Baixe e-books gratuitos da Biblioteca Digital Paulo Freire | Cabine Cultural
Literatura

Baixe e-books gratuitos da Biblioteca Digital Paulo Freire

Biblioteca Ebooks

Biblioteca

Projeto disponibiliza livros de /sobre Paulo Freire, um dos maiores educadores da história da educação no Brasil; acervo relevante e construtivo

Cada vez mais projetos buscam expandir e popularizar conhecimentos através da distribuição gratuita de livros, seja em formato PDF, seja em outros formatos. Um desses projetos é o da Biblioteca Digital Paulo Freire (BDPF) (www.paulofreire.ufpb.br).

O projeto teve origem no ano 2000 contando, inicialmente, com o apoio da Coordenação Institucional de Educação a Distância (CEAD) e Coordenação de Informática – Codeinfo/Proplan/Ufpb e posteriormente do CNPq.

A Biblioteca Digital Paulo Freire tem por objetivo principal

disponibilizar pressupostos filosóficos, sociológicos e pedagógicos do pensamento freireano, para suportar ações educativas coletivas facilitadoras da inclusão dos sujeitos educacionais na sociedade da informação”.

O acervo possui seus livros, além de muitas obras sobre o educador. Vale a pena conhecer.

Veja os livros de Paulo Freire
Veja os livros sobre Paulo Freire

Paulo Freire
Paulo Freire nasceu em 1921 em Recife. Formou-se em direito, mas não seguiu carreira, encaminhando a vida profissional para o magistério. Suas idéias pedagógicas se formaram da observação da cultura dos alunos – em particular o uso da linguagem – e do papel elitista da escola. Em 1963, em Angicos (RN), chefiou um programa que alfabetizou 300 pessoas em um mês. No ano seguinte, o golpe militar o surpreendeu em Brasília, onde coordenava o Plano Nacional de Alfabetização do presidente João Goulart. Freire passou 70 dias na prisão antes de se exilar.

Em 1968, no Chile, escreveu seu livro mais conhecido, Pedagogia do Oprimido. Também deu aulas nos Estados Unidos e na Suíça e organizou planos de alfabetização em países africanos. Com a anistia, em 1979, voltou ao Brasil, integrando-se à vida universitária. Foi nomeado doutor honoris causa de 28 universidades em vários países e teve obras traduzidas em mais de 20 idiomas. Morreu em 1997.




Deixe uma resposta