De Menor ganha edição em DVD e lançamento com noite de autógrafos em São Paulo
Agenda Cinema

De Menor ganha edição em DVD e lançamento com noite de autógrafos em São Paulo

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

De Menor

Trabalho da cineasta Caru Alves de Sousa foi eleito melhor filme no Festival do Rio em 2003; material extra inclui teaser, making of e clipe da música de Tatá Aeroplano

É justamente em um dos momentos mais críticos de nossa recente história, no momento em que, por exemplo, o Congresso Nacional aprovou o projeto de lei que reduz a maioridade penal para 16 anos de idade, que o filme De Menor, da cineasta Caru Alves, um relevante documento para se refletir sobre o tema, chega às lojas de todo o país em formato de DVD.

De Menor, que foi eleito melhor filme no Festival do Rio em 2013, será lançado em versão DVD em noite de autógrafos nesta quarta-feira, dia 29 de abril, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo. O evento contará com a presença mais que especial da diretora Caru Alves de Sousa e do elenco do filme, além da discotecagem com o DJ Tatá Aeroplano e Bárbara Eugênia.

A versão em DVD conta com material extra que inclui teasers, making of, trailer e videoclipe da música tema Agarro a Ti, interpretada por Tatá Aeroplano com a participação da cantora Bárbara Eugênia

História
De Menor conta a história de Helena (Rita Batata), advogada recém-formada, que divide sua rotina como Defensora pública de crianças e adolescentes no Fórum de Santos e os cuidados com o jovem Caio (Giovanni Gallo), com quem vive uma relação de cumplicidade e harmonia. O relacionamento dos dois é colocado em xeque quando Caio comete um delito.

Crítica
Primeiro longa-metragem da diretora Caru Alves de Sousa, De Menor é um filme bastante instigante e surpreendente, que dialoga bastante, não de forma explicita, com o contexto atual vivido pelo nosso país, sobretudo em questões que envolvem o nosso estatuto do adolescente e crimes envolvendo menores de idade.

Rita Batata merece destaque por dar vida a uma mulher que, por conta de uma tragédia familiar, teve que crescer e amadurecer rapidamente. Essa tensão entre a menina frágil e a mulher defensora pública é bem colocada no filme, levando o espectador a se importar com a sua personagem.

A estrutura da trama, passada em boa parte nos julgamentos, na sala de tribunal, merece atenção, pois acabamos entrando de um modo mais aprofundado nas questões que envolvem crimes cometidos por adolescentes. É como se fôssemos outra testemunha, ou então um jurado. Isso nos leva a pensar no assunto sob uma perspectiva mais clara, racional, e menos passional.

O filme mereceu world première no Festival de San Sebastián, o mais importante da Espanha, além de ser selecionado para os festivais de Toulouse e Biarritz (ambos na França), e Havana (Cuba).  De Menor recebeu elogios por onde passou, e nenhum destes elogios foram vagos ou falsos. De fato, o filme consegue unir a seriedade de um assunto complexo com a beleza de uma trama bem construída.

Comprar
O DVD do filme ficará disponível em lojas de todo o Brasil e também nos sites:

www.livrariacultura.com.br
www.livrariadavila.com.br
www.2001video.com.br
www.livrariadatravessa.com.br
www.fnac.com.br
www.saraiva.com.br

Um ótimo presente para dar a alguém que ame cinema.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta