Graciliano Ramos é tema de grande exposição gratuita no MIS | Cabine Cultural
Agenda

Graciliano Ramos é tema de grande exposição gratuita no MIS

Conversas de Graciliano Ramos

Composta por documentos, fotos e vídeos que apresentam a vida pessoal, a exposição mostra a trajetória literária e a militância política de Graciliano

O Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo vem desde o final do ano passado apresentando exposições que homenageiam grandes artistas do mundo. Começou com o mestre do cinema Stanley Kubrick; logo depois veio o gênio da música David Bowie e mais recentemente (ainda em cartaz) a exposição que festeja um dos mais interessantes programas da história da televisão brasileira, o Castelo Rá-tim-bum.

Continuando este belo trabalho, entre os dias 16 de setembro e 9 de novembro, o espaço paulistano recebe a exposição Conversas de Graciliano Ramos. A mostra apresenta a história de vida, trajetória política e carreira de um dos maiores escritores brasileiros por meio de imagens, documentos, pertences pessoais, depoimentos exclusivos, intervenções audiovisuais e uma instalação que recria o ambiente criativo do escritor.  Conversas de Graciliano Ramos será exibida em uma das salas do andar Térreo e tem entrada gratuita.

Objetos
Todos os objetos e documentos vêm de Alagoas, das cidades de Palmeira dos Índios (Museu Casa Graciliano Ramos) e Maceió (Arquivo Público do Estado de Alagoas), além de material proveniente da família do escritor que mora na Bahia e em São Paulo. Entre os documentos estão o manuscrito da carta, nunca enviada, que escreveu para Getúlio Vargas após a saída da prisão (1937) e o datiloscrito assinado dos relatórios entregues ao governador de Alagoas quando era prefeito de Palmeira dos Índios, em Alagoas (1927 a 1930), documento importante que deu notoriedade intelectual a Graciliano.

A parte cenográfica da mostra será produzida recriando o ambiente criativo do escritor, com os objetos pessoais: uma poltrona de descanso (sempre vista nas fotos), a mesa de trabalho quando prefeito de Palmeira dos Índios, a máquina de escrever, canetas tinteiro e o tinteiro, entre outros itens.

Vídeos
A exposição apresenta onze vídeos sobre o escritor, entre eles estão quatro filmes cronológicos que descrevem períodos marcantes da vida do homenageado (1892/1926; 1927/1935; 1936/1944; 1945/1953); a amizade de Graciliano com Portinari é representada em outro vídeo; um bate-papo entre o jornalista da Globo News, Edney Silvestre, e Graciliano interpretado  pelo ator Marat Descartes, traz ao público as conversas de Graciliano Ramos com a imprensa nacional e internacional, de 1910 a 1952.  Por fim, é apresentado um filme conceitual do vídeoartista Eder Santos, Na escuridão percebi o valor das palavras.

Livro
Já no dia 22 de setembro acontece o lançamento do livro inédito de Graciliano Ramos, Conversas (Record), organizado por Ieda Lebensztayn e Thiago Mio Salla. O evento, que também tem entrada gratuita, contará com a presença de parentes e amigos do escritor. Além disso, estão programados debates e exibição de filmes inspirados em suas obras, entre os dias 14 e 16 de outubro.

Uma maravilhosa oportunidade para se adentrar no universo de uma joia da nossa literatura. Imperdível!

SERVIÇO
Conversas de Graciliano Ramos

16.09 a 09.11
Terça a sábado das 12h às 22h; domingos e feriados das 11h às 21h
Espaço expositivo Térreo
Gratuito
Museu da Imagem e do Som – MIS Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo


Deixe uma resposta