Mostra Pedro Almodóvar é grande destaque do fim de semana em Salvador | Cabine Cultural
Agenda Cinema

Mostra Pedro Almodóvar é o grande destaque do fim de semana em Salvador

Má Educação

Mostra traz filmes dirigidos pelo cineasta espanhol além de algumas obras admiradas por ele; acontece na sala Walter da Silveira e a entrada é gratuita

No próximo dia 15 de maio, sexta-feira, tem início na Sala Walter da Silveira uma interessante mostra de filmes centrada na vida e obra de um dos principais cineastas contemporâneos: Pedro Almodóvar.

O evento, que vai até o dia 20 de maio, traz títulos realizados pelo diretor espanhol entre os anos 90 e os anos 2000. Além disso, o público pode conferir alguns dos filmes prediletos do cineasta, como Fuga do Passado e O Deserto Vermelho, de Antonioni. Na lista de trabalhos do diretor, estão filmes como Ata-me e Abraços Partidos.

A entrada para as sessões é gratuita e começam sempre às 17h e 19h.

Veja a programação e se agende desde já

Dia 15/05
17h
Má Educação
 (La mala educación, ESP, 2004)
Direção:  Pedro Almodóvar
Elenco:  
Gael García Bernal, Fele Martínez, e Javier Cámara

Madri, 1980. Enrique Goded é um cineasta que passa por um bloqueio criativo. É quando se aproxima dele um ator que procura trabalho, se identificando como Ignacio Rodriguez, que foi o amigo mais íntimo de Enrique e também o primeiro amor da sua vida, quando ainda eram garotos e estudavam no mesmo colégio. Goded recebe do antigo amigo um roteiro intitulado “A Visita”, que parcialmente foi elaborado com experiências de vida que ambos tiveram.

19h
Abraços partidos 
(Los abrazos rotos, ESP, 2009)
Direção:  Pedro Almodóvar
Elenco:  
Penélope Cruz, Lluis Homar e Blanca Portillo

Há 14 anos, o cineasta Mateo Blanco sofreu um trágico acidente de carro, no qual perdeu simultaneamente a visão e sua grande paixão, Lena. Sofrendo aparentemente de perda de memória, abandonou sua persona de cineasta e preservou apenas sua faceta de escritor, cujo pseudônimo é Harry Caine. Um dia, Diego, filho de sua antiga e fiel diretora de produção, sofre um acidente, e Harry vai a seu socorro. Quando o jovem indaga Harry sobre seus dias de cineasta, o amargurado homem revela se lembrar de detalhes marcantes de sua vida e do acidente.

Dia 16/05
17h

O mensageiro do diabo (The Night of the Hunter, EUA, 1955) – Filmes prediletos de Almodóvar
Direção:  Charles Laughton
Elenco:  
Robert Mitchum, Shelley Winters, e  Lillian Gish

O reverendo Harry Powell não é bem o que aparenta ser: utilizando-se de palavras da Bíblia e belas canções religiosas, e com a ajuda de seu carisma que consegue conquistar rapidamente as pessoas, ele é na verdade um golpista que se aproveita da situação de recém-viúvas para tirar dinheiro delas. Sua nova vítima é Willa Harper, que perdeu seu marido, enforcado por assassinato.

19h
Volver
 (Volver, ESP, 2006)
Direção:  Pedro Almodóvar
Elenco:  
Penélope Cruz, Carmen Maura e Lola Dueñas

O vento sopra forte no cemitério de La Mancha, onde dezenas de mulheres cumprem o ritual de limpeza das tumbas de seus parentes e amados. Uma dessas mulheres é Raimunda, que trabalha como faxineira no aeroporto de Madri para sustentar o marido desempregado e a filha adolescente. Sole, sua irmã mais velha, trabalha em casa, onde instalou um salão de beleza. Ambas visitam rotineiramente o túmulo da mãe Irene, que morreu em um incêndio causado pelo calor e pelos fortes ventos da região. Certo dia, Irene reaparece. Inicialmente, só Sole a vê, mas na verdade é com Raimunda que ela tem assuntos pendentes a acertar.

Dia 17/05
17h
Carne trêmula
 (Carne trêmula, ESP, 1997)
Direção:  Pedro Almodóvar
Elenco:  
Javier Bardem, Penélope Cruz  e  Ángela Molina

Vida de um entregador de pizza muda totalmente quando ele se apaixona por uma mulher, que acaba ficando com outro. Desesperado, ele acaba atirando no homem, aleijando-o, e vai preso. Quando sai da cadeia, uma rede de emoções volta à tona com vidas marcadas pelo passado.

Dia 18/05
17h
Fuga do passado 
(Out of the Past, EUA, 1947) – Filmes prediletos de Almodóvar
Direção:  Jacques Tourneur

Jeff Bailey vive uma vida pacata, trabalhando em um posto de gasolina em uma pequena cidade dos Estados Unidos. Quando um dos capangas de Whit, seu antigo chefe, acha-o, ele voltará a enfrentar seu passado e se vê obrigado a preencher as lacunas que deixou em sua antiga vida. Principalmente com relação a Kathie, mulher de duas caras que a qualquer momento pode traí-lo ou fazê-lo se apaixonar novamente.

19h
Ata-me! (¡Átame!, ESP, 1990)
Direção:  Pedro Almodóvar
Elenco:  
Victoria Abril, Antonio Banderas e Francisco Rabal.

Ricky (Antonio Banderas) acaba de sair de um manicômio e vai atrás de uma ex-atriz de filme pornô que conhecera em um bordel. Ele quer tê-la ao seu lado, mas como a vontade não é recíproca, decide seqüestrá-la, até que ela se apaixone por ele de verdade – mesmo que tenha que ser na marra.

Dia 19/05
17h

Tudo sobre minha mãe (Todo sobre mi madre, ESP, 1999)
Direção: Pedro Almodóvar

19h
O deserto vermelho
 (Il Deserto rosso, ITA, 1964) – Filmes prediletos de Almodóvar
Direção:  Michelangelo Antonioni
Elenco:  
Monica Vitti, Richard Harris e  Carlo Chionetti

Giuliana é uma atormentada dona de casa. Casada com o engenheiro industrial Ugo, vive como o marido e o filho nas proximidades da fábrica e sente-se mal sem saber o porquê. Enquanto Ugo ignora seu frágil estado psicológico, Giuliana tenta abrir uma loja e acaba por envolver-se com Corrado, um engenheiro britânico que parece disposto a escutá-la.

Dia 20/05
17h
Fale com ela 
(Hable con Ella, ESP, 2002)
Direção:  Pedro Almodóvar
Elenco:  
Javier Cámara, Dario Grandinetti e Rosario Flores

Em Madri, vive Benigno Martin, um enfermeiro cujo apartamento fica em frente a academia de balé comandada por Katerina Bilova. Ele fica na janela da sua casa observando os ensaios com especial atenção a uma das estudantes de Katerina, Alicia Roncero. Quando Alicia é ferida em um acidente de carro, acaba internada no hospital onde ele trabalha. Benigno cuida dela, em coma, com um cuidado acima do normal.




Deixe uma resposta