Campanha Eu Quero Minha Biblioteca comemora dois anos de atividades
Notícias

Campanha Eu Quero Minha Biblioteca comemora dois anos de atividades

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Biblioteca da escola secundária P. Lanhoso

A bela campanha faz aniversário e reforça a importância da ação conjunta entre sociedade civil e poder público

Em um mundo ideal toda a escola brasileira teria dentro de sua estrutura de ensino e aprendizagem uma boa biblioteca, afinal de contas é impossível pensarmos em um futuro promissor para o nosso país sem pensarmos automaticamente em um bom sistema de educação, que incentivasse e valorizasse o ato de ler livros. Um bom livro tem o poder de abrir mentes, de enriquecer espíritos e de engrandecer pessoas.

É por conta destes fatores que apoiamos a campanha Eu Quero Minha Biblioteca, pela universalização de bibliotecas em escolas. A campanha acaba de completar dois anos de vida, com mais de 300 mil pessoas informadas via internet e 100 mil acessos ao site http://www.euquerominhabiblioteca.org.br/

A atriz Irene Ravache emprestou sua voz ao novo vídeo de engajamento da campanha, que conta com o apoio de pessoas e instituições dos 27 estados brasileiros, e personalidades como Beatriz Segall e Luigi Baricelli deram, como não deveria deixar de ser, seu apoio nas redes sociais.

Atuação
A campanha vem trabalhando em algumas frentes de trabalho, como o envio de um pleito aos coordenadores de programa de governo dos candidatos solicitando um plano de ação pela universalização de bibliotecas em escola e a realização de um seminário com prefeitos e vice-prefeitos no estado do Maranhão. Todos os secretários municipais de educação do país receberão uma nova edição do Guia de Gestores e o passo a passo da sociedade civil foi enviado para mais de cinco mil escolas, ONGs, educadores e profissionais da leitura.

Esses materiais também estão disponíveis no site, onde também é possível participar do mapa colaborativo, apontando quais escolas não possuem bibliotecas.  A ferramenta envia, a cada dez cadastros realizados a partir da mesma localidade, um e-mail para as prefeituras que indica a solicitação popular e  informações sobre como acessar recursos para implantar e manter bibliotecas em escolas públicas.

A campanha Eu Quero Minha Biblioteca é uma iniciativa do Instituto Ecofuturo e baseia-se em uma coalisão que reúne nove organizações com trabalho reconhecido nas áreas de leitura e biblioteca e conta com o patrocínio da Valmet Corporation.

Nós apoiamos. E você?


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta