Aprenda a fazer um delicioso Caldo Verde e se aqueça bem no inverno | Cabine Cultural
Generalidades Notícias

Aprenda a fazer um delicioso Caldo Verde saudável e se aqueça bem no inverno

Caldos – Quintal da Dê

Um dos quitutes mais pedidos da estação pode ser feito sem alimentos gordurosos e pesados para o organismo; veja a receita bem saudável do bar e restaurante mineiro Quintal da Dê

Inverno chegando e os cuidados com a alimentação devem ser redobrados, pois o corpo humano gasta mais energia para manter a temperatura estável e por isso consumimos mais calorias. Uma boa maneira de se manter aquecido é tomando o famoso caldo que é consumido bem quente e acompanhado de cebolinha e torradas.

Mas como desfrutar dessa delícia e não engordar?

O bar e restaurante de Uberlândia, Minas Gerais, Quintal da Dê tem uma boa sugestão: optar por receitas alternativas que não possuem ingredientes gordurosos como, por exemplo, o caldo verde preparado com água aromatizada. Isso porque enquanto nos caldos tradicionais encontramos carnes e temperos artificiais, o caldo verde preparado com água aromatizada é feito apenas com verduras, legumes e temperos frescos.

A substituição torna a receita mais leve e saudável”, comenta a chef de cozinha do restaurante, Almíria Lopes.

São incluídas na receita verduras como espinafre, couve e agrião, que podem ser acrescentadas ao caldo individualmente para obter um sabor marcante, ou ainda serem misturadas.

Alguns benefícios
A couve é rica em ferro, cálcio, além de betacaroteno e vitaminas A, C, E K, o seu consumo contribui para prevenção de doenças do fígado e pulmões.

O espinafre, além dos minerais, contém vitaminas A, do complexo B e antioxidantes poderosos como a Luteína. Os antioxidantes presentes na hortaliça atuam no sistema nervoso, podendo melhorar a capacidade mental e a memória. Outro benefício do espinafre para a saúde é que ele também auxilia na prevenção de anemias e desnutrição.

Já o agrião possui vitaminas C e A, vários minerais como potássio, tem efeito descongestionante, estimula o sistema imunológico e ajuda no combate às doenças, por exemplo, resfriado e tireóide.

Agora aprenda a fazer

Ingredientes: rende 04 porções

Para a massa:
½ Kg de mandioca
2 cebolas médias
2 colheres de sopa de Azeite

Para o caldo:
1 litro de água
2 cenouras picadas
2 cebolas picadas
4 dentes de alho
2 maços de cebolinha verde picada
Um ou mais tipos de folhas verdes a gosto (sugestão: Agrião, Couve ou Espinafre)
Sal a gosto

Preparo
Cozinhe a mandioca, amasse e reserve. Em uma panela, coloque a água, cenoura, alho e a metade da cebola e da cebolinha verde. Deixe ferver por 30 minutos. Depois, separe apenas a água que estará aromatizada pelo sabor, aroma e nutrientes dos ingredientes colocados na panela.

Para formar o caldo verde, bata no liquidificador as folhas verdes, a massa e a água aromatizada. Por último, em uma panela refogue o restante da cebola no azeite e acrescente a mistura feita no liquidificador. Deixe engrossar ao fogo baixo, polvilhe sal e cebolinha a gosto. No Quintal da Dê, o caldo verde é servido juntamente com saboroso pão de alho. Você pode servi-lo também acompanhado de torradas.

* A receita de caldo verde do Quintal da Dê, que vem oferecendo às terças-feiras um buffet variado de caldos que já é um sucesso, e o melhor: por apenas R$ 19,90 por pessoa à vontade.

Quintal da Dê – Av. Francisco Galassi, 790 – Morada da Colina – Uberlândia (MG)







Deixe uma resposta