Documentário Um sonho intenso estreia no Circuito Saladearte em Salvador | Cabine Cultural
Agenda Cinema

Documentário Um sonho intenso estreia no Circuito Saladearte em Salvador

O sonho de JK

Filme traz uma relevante reflexão sobre as últimas oito décadas da economia brasileira; entra em cartaz no Circuito Saladearte a partir desta sexta (29/5)

Um dos grandes destaques da edição de 2014 do tradicional Festival É Tudo Verdade foi o documentário Um Sonho Intenso, de José Mariani. Lá o filme recebeu não somente aplausos, mas principalmente foi objeto de discussões e ótimas conversas sobre o passado, o presente e o futuro da economia brasileira.

Passado o festival, o documentário construiu sua carreira sendo apresentado em várias universidades do país, ganhando sessões de debates com professores e alunos em congressos e seminários acadêmicos, além de encontros promovidos pelos centros de estudos e de cultura do Rio, Niterói, São Paulo e Brasília.

E depois chegou o momento de estrear no circuito comercial. Em Salvador, a pré-estreia acontece nesta sexta-feira, dia 29 de maio, na Saladearte Cinema da Ufba, às 20h, com a presença do próprio José Mariani, que participa de um bate-papo com o público após a sessão.

Economia
O mote de Um Sonho Intenso é apresentado de forma bem clara: uma abordagem analítica e reflexiva das últimas oito décadas da economia brasileira, da Era Vargas aos dias atuais, passando pelo domínio da inflação e estabilização financeira pós-criação do Plano Real, até a redistribuição de renda, marca da última década.

Em um momento onde a economia do país, e o próprio país, vivem sob suspeita de retração, de regressão, o documentário nos mostra de uma forma bem acessível os possíveis porquês de tudo isso. A estrutura do filme ajuda, com uma narrativa que alterna análises, depoimentos, trechos de outros filmes e reportagens históricas.

Um Sonho Intenso é um filme que ganha pontos pela sua atualidade, principalmente por ter sido construído em meio ao momento político e econômico conturbado que o Brasil passa. Relevante socialmente, interessante enquanto filme; uma ótima pedida para os soteropolitanos.

Estreia
A sessão de estreia, em Salvador, acontece na Saladearte Cinema da Ufba (prédio de aulas do Vale do Canela), na próxima sexta-feira, dia 29 de maio. O documentário depois fica em cartaz por quatro semanas na Saladearte do Museu (Corredor da Vitória), com sessões diárias às 21h05.

Veja o trailer e se agende







Deixe uma resposta