Marilyn Monroe é tema de mostra de cinema em Salvador

Marilyn Monroe

Um dos maiores ícones da história da cultura pop, Marilyn Monroe ganha mostra com alguns de seus melhores filmes; na Sala Walter da Silveira

Instagram Brisa Maria The Cat

Mesmo com mais de cinquenta anos de sua morte, nenhuma mulher se aproxima mais do ideal coletivo de Sex symbol do que o ícone Marilyn Monroe. Não se sabe ao certo se são as ondas platinadas, as curvas vertiginosas, os lábios vermelhos ou a pele luminosa que a alçaram a esse status, mas o fato é que até hoje a artista americana vive no ideal de perfeição.

Sua beleza acabou transformando a atriz em indicadora de tendências, e sua influência no mundo da moda e do glamour não se limitou a este aspecto.

Marilyn foi o epítome de um tipo de ideal feminino“, disse Christopher Nickens, co-autor do livro publicado Marilyn in Fashion, uma peculiar revisão da influência da diva na moda.

Mostra
Para reverenciar este mito, a Sala Walter da Silveira, em Salvador, apresenta a mostra cinematográfica I love Marilyn Monroe, que acontece de primeiro de agosto à 19 do mesmo mês, sempre às 15 horas. O ingresso custa R$ 1. Quase de graça, não?

Confira a programação e se agende desde já

Dias 1 e 6/08
15h
Torrentes de Paixão (Niagara,EUA, 1953)
Direção:  Henry Hathaway
Duração: 92 minutos
Elenco:  Marilyn Monroe, Joseph Cotten  e Jean Peters
Rose (Marilyn Monroe) e o marido (Joseph Cotten), cujo relacionamento está de mal a pior, estão de férias em um  motel nas cataratas do Niagara. Lá eles conhecem outro casal, que estão em uma segunda lua-de-mel. Acidentalmente a mulher descobre que Rose tem um amante, mas o que ela ignora totalmente é que Rose planeja matar o marido com a ajuda do amante.

Dias 2 e 7/08
15h
Os homens preferem as loiras (Gentlemen Prefer Blondes ,EUA, 1953)
Direção:  Howard Hawks
Duração: 91 minutos
Elenco:  Jane Russell, Marilyn Monroe e Charles Coburn
Lorelei (Marilyn Monroe) e Dorothy (Jane Russell) são duas belas dançarinas que embarcam em um cruzeiro rumo à Paris, bancado pelo noivo de Lorelei. Porém, seu sogro contrata um detetive particular para tentar confirmar sua desconfiança de infidelidade da moça, criando muitas e muitas confusões.

Dias 3, 11 e 17/08
15h
O pecado mora ao lado  (The seven year itch ,EUA, 1955)
Direção:   Billy Wilder
Duração: 105 minutos
Elenco: Marilyn Monroe, Tom Ewell, e Evelyn Keyes
Richard Sherman (Tom Ewell) é um editor de livros que sente-se “solteiro” quando a mulher (Evelyn Keyes) e o filho (Burch Bernard) viajam em férias. Ele começa então a ficar cheio de idéias quando uma bela e sensual jovem (Marilyn Monroe), que é modelo e sonha ser atriz, torna-se a sua vizinha.

Dias 4, 13 e 19/08
15h
Quanto mais quente melhor (Some like it hot,EUA, 1959)
Direção:   Billy Wilder
Duração: 120 minutos
Elenco:   Marilyn Monroe, Tony Curtis e  Jack Lemmon
Em 1929, Joe e Jerry, dois músicos desempregados, testemunham sem querer o cruel Massacre do Dia de São Valentim. Desesperados para não serem pegos pelos gângsters, eles se disfarçam de mulheres e entram para um grupo feminino musical, que está indo para Miami fazer shows. Joe se apaixona por Sugar (Marilyn Monroe), a garota problema do grupo, enquanto um milionário se apaixona pelo disfarce de Jerry, tudo isso em meio a uma convenção de criminosos, que também está acontecendo em Miami.

Dias 5 e 14/08
15h
Só a mulher peca (Clash by night, EUA, 1952)
Direção:   Fritz Lang
Duração: 105 minutos
Elenco:  Marilyn Monroe, Robert Ryan e Barbara Stanwyck
Mae Doyle (Barbara Stanwyck) retorna para o lugar mais seguro de sua cidade natal, uma pequena comunidade pesqueira em Monterey, California. Logo na chegada, ela faz amizade com uma jovem recém-casada (Marilyn Monroe) trabalhando na fábrica. Mae também faz um amigo pescador (Paul Doulgas) por quem se apaixona e se casa. Mas logo, ela se vê em um turbulento caso com outro homem (Robert Ryan).

Dias 8 e 15/08
15h
Os desajustados (The Misfits ,EUA, 1961)
Direção:   John Huston
Duração: 124 minutos
Elenco: Clark Gable, Marilyn Monroe e Montgomery Clift
Roslyn Taber (Marilyn Monroe) é uma mulher sensível, que está se divorciando. Gay Langland (Clark Gable) e um cowboy frio, que passou a vida pegando cavalos e mulheres divorciadas. Ela não aceita a captura de cavalos selvagens para virarem comida de cachorro, enquanto que ele não vê nada demais. No meio de tudo isto nasce uma paixão entre os dois.

Dias 10 e 16/08
15h
Marilyn Monroe: Os últimos dias  (Marilyn Monroe: The Final DaysEUA, 2001)
Direção:   Patty Ivins
Duração: 91 minutos
Elenco:  James Coburn, Marilyn Monroe e Humphrey  Bogart
O filme mostra os últimos dias da estrela, incluindo os seus tumultuados casos amorosos, dependência de álcool e drogas, depressão e sua eventual demissão de seu último filme na Fox Something’s Got To Give. O documentário tem várias entrevistas inéditas com pessoas que acompanharam Marilyn no final de sua vida, cenas de bastidores, fotos e montagem com trechos de seu último filme, co-estrelado por Dean Martin e Cyd Charisse.

Dias 12 e 18/08
15h
Nunca  fui Santa (Bus Stop, EUA, 1956)
Direção: Joshua Logan
Duração: 94 min
Elenco: Marilyn Monroe, Don Murray e Arthur O’Connell
Um cowboy ingênuo e rústico, se apaixona por uma cantora de saloon, sem saber nada sobre ela. ele quer casar e levá-la para seu rancho, contra sua vontade. ela então foge para o Arizona tentar a carreira artística, mas ele a persegue até uma parada de ônibus.

Hostinger

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta

Adquira o seu

Guia de Filmes

Assista ao trailer

O Bar Luva Dourada

Assista ao trailer

Annabelle 3 - De Volta para Casa