Marilyn Monroe é tema de mostra de cinema na Sala Walter da Silveira
Agenda

Marilyn Monroe é tema de mostra de cinema em Salvador

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Marilyn Monroe

Um dos maiores ícones da história da cultura pop, Marilyn Monroe ganha mostra com alguns de seus melhores filmes; na Sala Walter da Silveira

Mesmo com mais de cinquenta anos de sua morte, nenhuma mulher se aproxima mais do ideal coletivo de Sex symbol do que o ícone Marilyn Monroe. Não se sabe ao certo se são as ondas platinadas, as curvas vertiginosas, os lábios vermelhos ou a pele luminosa que a alçaram a esse status, mas o fato é que até hoje a artista americana vive no ideal de perfeição.

Sua beleza acabou transformando a atriz em indicadora de tendências, e sua influência no mundo da moda e do glamour não se limitou a este aspecto.

Marilyn foi o epítome de um tipo de ideal feminino“, disse Christopher Nickens, co-autor do livro publicado Marilyn in Fashion, uma peculiar revisão da influência da diva na moda.

Mostra
Para reverenciar este mito, a Sala Walter da Silveira, em Salvador, apresenta a mostra cinematográfica I love Marilyn Monroe, que acontece de primeiro de agosto à 19 do mesmo mês, sempre às 15 horas. O ingresso custa R$ 1. Quase de graça, não?

Confira a programação e se agende desde já

Dias 1 e 6/08
15h
Torrentes de Paixão (Niagara,EUA, 1953)
Direção:  Henry Hathaway
Duração: 92 minutos
Elenco:  Marilyn Monroe, Joseph Cotten  e Jean Peters
Rose (Marilyn Monroe) e o marido (Joseph Cotten), cujo relacionamento está de mal a pior, estão de férias em um  motel nas cataratas do Niagara. Lá eles conhecem outro casal, que estão em uma segunda lua-de-mel. Acidentalmente a mulher descobre que Rose tem um amante, mas o que ela ignora totalmente é que Rose planeja matar o marido com a ajuda do amante.

Dias 2 e 7/08
15h
Os homens preferem as loiras (Gentlemen Prefer Blondes ,EUA, 1953)
Direção:  Howard Hawks
Duração: 91 minutos
Elenco:  Jane Russell, Marilyn Monroe e Charles Coburn
Lorelei (Marilyn Monroe) e Dorothy (Jane Russell) são duas belas dançarinas que embarcam em um cruzeiro rumo à Paris, bancado pelo noivo de Lorelei. Porém, seu sogro contrata um detetive particular para tentar confirmar sua desconfiança de infidelidade da moça, criando muitas e muitas confusões.

Dias 3, 11 e 17/08
15h
O pecado mora ao lado  (The seven year itch ,EUA, 1955)
Direção:   Billy Wilder
Duração: 105 minutos
Elenco: Marilyn Monroe, Tom Ewell, e Evelyn Keyes
Richard Sherman (Tom Ewell) é um editor de livros que sente-se “solteiro” quando a mulher (Evelyn Keyes) e o filho (Burch Bernard) viajam em férias. Ele começa então a ficar cheio de idéias quando uma bela e sensual jovem (Marilyn Monroe), que é modelo e sonha ser atriz, torna-se a sua vizinha.

Dias 4, 13 e 19/08
15h
Quanto mais quente melhor (Some like it hot,EUA, 1959)
Direção:   Billy Wilder
Duração: 120 minutos
Elenco:   Marilyn Monroe, Tony Curtis e  Jack Lemmon
Em 1929, Joe e Jerry, dois músicos desempregados, testemunham sem querer o cruel Massacre do Dia de São Valentim. Desesperados para não serem pegos pelos gângsters, eles se disfarçam de mulheres e entram para um grupo feminino musical, que está indo para Miami fazer shows. Joe se apaixona por Sugar (Marilyn Monroe), a garota problema do grupo, enquanto um milionário se apaixona pelo disfarce de Jerry, tudo isso em meio a uma convenção de criminosos, que também está acontecendo em Miami.

Dias 5 e 14/08
15h
Só a mulher peca (Clash by night, EUA, 1952)
Direção:   Fritz Lang
Duração: 105 minutos
Elenco:  Marilyn Monroe, Robert Ryan e Barbara Stanwyck
Mae Doyle (Barbara Stanwyck) retorna para o lugar mais seguro de sua cidade natal, uma pequena comunidade pesqueira em Monterey, California. Logo na chegada, ela faz amizade com uma jovem recém-casada (Marilyn Monroe) trabalhando na fábrica. Mae também faz um amigo pescador (Paul Doulgas) por quem se apaixona e se casa. Mas logo, ela se vê em um turbulento caso com outro homem (Robert Ryan).

Dias 8 e 15/08
15h
Os desajustados (The Misfits ,EUA, 1961)
Direção:   John Huston
Duração: 124 minutos
Elenco: Clark Gable, Marilyn Monroe e Montgomery Clift
Roslyn Taber (Marilyn Monroe) é uma mulher sensível, que está se divorciando. Gay Langland (Clark Gable) e um cowboy frio, que passou a vida pegando cavalos e mulheres divorciadas. Ela não aceita a captura de cavalos selvagens para virarem comida de cachorro, enquanto que ele não vê nada demais. No meio de tudo isto nasce uma paixão entre os dois.

Dias 10 e 16/08
15h
Marilyn Monroe: Os últimos dias  (Marilyn Monroe: The Final DaysEUA, 2001)
Direção:   Patty Ivins
Duração: 91 minutos
Elenco:  James Coburn, Marilyn Monroe e Humphrey  Bogart
O filme mostra os últimos dias da estrela, incluindo os seus tumultuados casos amorosos, dependência de álcool e drogas, depressão e sua eventual demissão de seu último filme na Fox Something’s Got To Give. O documentário tem várias entrevistas inéditas com pessoas que acompanharam Marilyn no final de sua vida, cenas de bastidores, fotos e montagem com trechos de seu último filme, co-estrelado por Dean Martin e Cyd Charisse.

Dias 12 e 18/08
15h
Nunca  fui Santa (Bus Stop, EUA, 1956)
Direção: Joshua Logan
Duração: 94 min
Elenco: Marilyn Monroe, Don Murray e Arthur O’Connell
Um cowboy ingênuo e rústico, se apaixona por uma cantora de saloon, sem saber nada sobre ela. ele quer casar e levá-la para seu rancho, contra sua vontade. ela então foge para o Arizona tentar a carreira artística, mas ele a persegue até uma parada de ônibus.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta