Brasil Exemplar: projeto de incentivo à leitura propõe envio de livros gratuitos para todo o país
Generalidades

Projeto de incentivo à leitura propõe envio de livros gratuitos para todo o país

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Brasil Exemplar aposta na participação colaborativa

Projeto dos mais interessantes, Brasil Exemplar aposta na participação colaborativa das redes sociais; Participe você também

É sempre gratificante quando nos deparamos com bons e relevantes projetos que misturam inclusão social e cultural ao mesmo tempo. A Brasil Exemplar, que é uma organização sem fins lucrativos, vem trabalhando em prol do incentivo à leitura e lançou recentemente um projeto que propõe expandir e socializar cada vez mais o acesso à literatura brasileira e no Brasil, através da distribuição gratuita de livros.

Entenda
O projeto é baseado na distribuição gratuita de livros, onde qualquer brasileiro poderá escolher um livro e receber em seu endereço dois exemplares da obra (um para ele e outro para indicar à alguém).

Ao terminar de ler, dentro de um prazo de até 45 dias, o usuário retorna os dois livros – sem custos – e recebe pontos pela leitura. Estes pontos poderão ser convertidos em benefícios como entradas para cinema, shows ou teatros, viagens para participar de bienais, lançamento de livros, noites de autógrafos etc.

O projeto tem como principal objetivo aumentar os índices de leitura em todo o país. Essa meta é das mais relevantes, sobretudo em um país onde a média de livros lidos anualmente por habitante é das mais baixas, levando em consideração todo o mundo. Lamentável e triste.

Fase inicial
O programa ainda está em seu início, e é importante a participação de todos para que ele cresça e se transforme numa ferramenta poderosa de inclusão literária/social/cultural.

Projeto de incentivo à leitura propõe envio de livros gratuitos para todo o país

Neste momento o trabalho visa construir uma biblioteca física com títulos exclusivamente de escritores nacionais. Assim, além de facilitar o acesso aos livros, também serão incentivados o consumo e produção de obras brasileiras e, consequentemente, a valorização dos escritores nacionais.

Fernanda Takai
Muitos escritores já declaram apoio e ajuda ao projeto, como a cantora (e escritora) Fernanda Takai, que entrevistamos recentemente e que falou de seu amor pela literatura.

O projeto continua buscando investidores e pessoas para fazer parte deste projeto e ajudar no trabalho de expandir a leitura para os quatro cantos do país.

Como participar
Para participar, basta curtir a página no Facebook e compartilhar o vídeo (aqui também).

Vale muito a pena participar, apoiar e ajudar.

Assita ao vídeo e entenda melhor o projeto


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta