Cinema Noir é tema de mostra especial na Sala Walter da Silveira, em Salvador
Agenda

Cinema Noir é tema de mostra especial na Sala Walter da Silveira, em Salvador

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sin City 2

Mostra Especial Cinema Noir – Passado e Presente acontece de 23 a 31 de julho na Sala Walter da Silveira; ingressos custam 1 Real

O film noir deriva dos romances de suspense da época da Grande Depressão (muitos foram adaptados de romances policiais do período) e da estética dos filmes de terror da década de 1930. Os primeiros noirs apareceram no começo da década de 1940. Historicamente, foram filmados em preto-e-branco em alto contraste, sob influência da cinematografia do expressionismo

A expressão era desconhecida dos diretores e atores à época em que foram produzidos os filmes noirs clássicos, tendo sido introduzida posteriormente por historiadores e críticos de cinema. Muitos dos criadores de films noirs revelaram mais tarde que não imaginavam, naquela época, que haviam dado origem a um subgênero cinematográfico.

Introdução feita, a Sala Walter da Silveira, um dos principais redutos cinéfilos de Salvador, apresenta de 23 a 31 de julho a mostra especial Cinema Noir – Passado e Presente. A mostra tem sessões populares (diariamente às 15h) a Um Real.

Confira a programação e se agende

Programação
Dia 23/07
15h
Uma cilada para Roger Rabbit
(Who Framed Roger Rabbit, EUA, 1988)
Direção: Robert Zemeckis.
Duração: 104 minutos
Em um mundo onde desenhos animados e humanos coexistem, Eddie (Bob Hoskins) é um detetive particular que não está passando por uma boa fase, desde a morte de seu irmão pelas mãos de um desenho. Roger Rabbit é um coelho de desenho animado cujo patrão contrata Eddie para ver se sua esposa – um desenho animado incrivelmente sensual – está lhe traindo. As coisa começam a ficar ruins quando Roger é acusado de assassinato, e não possui ninguém mais senão Eddie – que detesta desenhos – para ajudá-lo.

Dia 24/07
15h
Mr. Arkadin
(Mr Arkadin, EUA, 1955)
Direção: Orson Welles
Duração:  93 minutos
Reclamando de amnésia, o milionário Arkadin contrata o detetive Guy Von Straten para investigar seu passado. Quando a procura de Straten por todo mundo revela a sórdida origem da fortuna de Arkadin, testemunhas começam a morrer.

Dia 25/07
15h
Laura
 (Laura, EUA, 1945)
Direção: Otto Preminger
Duração: 88 minutos
Mark McPherson é um policial encarregado de investigar o assassinato de Laura Hunt, uma bela publicitária que teve o rosto destruído por tiros de espingarda. Durante a investigação, McPherson se sente atraído pela mulher assassinada.

Dia 27/07
15h
Os assassinos
(The killers, EUA, 1946)
Direção: Robert Siodmak
Duração: 103 minutos
Após ser procurado por dois assassinos, um homem os aguarda pacientemente e sem tentar fugir. Já morto, um investigador de seguros tenta descobrir o porquê de sua atitude.

Dia 28/07
15h
Sin City 2– A dama fatal
(Sin City: A Dame to Kill For, EUA, 2014)
Direção:  Robert Rodriguez e  Frank Miller
Duração: 102 minutos.
Após a morte de John Hartigan (Bruce Willis), Nancy Callahan (Jessica Alba) só pensa em vingança. Ela passa suas noites dançando no mesmo bar, mas agora na companhia de uma garrafa de bebida, enquanto toma coragem para enfrentar o poderoso Senador Roark (Powers Boothe). Ao mesmo tempo, Dwight (Josh Brolin) tenta ajudar a enigmática Ava (Eva Green) apenas para se ver traído mais uma vez por esta dama fatal. Praticamente destruído, ele buscará a ajuda de Gail (Rosario Dawson) e sua turma para enfrentar a amada, enquanto que Nancy contará com o apoio do gigante Marv (Mickey Rourke).

Dia 29/07
15h
Silêncio nas trevas
 (The Spiral Staircase, EUA, 1946)
Direção: Robert Siodmak
Duração: 83 minutos.
Há um assassino à solta. Um psicopata livrando-se de jovens mulheres que carregam em comum algum tipo de deficiência. Helen, criada na mansão dos Warren, carrega consigo um trauma que a emudeceu desde a infância. Isso a torna um alvo fácil, e só lhe resta uma noite para fugir e sobreviver…

Dia 30/07
15h
O Beijo Amargo
(The naked kiss, EUA, 1964)
Direção: Samuel Fuller
Duração: 83 minutos.
Kelly (Constance Towers) é uma prostituta que espanca o seu cafetão pouco antes de tentar mudar de vida. Trabalhando agora como enfermeira em um hospital infantil, ela passa a descobrir os valores sujos de pessoas que antes pareciam perfeitas.

Dia 31/07
O Anjo do Mal
 (Pickup on South Street, EUA, 1953)
Direção: Samuel Fuller
Duração: 80 minutos
O ladrão Skip McCoy rouba a bolsa de uma mulher no metrô, sem saber que dentro dela está um microfilme com segredos de governo. Ele passa, então, a ser perseguido pela vítima do roubo e por agentes.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta