Graciliano Ramos é tema de grande exposição gratuita no MIS
Agenda

Graciliano Ramos é tema de grande exposição gratuita no MIS

  •  
  •  
  •  
  •  
Conversas de Graciliano Ramos

Composta por documentos, fotos e vídeos que apresentam a vida pessoal, a exposição mostra a trajetória literária e a militância política de Graciliano

O Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo vem desde o final do ano passado apresentando exposições que homenageiam grandes artistas do mundo. Começou com o mestre do cinema Stanley Kubrick; logo depois veio o gênio da música David Bowie e mais recentemente (ainda em cartaz) a exposição que festeja um dos mais interessantes programas da história da televisão brasileira, o Castelo Rá-tim-bum.

Continuando este belo trabalho, entre os dias 16 de setembro e 9 de novembro, o espaço paulistano recebe a exposição Conversas de Graciliano Ramos. A mostra apresenta a história de vida, trajetória política e carreira de um dos maiores escritores brasileiros por meio de imagens, documentos, pertences pessoais, depoimentos exclusivos, intervenções audiovisuais e uma instalação que recria o ambiente criativo do escritor.  Conversas de Graciliano Ramos será exibida em uma das salas do andar Térreo e tem entrada gratuita.

Leia+  ‘Kubrick 90 anos’: MIS exibe mega mostra sobre cineasta esta semana. Veja programação

Objetos
Todos os objetos e documentos vêm de Alagoas, das cidades de Palmeira dos Índios (Museu Casa Graciliano Ramos) e Maceió (Arquivo Público do Estado de Alagoas), além de material proveniente da família do escritor que mora na Bahia e em São Paulo. Entre os documentos estão o manuscrito da carta, nunca enviada, que escreveu para Getúlio Vargas após a saída da prisão (1937) e o datiloscrito assinado dos relatórios entregues ao governador de Alagoas quando era prefeito de Palmeira dos Índios, em Alagoas (1927 a 1930), documento importante que deu notoriedade intelectual a Graciliano.

A parte cenográfica da mostra será produzida recriando o ambiente criativo do escritor, com os objetos pessoais: uma poltrona de descanso (sempre vista nas fotos), a mesa de trabalho quando prefeito de Palmeira dos Índios, a máquina de escrever, canetas tinteiro e o tinteiro, entre outros itens.

Leia+  ‘Kubrick 90 anos’: MIS exibe mega mostra sobre cineasta esta semana. Veja programação

Vídeos
A exposição apresenta onze vídeos sobre o escritor, entre eles estão quatro filmes cronológicos que descrevem períodos marcantes da vida do homenageado (1892/1926; 1927/1935; 1936/1944; 1945/1953); a amizade de Graciliano com Portinari é representada em outro vídeo; um bate-papo entre o jornalista da Globo News, Edney Silvestre, e Graciliano interpretado  pelo ator Marat Descartes, traz ao público as conversas de Graciliano Ramos com a imprensa nacional e internacional, de 1910 a 1952.  Por fim, é apresentado um filme conceitual do vídeoartista Eder Santos, Na escuridão percebi o valor das palavras.

Livro
Já no dia 22 de setembro acontece o lançamento do livro inédito de Graciliano Ramos, Conversas (Record), organizado por Ieda Lebensztayn e Thiago Mio Salla. O evento, que também tem entrada gratuita, contará com a presença de parentes e amigos do escritor. Além disso, estão programados debates e exibição de filmes inspirados em suas obras, entre os dias 14 e 16 de outubro.

Leia+  ‘Kubrick 90 anos’: MIS exibe mega mostra sobre cineasta esta semana. Veja programação

Uma maravilhosa oportunidade para se adentrar no universo de uma joia da nossa literatura. Imperdível!

SERVIÇO
Conversas de Graciliano Ramos

16.09 a 09.11
Terça a sábado das 12h às 22h; domingos e feriados das 11h às 21h
Espaço expositivo Térreo
Gratuito
Museu da Imagem e do Som – MIS Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo

Sobre o autor

Redação

Redação

Matéria produzida pela equipe do site.
Copyright © 2018. Cabine Cultural: arte, cultura, entretenimento; cinema & tv

Deixe uma resposta