Telinha em pauta especial: histórico, Os Dez Mandamentos bate A Regra do Jogo
Televisão

Telinha em pauta especial: histórico, Os Dez Mandamentos bate A Regra do Jogo

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

* Coluna da jornalista Camila Botto sobre tudo que acontece no mundo televisivo

Os Dez Mandamentos bate A Regra do Jogo

O que ainda parecia distante aconteceu: Os Dez Mandamentos bateu A Regra do Jogo na última sexta-feira (11). Segundos dados prévios do Ibope, a novela da Record cravou 21,2 pontos de média contra 20,5 da Globo. A marca foi alcançada durante os 12 minutos de confronto direto entre as novelas.

Além da Grande São Paulo, Os Dez Mandamentos foi líder em Recife, onde chegou a 26 pontos contra apenas 16 da Globo, em Belo Horizonte foi 20 contra 18 e em Salvador houve empate em 21 pontos.

O fato, claro, é histórico. Desde 1975, quando A Viagem, da extinta TV Tupi, ultrapassou Pecado Capital (Globo), uma trama de outra emissora não vencia uma novela das 21h, considerada o principal produto da emissora carioca.

Com os bons números, A Record já pensa em esticar Os Dez Mandamentos até janeiro. Já circulam brincadeiras pela internet que o número de pragas será aumentado – o que seria um desrespeito com a história bíblica – mas fato é que a trama está apenas na terceira das dez pragas do Egito. Na quarta praga, que começa nesta terça (15), o Egito será atingido por enxame de moscas.

Os Dez Mandamentos

Enquanto isso, a novela de João Emanuel Carneiro promete apostar alto no romance quente entre Atena (Giovanna Antonelli) e Romero (Alexandre Nero). O fato é que a Globo dá sinais de desespero e não sabe o que fazer para recuperar o seu produto até então mais valioso. Cada dia a novela começa num horário diferente e, desse modo, fica difícil fidelizar o público. Pior: fica complicado apresentar a nova história a quem ainda não assistiu.

A estratégia agora tem sido fazer pequenos resumos durante os intervalos da programação e um resumão de tudo que rolou no site oficial da novela. Isso, para mim, é mais um sinal de desespero.

Enquanto isso, a Record faz o correto e ri à toa. Porque digo isso? Porque a emissora continua com sua novela pontualmente às 20h30 e investe nas pragas do Egito (ao que parece a fase mais esperada pelo público). Só não concordo com esse lance de esticar o que está dando certo. Dai para estragar uma história que está indo bem é dois minutos.

Agora nos resta saber se essa diferença na audiência vai continuar, se vai aumentar ou se a Globo vai conseguir reverter o jogo…o que me parece ser cada dia mais complicado e olha que sou fã de João Emanuel Carneiro!

Camila Botto é repórter do Correio, editora do site Feminino e Além, autora do livro Segredos Confessáveis e colunista do Cabine Cultural


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta