Salvador: confira a agenda de setembro no Solar Boa Vista
Agenda Cinema Teatro

Salvador: confira a agenda de setembro do Solar Boa Vista

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Colegas – Divulgação

Muito cinema, teatro e música são os destaques do mês no espaço; Cine Teatro Solar Boa Vista é um dos espaços culturais do Governo da Bahia

Um dos espaços culturais mais pulsantes do governo do estado da Bahia, o Cine Teatro Solar Boa Vista montou uma programação bem interessante para o mês de setembro, marcado pela chegada da primavera, estação que abre portas para o verão baiano.

Neste mês, a programação do espaço tem como alvo asatividades culturais relacionadas à inclusão social de pessoas com deficiência, com destaque para a ação Casulo Caymmi – A Poética dos Sentidos do projeto Perspectivas em Movimento. Após palestras sobre o cantor e poeta Dorival Caymmi, mais estudos das suas canções, os participantes do projeto improvisaram e o processo resultou em um lindo espetáculo. A apresentação acontece às 10h, com entrada gratuita, no dia 28 de setembro.

Cinema
A programação se inicia no dia 02 de setembro com o Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV). Em parceria com a III Bienal de Artes da Bahia, o Circuito exibe neste mês de setembro, em todas as terças-feiras, às 19h30, a mostra Cinema Yemanjá.

No dia 02 de setembro tem a exibição do longa-metragem Além do infinito Azul (2006), de Wener Herzog, feito em uma parceria entre Alemanha, Áustria, França e Grã-Bretanha. Dia 09 é a vez de Barakat (2006) dirigido por Djamila Sahraoui, vencedor dos prêmios Melhor Música, Melhor Primeiro Filme e Melhor Roteiro no FESPACO 2007. Na semana seguinte, dia 16, Jom (1981), parceria entre França e Senegal do diretor Ababacar Makharam, leva beleza e reflexão ao espectador. No dia 23, o SOLAR embarca em A Viagem Extraordinária (2011). Para fechar, no dia 30 é a vez de O ano passado a Marienbad (1961), de Alain Resnais.

Teatro
A programação apresenta no dia 03 de setembro, às 20h, o Ensaio Aberto do espetáculo Memórias do Subsolo, na sala principal do SOLAR. Com acesso gratuito o espetáculo é livremente inspirado na obra homônima de Dostoievski.

No dia 09 de setembro, o teatro receberá o espetáculo Momento do Riso, às 19h, no foyer do SOLAR. O espetáculo se passa em um sanatório psiquiátrico em que os pacientes encontram um texto teatral de um dos médicos, que nas horas vagas gosta de fazer teatro. Os pacientes montam uma peça a partir do texto do médico sem ele perceber. Em uma mistura de encenações, atrapalhadas e acertos, os internos expressão através das artes cênicas os motivos de sua internação. A peça é uma realização da Cia de Teatro Solidário de Brotas que fará uma segunda apresentação no dia 23 de setembro, no mesmo horário. Ambas as apresentações tem entrada gratuita.

Colegas
Em parceria com o Cinema Petrobras em Movimento, o SOLAR exibe, no dia 09 de setembro, terça-feira, às 10h, o filme Colegas, do diretor Marcelo Galvão. O filme conta a história de Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) que eram grandes amigos e viviam juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down, ao lado de vários outros colegas.

Música
A programação do evento Música na Laje contará com discotecagem do DJ Dabeat, projeção do Coletivo Cutucar e inclui também a Feira Livre, realizada na área externa do SOLAR,  composta por instalação interativa do Projeto Itinerante Próxima Parada, brechós, oficinas de turbantes entre outras ações. O Movimento terá inicio às 08h com a Oficina de Musicalização Encontros Sonoros, na sala de ensaio do SOLAR e às 15h oferecendo acesso a Feira Livre e discotecagem.

Das 17 às 22h o grupo Preto Sábio assumirá a cena com sua sonoridade cheia de elementos rítmicos, influências tradicionais do país, da música cubana, africana e baiana. O show do grupo também contará com a participação de convidados especiais.

SERVIÇO
Programação Setembro SOLAR – Cultura Popular
Cine Teatro Solar Boa Vista, Eng. Velho de Brotas, Parque Solar Boa Vista
02 a 30 de setembro
Gratuito e a preços populares


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta