Cinemateca Brasileira apresenta exposição com fotos do cineasta Luis Buñuel
Agenda Cinema

Cinemateca Brasileira apresenta exposição com fotos do cineasta Luis Buñuel

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Exposição Luis Buñuel

O evento já faz parte do aquecimento para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; exposição fica aberta para o público de 16 a 29 de outubro

Esta notícia é para os fãs paulistanos de Luis Buñuel, um dos cineastas mais aclamados da história, que terá suas fotografias reunidas em grande exposição na cidade de São Paulo. A ação é uma parceria da Cinemateca Brasileira com a Mostra de SP e o Governo da Espanha – Acción Cultural Española.

A exposição, intitulada México Fotografado por Luis Buñuel, reúne uma série de fotos feitas pelo cineasta espanhol e conservada pela Filmoteca Española, em Madri. Elas representam uma pequena mostra de um conjunto de milhares de imagens feitas pelo ícone do cinema surrealista na busca de locações para os filmes que rodou no México, entre 1947 e 1965.

São 85 fotos selecionadas para a exposição, quase todas relacionadas a produções desta época. A seleção conta ainda com outras imagens que não têm tanta relação com algum filme específico, mas que em conjunto ajudam a revelar o meticuloso trabalho de pesquisa realizado pelo cineasta antes de começar as filmagens – antes mesmo de se dedicar à escrita dos roteiros.

Almodóvar
Com seu modo peculiar de trabalhar, ele conseguia filmar com rapidez, sempre cumprindo o cronograma previsto e mantendo o baixo orçamento, algo fundamental para a realização de um trabalho pessoal e independente, suas marcas, sem precisar cumprir as regras geralmente impostas pela indústria cinematográfica. Não à toa algumas de suas obras, ainda que controversas e polêmicas, tornaram-se clássicos da história do cinema e influenciaram a obra de nomes como Pedro Almodóvar, homenageado nesta 38ª Mostra.

As fotografias também acabam revelando aspectos menos conhecidos de sua obra. Elas ilustram, por exemplo, a maneira como preparava as locações, o perfil de lugares com os quais gostava de trabalhar e o direcionamento de seu olhar. Buñuel fazia um preparo meticuloso e preciso dos seus filmes. Ele usava exatamente o material e o tempo que necessitava.

Apesar de não serem imagens necessariamente artísticas, e sim mais ligadas ao aspecto técnico, elas são capazes de formar um elemento estético digno de admiração, tornando a exposição uma ótima opção para os amantes da fotografia, do cinema, e do cineasta..

SERVIÇO
16 a 29 de outubro
14h às 22h
Entrada Gratuita
Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta