Crítica The Voice Brasil: nova temporada chega e Claudia Leitte comanda | Cabine Cultural
Televisão

Crítica The Voice Brasil: nova temporada chega e Claudia Leitte comanda

Técnicos do The Voice

Nova temporada do reality musical começa e a cantora baiana se destaca, seja pelos erros, seja pelos acertos

Na última quinta-feira a Rede Globo exibiu o primeiro episódio da mais nova temporada do reality musical The Voice Brasil; sem grandes alterações, afinal de contas, a temporada anterior foi um sucesso de público e consequentemente de publicidade. As mudanças foram pontuais: a entrada da atriz Fernanda Souza como repórter (na verdade ela é uma espécie de faz tudo) e algumas mudanças na regra, mas que, conhecendo bem o diretor do programa (Boninho), pode mudar novamente a qualquer momento.

Com uma estrutura semelhante a da temporada passada, resta-nos então analisar o tripé que sustenta o programa global, composto pelo apresentador Tiago Leifert, os técnicos (Carlinhos Brown, Claudia Leitte, Lulu Santos e Daniel) e os cantores.

Leifert
Tiago, tal como o apresentador do The Voice americano, Carson Daly, tem uma função de mero mediador, com pitacos aqui e ali, mas nada que chame muito a atenção. Fica ainda o sentimento de que lhe falta um pouco mais de carisma para lidar com um programa recheado de momentos emocionantes, mas não chega a ser um problema. Seria interessante vê-lo um dia se desgarrando mais da veia jornalística e abraçando a ideia de ser mais cúmplice dos cantores, de ser alguém que realmente se importa com o que vai acontecer com cada um deles.

Coaches
Chegamos então aos famosos técnicos, e é exatamente aqui que reside o calcanhar de Aquiles do programa. Quando a versão brasileira foi anunciada, e a Rede Globo divulgou a lista de técnicos (coaches), todos, sem exceção, inundaram as redes sociais com profundas críticas, principalmente com a escolha da cantora Claudia Leitte, provavelmente por ela pertencer ao gênero musical mais inconsistente ali representado (o axé music).

Leia também:  Editora Matrix lança livro caixa com ideias para pôr em prática em 2017
Técnicos do The Voice Brasil

Pois bem, três temporadas depois e podemos afirmar tranquilamente que a baiana é a única da bancada de técnicos que de fato estudou a ideia por trás do programa. Sua participação é a única que consegue entreter o público e que de fato vale a pena comentar. E se antes ela era destaque somente pelos erros e gafes, na maioria relacionadas a figurinos e outras bobagens, agora – ao menos se tomarmos o episódio de estreia como parâmetro – ela se destaca também por oferecer os melhores argumentos e feedbacks aos cantores.

Claudia Leitte é belíssima, isso é inegável. É a única artista que de fato representa a música – e a cultura – pop; ela fala muitas bobagens, isso é correto, por vezes se exibe em excesso, sempre dá o que falar com seus figurinos, é provavelmente a mais popular entre os coaches nas redes sociais e, além de todos este fatores, oferece também os melhores argumentos e feedbacks aos cantores, sendo inclusive a atual campeã do reality. Com constatações como estas fica fácil definir quem vem carregando o programa nas costas até então.

Lulu Santos, Carlinhos Brown e Daniel, mesmo possuindo carreiras mais consistentes que a da baiana, não conseguem transpor para as telas os talentos que fazem deles grandes nomes de nossa música. E isso acontece pelo simples fato de ainda não entenderem que o The Voice Brasil é um show de entretenimento e que a participação dos técnicos é tão ou mais importante que a dos cantores. Todas as versões do reality (Estados Unidos, Reino Unido, Austrália…) são produzidas com esta ideia em mente. Porém, na versão brasileira ainda há muitos resquícios de um simples show de calouros, onde os jurados ficam sentados e o programa fica dependente dos cantores. Claudia Leitte vem sendo até aqui a única que entende o funcionamento desta engrenagem que sustenta o programa de entretenimento global.

Leia também:  Semana dos famosos: romance de Rafael Vitti e Tatá Werneck, Claudia Leitte sensual. E mais

Cantores
O primeiro episódio da terceira temporada foi bem promissor em termos de audições. Algumas apresentações empolgaram bastante, como a de Gabriel Silva (numa vibe power rock pop) cantando Hoochie Coochie Man, de Muddy Waters e a de Nise Palhares, que incendiou o palco com uma versão poderosa de Pagu, da Rita Lee. É perceptível também que canções internacionais serão figurinhas cada vez mais constantes no programa. Tivemos no episódio da última quinta-feira muitas apresentações gringas, incluindo ai a fofa versão de The Scientist (Coldplay) pela cantora Priscila Benner. Versão bem parecida foi cantada na quinta temporada do The Voice americano pela cantora Holly Henry (chegou a viralizar no Youtube) mas vamos relevar por enquanto. Tivemos também uma interessante versão de Adele (Set Fire to the Rain) que não virou cadeira alguma. Injusto, pois apesar dos reality já estarem saturados de canções da cantora, a apresentação de Teffy merecia mais sorte.

Leia também:  Crítica: Ivo é o eliminado do MasterChef Brasil Profissionais nesta terça em prova emocionante
Elenco completo do The Voice Brasil

Também tivemos canções de Michael Jackson e Amy Winehouse, mas quem roubou a cena entre os cantores, se transformando já em uma das principais protagonistas da temporada, foi a Drag Queen Deena Love. Sua história (o The Voice vive de histórias) e sobretudo sua apresentação, cantando Calling You, de Jeveta Steele, foram bem emocionantes e inclusive fizeram os técnicos chorarem. Mesmo com potencial técnico passível de melhoras, Deena Love fez de sua voz uma poderosa arma para emocionar o público. Suas chances de chegar longe no reality são grandes, e, mesmo com o programa ainda começando, já podemos vê-la cantando na final.

O The Voice retornou. Com audiência menor que a da estreia passada (21 contra 24 pontos) mas com tremenda repercussão nas redes sociais. A temporada é bastante promissora, principalmente pela qualidade dos cantores, mas não podemos negar que houve uma evolução na edição, na apresentação e em toda a estrutura que cerca o programa. Os técnicos, mesmo com seus altos e baixos, estão bem mais entrosados que nas temporadas passadas e isso traz ainda mais esperança para os espectadores.

Agora só nos resta acompanhar os próximos episódios e ver se de fato as coisas melhoraram.

30 respostas para “Crítica The Voice Brasil: nova temporada chega e Claudia Leitte comanda”

  1. Independente de todas criticas, uma coisa é inegável o programa esta trazendo varias releituras de musicas antigas e novas sensacional, quem diria que Lulu Santos cantaria eu me amarrei por exemplo, o formato e os técnicos estao ótimos, tanto que esta dando muita audiência para a globo, e muita inveja a muita gente principalmente a estas pessoas que destilam veneno sem entender nada de musica.

  2. Olha na minha opinião o Lulu Santos cometeu um Erro Grave em ter escolhido a gordinha e tira o rapaz aque tem um voz linda e profissional puxa vida o LuLu Santos esta muito Velho para este tipo de Show de escolha cara eu era faz do LULU santos agora nao sou mais ate falei para todos os meus amigo para macarmo um encontro e quebra todos os disco de vinil e tambem os CD deste cantou Horrivel Lulu Santos puxa vida eu ficava ate ancioso para chegar a quinta feira era motivo de festa de muitos queijos e vinhos e tambem um grupo de 15 pessoas reunia em minha casa mais agora eu ja falei acabou o Devoice Brasil o LULU Santos acabou a audiencia vai deruba a Rede Globo puxa vida que desicao horrivel LULU Santos sem preconceito mais esta gordinha nao canta nada so grita agora o concorrente dela sim isto e um Cantou que lembra muito o passando da musica americana com a voz Roca e LuLU Santos a sua Ideia chegou e voce ainda nao percebeu cara saia fora este programa precisa de comentarista mais jovem e com uma visao forte e nao o que voe fez olha na minha opiao voce ja Era LULU Santos.

    Deixo aqui o meu comentario o LULU SANTOS foi muito Errado em cometer este ERRO Grave em ter deixado a GORDINHA no Lugar de um otimo Profissional.

    A Programa de Musica Devoice Brasil aqui nao tem mais espaço eu nao quero mais reunir os meus amigo para assistir nao

    LULU SANTOS PESA DESCULPAS POR TER FEITO UMA CAGADA DESTA QUE VOCE FEZ

    ATENCIOSAMENTE
    Edy Lima ALves

  3. Acho Claudia Leite uma cantora horrenda pelo amor da santa paciência,que mala sem alça,narcisista só que aparecer mais que todos,existem dezenas de cantoras bem melhores e mais carismáticas que fariam um maravilhoso trabalho com os candidatos,ela não sabe cantar como quer passar algo que não sabe???? prefiro Luiza possi linda,canta muito,e não tem um ego maior que a voz!!!!!!!!! fãs da Claudia por favor usem o bom senso e não a emoção,amar o ídolo é uma coisa e viver de ilusão é outra….

  4. Adorei esta análise e realmente concordo com tudo o que foi dito. Gosto muito de Cláudia Leitte e a acho super divertida e simpática. Analisa os cantores com muita coerência e sinceridade sem deixar de ser carinhosa e delicada com eles.É uma ótima cantora em minha opinião e é uma pena que fãs de outro artista queiram denegrir sua imagem. Não há necessidade disso porque o sucesso de ninguém depende de pisar ou ofender os outros. Muito pelo contrário. Quanto mais os fãs de Ivete criticam Cláudia mais percebo que ela é realmente muito especial e tão talentosa que assusta.

  5. primeiramente, claudia ea melhor do the voice porque sim, nao vem dizer que ela e rejeitada. Assista ao programa e você verá que nao e bem assim, claudia vem cada dia mais conquistando muitas coisas e ainda dizem que ela imita Ivete, me digam algo que claudia conquistou que Ivete tenha? Sou fã de claudia sim,mas nem por isso vou criticar Ivete, porem acho que cada uma e de um jeito. FALAM DE CLAUDIA MAS NÃO TEM NINGUEM QUE FAZ MELHOR NE? CLAUDIA TA NO TOPO CONSEGUINDO COISAS QUE NENHUM CANTOR BRASILEIRO ATE AGORA CONSEGUIU, O SUCESSO DE CLAUDIA E DE MAIS DE MAIS p vocês ne?

  6. Bom eu acho que no lugar de daniel ou brow devia ser ivete pq sim, eu acho que os jurados teriam mais graça, eles são muito apagados, claudia leite e lulu santos pra mim são verdadeiros jurados do programa, no entanto que a disputa eu acho que desse programa novamente vai ficar entre os dois!. e sim Claudia leite é a única que não tem medo de virar a cadeira…

  7. Essa critica é tudo o q penso
    .Claudia Leitte é maravilhoso, esse povo falando mal dela são todos fas da Ivete. Ivete já teve o tempo dela, e esses fas dela n aceitam o sucesso grandioso q claudia ta fazendo. O sucesso é tanto q os gringos estão de olho nela. Jay z marido da Beyonce vai lançar ela p mercado internacional, já estão gravando o disco em inglês, o novo empresário dela é o mesmo da Rihanna e Shakira, nenhum brasileiro tinha conquistado um feito de cantar um tema oficial de Copa do mundo e claudia conseguiu e a mídia internacional falou q ela ofuscou Jennifer Lopes, além de ter cantado no miss universo, claudia cantou na billboard americana e nenhum brasileiro havia conseguido esses feitos, elogiada pelos maiores críticos internacional, Claudia esta com tudo e a inveja sempre existirá, pq oww mulher linda. N é atoa q tudo q ela faz é destaque. Parabéns pela critica

  8. Claudia leite e sem duvida uma das maiores cantora brasileira q o pais já teve,os q a criticam,senten-se naquela cadeira e façam melhor,ou subam no palco e arrebentem igual ela,bando de recalcados

  9. KKKKKKKKKKKKKK Essa pessoa que escreveu este texto deve estar assistindo a outro programa,pois o que todo mundo comenta é que o programa esta perdendo credibilidade com esses técnicos despreparados e sem noção,a Claudia então Meu Deus não dá pra deixar no canal na hora que ela esta falando,é impressionante a necessidade dela em aparecer,se exibe o tempo todo de forma ridicula e é muito inconveniente,é um mico atrás do outro,ela é insuportável basta ver sua rejeição,e não é perseguição não ela simplesmente é ruim mesmo,chata e irritante,da até dó de comparar esse the voice Brasil com os de outros Países quem acompanha sabe a diferença que é,tanto os técnicos quanto os candidatos,esse the voice é uma cópia barata,pobre e peca pelo amadorismo é infinitamente inferior ao Americano por exemplo,mais vamos ver até onde vai com esses técnicos patéticos creio que não vá muito longe…#SÓACHO

  10. Claudia milk é péssima isso é fato,até hoje ela não sabe o que esta fazendo ali,totalmente perdida e deslumbrada o foco dela é aparecer,sua rejeição não é atoa e não me venham com esse papo que só fã de Ivete não gosta de Claudia eu não sou fã da Ivete e não suporto Claudia Leitte,minha vó não é fã de Ivete e não suporta Claudia Leitte,ela é um porre e só os fãs dela pensam o contrário,devia aprender a cantar primeiro e aprender a ter noção do ridiculo pois ela nos dá vergonha alheia,acho que a tendencia do the voice é mesmo cair,ja estreou com a audiencia abaixo do ano passado uma queda de 5 pontos,é nitido que o público quer mudanças a começar pelos jurados e Claudia desde da primeira temporada que não agrada ao público,a moça é bonita mais não convence como técnica ela é uma ótima modelo,ou palhaça de circo nunca vi uma pessoa tão caricata e sem graça.

  11. Ufa!! até que fim alguém falou algo de grande proveito.
    Claudia leitte é a unica jurada desse programa que tem feito seu trabalho com responsabilidade e excelência.Tem muita gente criticando a Claudia com a velha estigma de que Claudia é a sombra de ivete. Leitte é autentica linda e tem destaque.

    “Aqui Brasil todo mundo persegue Claudia com a ideia de que ela é sombra de sangalo.”
    isso é locuraaa!
    Claudia é leitte e não Sangalo.
    aos fãns de ivete aceitem o sucesso da leitte, pois o Recalque ainda vai chora de verdade.
    #ClaudialeitteThevoicesempre

  12. acho que o fã clube da Claudia baixou aqui só pode,pois não tem uma pessoa que eu conheça que goste daquela mulher,ninguém aguenta mais os seus exageros e sua falta de personalidade no the voice,o formato do programa é bom e os candidatos são ótimos apesar do nível ter caído mais os técnicos realmente ja deram o que tinha dar,eles ja não estão mais preocupados em julgar bem e ajudar aos candidatos mais sim em aparecer e enaltecerem seus egos e Claudia é sem duvidas a pior de todas,aliás ano passado fizeram até uma pesquisa pra saber quem eram os mais rejeitados dos jurados e advinha quem estava em primeiro lugar? ela mesma a forçada leite,concordo que ela é bonita e tal,mais vamos ser sinceros ela encena demais e não diz nada com nada,é um verdadeiro porre ver aquela mulher falar,os fãs do the voice esperam que troquem os técnicos pra próxima temporada pro bem do próprio programa.

      • Olha só meu querido. Tirando que ele deveria utilizar melhor a pontuação(virgula, pontos, etc.) e os parágrafos, não vi nenhum erro no texto do Junior. As palavras estão escritas corretamente e estão bem acentuadas. E ele só está dando a opinião dele, assim como você deu a sua! “E outra coisa: aprende a ‘ESCREVER’ você também ok?

  13. A claudinha é quem representa o Brasil,em todo canto so se ver e ouvi falar em claudia leitte,e com certeza ela é quem da audiência pública.comparem com o super star p vcs ve,ivete ja era,não há quem ganhe p claudia leitte .

  14. Lie todos os cometários e vi que vocês não se agradam com nada só sabem criticar não vêem o lado positivo, Claudia Leitte é a melhor técnica sabe se expressar da dicas para cada cantor(a) anima bastante sua beleza predomina canta de mais e trás com certeza a audiência principalmente a minha só assisto por sua causa, nas redes sociais assuntos mais falados está Claudia Leitte, então né criticam porque no fundo admiram quero ver fazerem melhor!…SE TIVEREM ASSISTIDO AQUELE PROGRAMA MERDA QUE FOI O SUPERSTAR SEM AUDIÊNCIA QUE A JURADA ERA A “QUERIDA’ IVETE VIRAM QUE NENHUM SABIA DAR UMA OPINIÃO SOBRE A BANDA EXPERIENCIA NA IDADE MAS COM JURADOS TODOS FORAM MAL CADÊ NEM FALAM PORQUE É A “PROTEGIDA” IVETE VÃO SE LASCAR “PUTA QUE PARIU É A MELHOR CANTORA DO BRASIL CLAUDIA LEITTE”

  15. Como dizia o chorão ” Falem bem, falem mal, mas falem de mim.”
    Toda essas críticas desnecessária q são feitas à ela, são importantes d+ para a sua carreira, afinal, todo SUCESSO precisa vir acompanhado de vermes q ficam ali, criticando e difamando a pessoa. Essa mulher ainda vai conquistar tanta coisa nessa vida, e ainda vai ter gente q vai criticar e criticar e ela só crescendo cada vez mais

  16. discordo da análise primeiro a Claudia nem devia estar ali tamanha a sua falta de talento e personalidade, uma mulher extremamente forçada e cansativa não acrescenta em nada aos candidatos, e tem uma rejeição imensa do público é a pior e menos preparada dos 4 coaches ou seja ter Claudia milk como técnica é uma contradição com o próprio programa que busca talentos de verdade, acredito que todos os técnicos ja cansaram acho que pra próxima temporada deve haver uma renovação, pois o que vejo é as pessoas falando que os atuais técnicos ja cansaram,e em outros Países a cada temporada os coaches são trocados, acho que o the voice esta perdendo o folego e esta caindo na mesmice, ta na hora de muda e Claudia milk fala sério não da, pelo bem do programa ela tem que sair pra felicidade geral da maioria que acompanha o programa.

    • Querida Alice no país das maravilhas, sua visão que é equivocada. A audiência do programa diz tudo querida, Claudia Leitte mostrou na estreia que realmente entendeu o “ziriguidum” do programa. Foi a mais articulada, a que mais procurou o entretenimento com o público. Ela e sua novelaa mexicana deu um show!!!! Os números falam por se só.

  17. Uma crítica realmente plausível. Acompanho o programa desde a primeira temporada e o crescimento do formato é visível… Acho a Claudia Leitte essencial para o sucesso do programa, visto que, ela traz cor, leveza, beleza e vivacidade ao formato. As características que a compõe são indispensáveis para um programa cujo objetivo é entreter o público. Me agrada a forma como ela se coloca em relação aos candidatos, e certamente a ausência dela seria uma grande perda para o programa. Destaco o meu respeito aos demais jurados, mas indiscutivelmente Claudia Leitte se destaca dos demais, agradando ou não, o fato é que mesmo os que não simpatizam com ela, certamente não admitiriam, mas sentiriam a sua falta. Parabéns pela crítica!

    • Concordo com vc, Bruna. A Claudia Leitte é, de fato, uma grande cantora e contribui muito sim com suas críticas para com os participantes. E sem contar q seu jeito discontraído e brincalhão contribui muito pra deixar o programa mais interessante e agradável. N é só beleza q ela tem n, ela eh inteligente d+ até.

  18. Adorei os argumentos, mesmo sendo alvo das maiores críticas, a Claudia Leitte sem dúvidas carrega esse programa.

  19. Uma crítica realmente plausível! Acompanho o programa desde a primeira edição e o crescimento do formato é visível… Acho a Claudia Leitte o diferencial do programa, visto que, a presença dela traz cor, leveza, beleza e vivacidade ao programa. Aprecio a forma como ela se coloca, e acho que o conjunto de características que a compõe são importantes no programa que tem o objetivo de entreter o publico. Destaco meu respeito aos demais jurados, mas acho que Claudia Leitte agradando ou não, indiscutivelmente se destaca dos demais e que a ausência dela seria uma perda para o programa. E mesmo os que não simpatizam com ela, certamente não admitiriam, mas sentiriam a sua falta. Parabéns pela crítica.

  20. Concordo plenamente, a Claudia Leitte é a única técnica que da vontade de ver, seja por seus admiradores e até pelas pessoas que criticam muitas das vezes sem necessidade e isso querendo ou não gera audiência. Acho ela uma excelente cantora.

Deixe uma resposta