Especial Festival do Rio 2014: respirando cinema | Cabine Cultural
Agenda Cinema

Especial Festival do Rio 2014: respirando cinema

O Sal da Terra, Wim Wenders

Um dos principais festivais de cinema da América Latina exibirá mais de 350 filmes durante duas semanas que prometem agitar a cena cultural carioca

O Rio de Janeiro ficará ainda mais lindo nas próximas semanas, pois uma atmosfera cinematográfica está prestes a se apossar das ruas da cidade maravilhosa. Tudo isso por conta do início de um dos mais importantes festivais de cinema do país, o Festival do Rio. O festival exibirá durante duas semanas mais de 350 filmes de mais de 60 países, apresentados em cerca de 30 locais da cidade.

Baixe aqui a lista de filmes e mostras do Festival do Rio 2014

Quem abre, com chave de ouro, a programação é O Sal da Terra, do icônico cineasta alemão Wim Wenders junto com Juliano Ribeiro Salgado. O filme, que recebeu um Prêmio Especial na mostra Un Certain Regard em Cannes 2014,  registra expedições e acompanha o trabalho do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

Já na sessão de encerramento, outro evento especial do Festival, será exibido o longa Trash – A Esperança Vem do Lixo, do premiado diretor Stephen Daldry  (Billy Elliot, As Horas e O Leitor. A première conta com a presença já confirmada de Daldry, entre outros.

Destaques
São 350 filmes divididos por mais de 15 mostras, entre eles o esperado Boyhood – Da infância à juventude, de Richard Linklater;  Mapa para as Estrelas, de David Cronenberg; Garota Exemplar, de David Fincher; Mr Turner, de Mike Leigh; National Gallery, de Frederick Wiseman, Jimmy’s Hall, de Ken Loach; Mommy, de Xavier Dolan; Dente por dente, de Kim Ki-duk; Homens, mulheres e filhos, de Jason Reitman, entre outros.

Boyhood – Da infância à juventude

Mostras
Além das mostras já tradicionais Panorama, Expectativa 2014, Première Brasil, Première Latina, Fronteiras, Midnight, Midnight Terror, Midnight Música, Filme Doc, Geração, Itinerários únicos e Meio Ambiente, o Festival do Rio vai dedicar mostras especiais a quatro grandes cineastas: Roberto Rosselini, com exibição de seis clássicos restaurados; uma retrospectiva do diretor americano Michael Cimino e  uma homenagem especial ao ator e diretor Hugo Carvana, com exibição de Vai Trabalhar, Vagabundo, que este ano completa 40 anos.

Hitchcock
Em parceria com o British Council,  a mostra Clássicos de Hitchcock vai exibir cinco longas mudos do mestre do suspense com acompanhamento musical ao vivo pelo pianista Cadu Pereira, na sala 1 do Estação Botafogo.

Dois marcos do cinema  ganham exibições especiais: presente para os beatlemaníacos, com a cópia restaurada de A Hard Day’s Night, de Richard Lester e presente para os cinéfilos fãs do terror, com a versão original em cópia restaurada de O Massacre da Serra Elétrica, de Tobe Hooper.

Outra sessão que promete ser bem especial para os cariocas será a exibicão do longa Trinta, de Paulo Machline, para público e convidados, no Theatro Municipal. O filme narra a trajetória do carnavalesco Joãosinho Trinta para produzir seu primeiro desfile na escola de samba Acadêmicos do Salgueiro.

As mais recentes produções e clássicos imperdíveis do cinema mexicano poderão ser apreciadas na mostra Foco México. Entre os destaques está o longa Cantinflas, de Sebastian del Amo, filme selecionado pelo México para concorrer a uma vaga no Oscar 2015.

LGBT
Acompanhando uma tendência em grandes festivais, que cada vez mais abrem espaço para filmes com temáticas LGBT, a curadoria da Mostra Gay sentiu a necessidade de espalhar os filmes gays por outras mostras. Ao mesmo tempo em que a mostra gay deixa de existir, foi criado o Prêmio Felix, em que um júri oficial vai escolher o melhor filme LGBT de toda a programação.

Garota Exemplar, de David Fincher

Filmes inéditos, exibição de clássicos, mostras especiais, retrospectivas, seminários, debates e encontros com  diretores e atores  internacionais fazem do evento um dos mais importantes encontros de cinema da América Latina.

Festival do Rio 2014
De 24 de setembro a 8 de outubro
www.festivaldorio.com.br


Uma resposta para “Especial Festival do Rio 2014: respirando cinema”

  1. Olá, esse festival de cinema do Rio vai ser muito bom mesmo, muitos filmes que estou louca pra ver. Já está confirmado os atores e diretores que vão estar no festival??

Deixe uma resposta