Agenda

Peça Cenas de um casamento, de Ingmar Bergman, estreia hoje no Rio de Janeiro

Último final de semana de Cenas de um Casamento no Teatro Glauce Rocha, no Centro do RJ (Foto: Thiago Ristow)
Cenas de um Casamento (Foto: Thiago Ristow)

“Uma radiografia da relação de amor de Johan (Heitor Martinez) e Marianne (Juliana Martins) e uma das obras fundamentais do cineasta sueco Ingmar Bergman com tradução de Maria Adelaide Amaral”

Por Úrsula Neves

A peça Cenas de um casamento estreia nesta sexta-feira no Teatro Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O texto clássico de Ingmar Bergman é assinado por Maria Adelaide Amaral, com direção de Bruce Gomlevsky. Com Juliana Martins e Heitor Martinez no elenco, o drama ficará em cartaz até o dia 15 de novembro, com espetáculos às sextas, sábados e domingos, sempre às 20 horas.

O texto traça um retrato das dores e delícias da trajetória de vida do casal Johan e Marianne. Dez anos casados, a crise, a banalidade e os abismos do ambiente doméstico. Uma radiografia das relações amorosas: o casamento ideal, a separação e o reencontro, quando eles, já casados com outras pessoas, finalmente entendem o que é o amor.

Temas como amor, idealização, separação, reencontro, ressentimento e redescoberta são os assuntos expostos num texto contemporâneo sobre o amor com dois personagens fascinantes – seja pelas suas qualidades e ou pelos seus defeitos extremamente humanos – e que reúnem em si semelhanças com quaisquer outros homens e mulheres que estejam na plateia.

Juliana Martins, que idealizou o projeto, afirma que ficou por cinco anos estudando o texto Eu te amo, de Arnaldo Jabor, a relação de paixão e desejo de um casal. Ela, então, quis falar sobre maturidade de um casal, da grande dificuldade que é atravessar as turbulências em busca de uma vida em comum.

O que me levou a buscar esse tema foi minha vivência em um longo casamento, mas, sobretudo, minha escolha se deu por conta da Marianne e de seu turbilhão de emoções e transformações – como somos nós, mulheres, em se tratando de amor. Da ideia de um projeto até seu primeiro dia para o público, demora. O Cenas de um Casamento entrou na minha vida em 2012, e já estamos em 2015. É uma coincidência positiva do destino, fazer esse texto com um personagem tão completo e fascinante exatamente esse ano, quando completo 30 anos de carreira”, conta Juliana Martins.

Sinopse
Cenas de um casamento
é um potente relato das relações amorosas, que atravessa o tempo e revela sua atualidade. Uma radiografia da relação de amor de Johan (Heitor Martinez) e Marianne (Juliana Martins) e uma das obras fundamentais do cineasta sueco Ingmar Bergman com tradução de Maria Adelaide Amaral.

Ficha Técnica
Autor: Ingmar Bergman
Tradução: Maria Adelaide Amaral
Direção: Bruce Gomlevsky
Elenco: Juliana Martins e Heitor Martinez
Trilha Original: Alex Fonseca
Iluminação: Elisa Tandeta
Cenografia: Pati Faedo
Figurino: Ticiana Passos
Assistente de direção: Luiza Maldonado
Projeto gráfico: Thiago Ristow
Agente literário: Cinthya Graber
Prestação de contas: Letícia Napole
Produção executiva: Ana Casalli
Direção de produção: Fábio Amaral
Produtores associados: Anna Magdalena, Fábio Amaral, Fabricio Chianello e Juliana Martins
Idealização: Juliana Martins

SERVIÇO
Cenas de um casamento
Estreia: 16 de outubro de 2015
Temporada: De 16 de outubro a 15 de novembro
Datas: Sextas, sábados e domingos
Horário: Sextas, sábados e domingos, 20h
Preço: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada)
Local: Teatro Ipanema – Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema – Telefone: (21) 2523- 9794
Capacidade: 222 lugares
Duração: 90 minutos
Classificação: 14 anos
Gênero: Drama

Jornalista carioca, mãe do Heitor. Gestora de Comunidade & Gerente de Projetos do Digitais do Marketing. Repórter do site Cabine Cultural. Adora ler, assistir séries pelo Netflix, ir ao cinema e teatro, navegar pela internet e viajar acordada ou dormindo.

Adicionar comentário

Clique aqui e comente

Deixe uma resposta

Passe no ENEM vendo filmes

Guia de Filmes