O Universo Graciliano: filme é destaque da programação do Belas Artes

O Universo Graciliano

Longa desvela vida e obra do escritor alagoano com depoimentos de amigos como Oscar Niemeyer; em São Paulo, o filme só será exibido no Caixa Belas Artes

Instagram Brisa Maria The Cat

Um dos maiores nomes da história de nossa literatura, Graciliano Ramos enfim recebeu uma homenagem audiovisual. Trata-se do filme O Universo Graciliano, de Sylvio Back, que estreou nesta quinta-feira exclusivamente no Caixa Belas Artes, em São Paulo. O projeto resulta de uma vasta pesquisa literária e de campo, movida pelo desejo de dar visibilidade a rastros, sombras e escombros memoriais em torno do autor de obras seminais como Vidas Secas e Angústia.

Este é o primeiro filme sobre a vida e a obra de Graciliano Ramos, considerado um dos maiores narradores da literatura brasileira. Articulados a fotos e músicas dos anos 1930, amigos e parentes – como Oscar Niemeyer, Lêdo Ivo, a filha do autor, Luiza Amado, o advogado e confidente Paulo Mercadante, entre outros personagens – retraçam o perfil existencial, político, moral e literário do Velho Graça.

O universo Graciliano foi selecionado na competição oficial do festival É Tudo Verdade, em 2013.

Filme
O universo Graciliano traça um panorama da vida e da obra do autor Graciliano Ramos, falecido em 1953, e responsável por grandes livros da literatura brasileira, como São Bernardo, Vidas Secas, Angústia, Infância e Memórias do Cárcere. O filme combina diversos materiais de arquivo com entrevistas de pessoas próximas ao escritor.

Imperdível!

Hostinger

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta

Adquira o seu

Guia de Filmes

Assista ao trailer

O Bar Luva Dourada

Assista ao trailer

Annabelle 3 - De Volta para Casa