Projeto Ópera na Escola levará a 18 escolas públicas do Estado de São Paulo apresentações do espetáculo A Criada Patroa
Todo e qualquer projeto que vise levar cultura aos estudantes brasileiros merece ser divulgado e aplaudido. E mais um bom exemplo acaba de surgir, com o Projeto Ópera na Escola, que busca difundir a música erudita para alunos das escolas públicas do estado de São de Paulo e seus familiares. O projeto estreia no próximo dia 13 de setembro, às 11 horas, na escola Padre Bernardo Murphy, na cidade de Mogi das Cruzes. O espetáculo é apresentado por cantores líricos, que através da interpretação da música traduzem as emoções da história contada na ópera cômica A Criada Patroa, escrita pelo italiano Giovanni Battista Pergolesi.
18 escolas
O Projeto busca viabilizar o importante primeiro contato de crianças e seus familiares com o gênero musical operístico. No total, 18 escolas receberão as apresentações, que possuem entrada gratuita.
Espetáculo
A ópera A Criada Patroa conta a história dos criados Serpina e Vespone, que fazem de tudo para que seu patrão Uberto se apaixone pela empregada. A cantora Isabella Luchi, o barítono Marcio Marangon e o ator Rodrigo Manzelli compõem o elenco, que tem direção musical assinada por Fábio Bezutti.
Para a idealizadora e diretora do Projeto Ópera na Escola, Cléia Mangueira, projetos como esse são importantes para a expansão dos horizontes culturais das crianças e jovens,
“Nossa ideia sempre foi oferecer música com qualidade ao público infantil e juvenil; mais do que isso, que eles tivessem a oportunidade de apreciar e aprender novos valores culturais. A ópera nos pareceu muito interessante pelo fato de que a maioria dos alunos da rede pública e as comunidades carentes de ações culturais simplesmente não têm acesso à música erudita”.
As apresentações começam na cidade de Mogi das Cruzes, e até outubro percorrem a capital paulista, São Caetano do Sul, Cotia, Araçariguama, Guarulhos, Pindamonhangaba e São José dos Campos.
Confira a programação completa do projeto e divulgue
13/9 – Mogi das Cruzes
11h00 – EE Padre Bernardo Murphy
15h00 – EE Paulo Ferrari Massaro
14/9 – São Paulo
11h00 – EE Prof Mário Casassanta
15h00 – EE Doutor Álvaro de Souza Lima
20/9 – São Caetano do Sul
11h00 – EE Padre Alexandre Grigolli
20/9 – São Paulo
15h00 – EE Dr. Genésio de Almeida Moura
21/9 – Cotia
11h00 – EM Prof Roberto Jorge Haddock Lobo Netto
15h00 – EE Tenente Ernesto Caetano de Souza
27/9 – Araçariguama
11h00 – EE Humberto Victorazzo
28/9 – Guarulhos
11h00 – EE Cidade Soimco II
15h00 – EE Profa Zilda Romeiro Pinto Moreira da Silva
11/10 – Pindamonhangaba
11h00 – EE Profa Antônia Carlota Gomes
15h00 – EE Profa Dirce Leopoldina Cintra Villas Boas
12/10 – Araçariguama
11h00 – E.M.E.I.F Jorge Amado
18/10 – Pindamonhangaba
11h00 – EE Prof Eunice Bueno Romeiro
15h00 – EE Profa Yolanda Bueno de Godoy
19/10 – São José dos Campos
11h00 – EE Eng. Edgar Mello Mattos De Castro
15h00 – EE Prof. Xenofonte Strabão de Castro