3 dicas de como habituar-se a ler diariamente | Cabine Cultural
Generalidades

3 dicas de como habituar-se a ler diariamente

habituar-se a ler diariamente

habituar-se a ler diariamente

“Não precisa devorar o livro de um dia para o outro. Ler um pouquinho que seja, um ou dois capítulos por dia, já é um bom começo”

Por Juliana Azevedo

Poucas coisas são tão prazerosas e úteis como a leitura. Além de nos proporcionar viver diversas realidades tranportando-nos para mundos diferentes, ela enriquece nossa linguagem tanto como na forma de comunicação como na escrita. Muita gente aida vem com aquele papo de que não gosta de ler, como pode? Nos dias de hoje é essencial ter acesso a diversas formas de conteúdo e informação que só podemos adquirir através da leitura. Não falo só de jornais, revistas e sites, falo de livros mesmo, inclusive aquele que você acha que a história é super boba. Não julgue um livro pela capa, meu caro.

O velho discurso de que “meus pais não me incentivaram a ler livros” também prevalece, mas isso pode ser mudado. Trouxe algumas dicas que podem te ajudar a pegar gosto pela leitura e não largar nunca mais.

Escolha um gênero e uma história que te agrade:

Não adianta chegar na casa daquele seu amigo que tem um estante de livros e, aleatoriamente, pegar um. Antes conheça o autor, o enredo, o gênero e veja se aquela história pode te agradar e eu tenho certeza que ela vai te surpreender, ou para o bem ou para o mal (acontece). Muita gente desiste de ler porque pegou um livro enfadonho do qual não se agradou e acaha que todos os outros serão assim.

Leia um pouquinho todos os dias

Não precisa devorar o livro de um dia para o outro. Ler um pouquinho que seja, um ou dois capítulos por dia, já é um bom começo. Se você cansar, pare um pouco, faça outras atividades e mais tarde, quem sabe, você pode retomar a leitura, mas é importante ler diariamente para que você não perca o ritmo e esqueça a história.

Defina um horário e concentre-se

Se você tem um tempo livre após o almoço, por exemplo, esqueça o celular (e o whatsapp infernal), os compromissos que tem para mais tarde, os problemas… e concentre-se na leitura! Vá para um lugar bem tranquilo que não te faça perder o foco e eu tenho certeza que você será transportado para outra vida, outro lugar e não vai querer sair de lá.

Espero que essas dicas sejam úteis pra vocês, porque para mim elas estão sendo novamente. A correria do dia dia, a tecnologia com seus milhões de aplicativos, as preocupações… tudo isso vai nos afastando aos poucos dos livros até chegarmos ao ponto de nem lembrar qual último livro nós lemos. Mas não se preocupe, tenho certeza que na sua estante um livro incrível te espera, vai lá!

 

Juliana Azevedo é estudante de Direito mas nas horas vagas gosta de brincar com as palavras e os sentimentos que coexistem dentro de si. É a dona do blog Chuva de Jujubas e agora faz parte da equipe Cabine Cultural.

Uma resposta para “3 dicas de como habituar-se a ler diariamente”

Deixe uma resposta