Crowdfunding impulsiona a indústria da música
Música

Crowdfunding impulsiona a indústria da música

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Esteban foi um dos artistas que utilizaram o finaciamento coletivo

Basta ter vontade e dedicação que fica muito mais fácil colocar seus projetos no ar!

Muitos artistas, novos ou já há algum tempo na estrada, descobriram no crowdfunding uma maneira rápida e fácil para viabilização de shows, turnês e clipes através de campanhas de crowdfunding para música ou financiamento coletivo como é chamado no Brasil. Qualquer artista que necessite de grana para seus projetos pode criar a sua campanha de arrecadação, o que torna o crowdfunding para música uma solução cada vez mais procurada.

São várias as vantagens de criar uma campanha de crowdfunding. É rápido e sem burocracia: você não precisa de investimentos de bancos ou empresas e nem montar um plano de marketing super estruturado. Bastar ter uma boa ideia e talento, aí é só criar um texto de leitura fácil para a sua campanha defendendo porque precisa de cada contribuição e o que fará com o dinheiro. Além disso, é uma ótima forma de estar mais perto de seus fãs e interagir com eles.

Muitos artistas do Brasil e também do exterior estão arrecadando fundos desta forma. É simples, se a sua banda quer gravar um novo CD ou DVD, ela pode fazer a pré-venda do álbum para os contribuidores; se ela quer gravar um clipe, pode oferecer a participação do contribuidor no vídeo ou um agradecimento nas redes sociais em troca do apoio; e já se for viabilização de show, poderá oferecer ingressos aos contribuidores. É uma forma da sua banda avaliar a receptividade e a aceitação do público antes mesmo de colocar seu trabalho no ar. Projetos que fazem sucesso no crowdfunding também são um sucesso quando lançados.

Com a campanha “Esteban Tavares: pré-venda exclusiva!”, o cantor Esteban, ex-Fresno, conseguiu bater sua meta de arrecadação em 157% – R$ 80.705,00 – para a gravação de seu segundo CD, com mais de 1.200 contribuições. Ele conta que optou pelo crowdfunding pois era uma forma de manter sua liberdade criativa e também ficar mais próximo de seus fãs. Segundo o produtor de Esteban, Carlos Carreiro, “já havia organizado outros crowdfunding em outras plataformas, mas a Kickante tem um diferencial humano sensacional. Eles estão conosco, diariamente, orientando, resolvendo imprevistos e nos motivando a continuar”.

O crowdfunding para shows, CDs e DVDs proporcionou novas experiências a artistas que há anos tentam viver da música independente no Brasil. Esse é o caso de RUB, um músico com 25 anos de carreira, que criou a campanha “Faça Tudo Valer a Pena” para arrecadar fundos para a gravação ao vivo de seu DVD comemorativo.

O crescimento do financiamento coletivo de música permitiu que RUB ultrapassasse a meta de R$32.900,00 e realizasse o projeto dos seus sonhos. Em troca, os colaboradores ganhavam créditos ao final do DVD, ingressos para a gravação, camisetas exclusivas ou até o violão utilizado pelo músico durante as gravações, de acordo com a quantidade investida.

Para os músicos independentes que precisam de patrocínio musical, o financiamento coletivo é uma ótima alternativa. Além de possibilitar que os projetos saiam do papel, permite que o mesmo seja feito de acordo com o que o artista planejou, valorizando a liberdade criativa. Por esse motivo, muitos artistas têm recusado propostas de selos e gravadoras para manter seus trabalhos o mais originais possível.

Não são só as bandas e artistas consagrados possuem campanhas bem-sucedidas, aqueles que estão tentando ingressar no mercado musical também se beneficiam do crowdfunding. A banda paulistana Hewie criou uma campanha de arrecadação para produzir seu primeiro CD e, com a ajuda dos fãs, arrecadaram quase o dobro de sua meta inicial.

Basta ter vontade e dedicação que fica muito mais fácil colocar seus projetos no ar!

Tahiana é CEO da Kickante. Empreendedora digital de longa data, é especialista e Marketing Digital e Community Building, tendo atingido mais de 40 milhões de usuários por mês em uma de suas startups. Na Kickante, Tahiana tem a missão de viralizar as campanhas de arrecadação digital na nossa plataforma liderando um time apaixonado por crowdfunding e arrecadação digitais.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta