Literatura: Diálogos Inesperados tem relançamento no Rio de Janeiro | Cabine Cultural
Literatura

Literatura: Diálogos Inesperados tem relançamento no Rio de Janeiro

Diálogos Inesperados no Rio de Janeiro

Diálogos Inesperados no Rio de Janeiro

“Não é um autor fácil, pelo contrário, mas faz questão de mostrar ao leitor que existem vários caminhos dentro da literatura.”

O (re)lançamento do livro Diálogos Inesperados Sobre Dificuldades Domadas, do autor Elenilson Nascimento, vem para enriquecer ainda mais a nossa literatura nacional. Esse livro de contos e crônicas, lançado 10 anos atrás, traz de volta as lembranças de um autor incomodo e demasiadamente pessimista. Editado ela primeira vez pela CBJE, essa segunda edição saí pela Editora Clube de Autores, um livro que mistura sensibilidade às revoltas típicas de um autor que diz se sentir incomodado com a perversidade que se transformou o mundo.

Leia também:  Crítica literária: LOBOS de Rubem Mauro Machado

Nas 194 páginas, o livro traz personagens que, involuntariamente se reencontram (mesmo não coexistindo) após os amaldiçoados “anos de chumbo”, “anos 80”, “anos de depressão” e os “anos de alienação religiosa” que ainda marcam o Brasil. “A Bahia para mim, perdeu a sua característica básica da baianidade. O carnaval é só mais um negócio para os sabidões donos de camarotes”, disse o autor se referindo ao comportamento dos soteropolitanos que não demonstram nenhum tipo de interesse pela leitura.

O livro é uma excelente oportunidade de rever e descobrir o que se passa na cabeça do autor de “Clandestinos”, “Memórias de um Herege Compulsivo” e “Olhos Vermelhos”. Nascimento é um autor que traz tristes recordações sobre um país manchado de sangue, sofrimento e gritos de pavor. Não é um autor fácil, pelo contrário, mas faz questão de mostrar ao leitor que existem vários caminhos dentro da literatura. Para o autor, onde a educação falhou, a literatura tem que fazer a sua parte. (Flávia M. Sant’Ana – Caderno Cultural Tribuna de Minas)

Leia também:  Crítica literária: LOBOS de Rubem Mauro Machado

* A noite de relançamento aconteceu no Castelinho do Flamengo, centro cultural localizado no Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ). O livro já está sendo distribuído em algumas lojas físicas conveniadas e também pode ser adquirido no site da editora

Deixe uma resposta