Cinema Argentino é destaque no cineclube do Caixa Belas Artes
Agenda Cinema

Cinema Argentino é destaque no cineclube do Caixa Belas Artes

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A menina santa

Na programação estão selecionou quatro longas argentinos para surpreender quem associa imediatamente a produção do país vizinho ao nome do ator Ricardo Darín

Mesmo sabendo que o cinema contemporâneo da Argentina é um dos mais diversos e plurais do mundo, há ainda uma grande quantidade de pessoas que associa automaticamente o cinema feito pelos nossos vizinhos com os filmes do ator Ricardo Darín. Buscando desmistificar esta ideia o Cineclube do Caixa Belas Artes exibe, a partir de sábado, quatro grandes longas-metragens argentinos que não contam com a participação do aclamado ator.

O Cineclube exibe A Menina Santa, de Lucrecia Martel, o segundo longa da diretora, Elsa & Fred, de Marcos Carnevale – que ficou em cartaz no cinema por 43 semanas antes do fechamento, em 2011 –, Memória de quem fica, filme que reúne a produção de dez diretores, entre os quais Carlos Sorín, Daniel Burman e Alejandro Doria, em uma homenagem às vítimas do maior atentado contra judeus depois da Segunda Guerra Mundial, acontecido em 1994, e O Guardião, de Rodrigo Moreno.

O filme de Lucrecia Martel abre o ciclo, com sessões nos dias 04.10 (sábado) e 08.10 (quarta), segue com Elsa & Fred nos dias 11.10 e 15.10. O filme Memória de quem fica será exibido nos dias 18.10 e 22.10, assim como O Guardião nos dias 25.10 e 29.10.

O Cineclube é parte da programação mensal de mostras do Caixa Belas Artes, com um filme diferente por semana – clássico ou contemporâneo – dentro do tema do ciclo, sempre com sessões às quartas-feiras e sábados.

Ótima opção para os paulistanos cinéfilos.

Confira a programação

A Menina Santa (2004), de Lucrecia Martel
Datas: sábado (04.10) e quarta (08.10)
(La Niña Santa)
Argentina/ Espanha/ Itália – 106 min.
Elenco: Mercedes Morán, Carlos Belloso e Maria Alché
Amália, de 15 anos, vive num hotel que pertence à sua família, ao lado da mãe e de um tio. Nesse momento, o hotel está sediando um congresso de médicos. Na rua, em meio a uma aglomeração, um estranho tenta molestá-la. Mais tarde, ela descobre que se trata de um dos médicos congressistas, com quem sua mãe irá se envolver. Extremamente religiosa, a garota então descobre sua grande vocação: salvar os homens do pecado.

Elsa & Fred – Um amor de paixão (2005), de Marcos Carnevale
Datas: sábado (11.10) e quarta (15.10)
(Elsa & Fred)
Argentina/ Espanha, cor, 106 min, 12 anos
Elenco: China Zorrilla, Manuel Alexandre e Federico Luppi.
Uma incomum e divertida história de amor crepuscular. Fred é um senhor recém viúvo e apático que vê a sua vida ser completamente transformada ao conhecer a extravagante Elsa, uma inquietante senhora com espírito jovial e aventureiro. A grande atriz uruguaia China Zorrilla, de “Conversando com Mamãe”, no papel de Elsa, em mais um show de interpretação.

Memória de quem fica (2004)
Datas: sábado (18.10) e quarta (22.10)
(18-J)
Argentina, cor, 100 min., 12 anos
Direção: Daniel Burman, Adrián Caetano, Lucía Cedrón, Alejandro Doria, Alberto Lecchi, Marcelo Schapces, Carlos Sorin, Juan Bautista Stagnaro, Adrián Suar e Mauricio Wainrot.
Elenco: Federico Barga, Sandra Seco, Francisco Pascual, María Carmen Diez, Norman Erlich, Adriana Aizemberg, Ana Celentano, Víctor Hugo Morales, Marina Ferraro e Susú Pecoraro.
Em 10 episódios, realizados por alguns dos diretores mais populares da Argentina, é uma homenagem às vítimas do maior atentado contra judeus depois da Segunda Guerra Mundial. O fato aconteceu em 18 de julho de 1994, quando uma bomba explodiu na sede da AMIA (Associação Mutual Israelita Argentina), no centro de Buenos Aires, causando a morte de 85 pessoas e deixando mais de 300 feridos.

O Guardião (2006), de Rodrigo Moreno
Datas: sábado (25.10) e quarta (29.10)
(El Custodio)
Argentina, cor, 93 min.
Elenco: Julio Chávez, Osmar Núñez e Elvira Onetto
Um guarda-costas, responsável pela proteção de um ministro, freqüenta compromissos da alta sociedade, porém de maneira neutra, apenas como a sombra de seu protegido. Por outro lado, a sua vida íntima e familiar é uma calamidade. Mas, a sua tolerância silenciosa está prestes a acabar. Vencedor de mais de 10 prêmios internacionais, incluindo o troféu Alfred Bauer no 56º Festival de Berlim e o prêmio de Melhor Roteiro Latino-americano no Festival de Sundance.

* Os horários das sessões serão definidos na semana anterior. As sessões de sábado serão sempre por volta das 23h e, as de quarta-feira, por volta das 19h

SERVIÇO
CINECLUBE Ciclo Cinema Argentino no CAIXA BELAS ARTES
Rua da Consolação, 2423 – Consolação – Tel: 11 2894 5781
Quartas e sábados
Ingressos Noitão: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia, para estudantes, correntistas do banco Caixa Econômica Federal, melhor idade)


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta