Imperdível: exposição sobre Miró desembarca em Salvador
Arte

Imperdível: exposição sobre Miró desembarca em Salvador

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

La Cascade

Capital baiana é sede da última etapa da exposição itinerante com obras do pintor espanhol; entrada gratuita

Apesar de ainda não se igualar a cidades como Rio e São Paulo, Salvador vem crescendo bastante em quantidade de boas exposições nacionais e internacionais que aportam na cidade. Pouco tempo após dar adeus a exposição sobre Paulo Leminski, a mesma Caixa Cultural recebe, desde o dia 17 de dezembro, A Magia de Miró, com desenhos e gravuras que abordam o universo onírico do pintor surrealista Joan Miró (1893-1983). A mostra ficará em cartaz na capital baiana até o dia 8 de fevereiro, encerrando o ciclo da mostra itinerante no Brasil.

Joan Miró é um dos mais criativos e marcantes artistas da arte moderna. O espanhol elegeu a liberdade como modo de viver e de pintar, transpondo as fronteiras entre a pintura e a poesia. Na carreira, experimentou inúmeras possibilidades de formas e de cores, compondo um mundo próprio, de sonhos e de fantasia.

A possibilidade de conhecer de perto esse universo é a proposta da exposição, que tem visitação das 9h às 18h, de terça a domingo, sempre com entrada gratuita. A mostra já passou pelas CAIXA Cultural São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife, sempre com sucesso de público.

A exposição apresenta 69 obras do pintor espanhol e 23 fotografias cujo personagem é Miró, em preto e branco, tiradas por Alfredo Melgar (curador). Nas imagens, Miró aparece em diversos momentos de criação e de descontração, revelando um plano mais íntimo e pessoal do catalão.

Miró nasceu em Barcelona, em abril de 1893, e estudou com Francisco Galí, que o apresentou às escolas de arte moderna de Paris, transmitiu-lhe sua paixão pelos afrescos de influência bizantina das igrejas da Catalunha e o introduziu à fantástica arquitetura de Antonio Gaudí. Em 1954, ganhou o prêmio de gravura da Bienal de Veneza e, quatro anos mais tarde, ganhou o Prêmio Internacional da Fundação Guggenheim pelo mural que realizou para o edifício da Unesco, em Paris. Miró morreu em Palma de Maiorca, na Espanha, em 25 de dezembro de 1983.

Um exposição mais que imperdível, é obrigatória.

SERVIÇO
Exposição A Magia de Miró – Joan Miró

De 17 de dezembro a 8 de fevereiro (terça-feira a domingo)
Das 9h às 18h
CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)
Entrada Gratuita


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta