritz Lang (1927). As fotografias do artista Marcus Laranjeira, 15 imagens no total, propõem uma nova interpretação da cidade de São Paulo a partir da sobreposição de conhecidas construções e projetos urbanísticos, criando imagens caóticas e densas que gradualmente transformam concretos e sólidos em estruturas transparentes.

Ele explica,
A sobreposição das mais diversas construções e projetos urbanísticos dessa metrópole cria imagens que, a princípio, podem parecer caóticas e densas, mas que vão gradualmente proporcionando ao espectador uma experiência artística singular, à medida que transformam concretos e sólidos em estruturas transparentes. A simetria, o equilíbrio e a proporção criados a partir da justaposição dessas fotografias trazem também geometrias inéditas”.

E complementa,
Por outro lado, a reconstrução visual pode ser entendida como uma crítica ao crescimento desordenado da capital paulista, crescimento esse que altera sua forma originária privilegiando o cinza do cimento e a aspereza do concreto”.

Metropolis – Marcus Laranjeira

Metropolis foi criada entre 2012 e 2013. Entre os edifícios fotografados estão o prédio da Câmara Municipal de São Paulo e o Copan. Uma ótima dica para os paulistanos verem a grandiosa cidade sob uma diferente perspectiva.

SERVIÇO
Nova Fotografia 2014 Metropolis

Abertura dia 03 de setembro, quarta, às 19h30
04 de setembro a 16 de outubro
Terças a sábados, das 12 às 22h; domingos e feriados, das 11 às 21h
Nicho
Grátis
Museu da Imagem e do Som – MIS -Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo


Deixe uma resposta