Análise audiência: Os Dez Mandamentos e a novela que derrotou a poderosa Globo | Cabine Cultural
Televisão

Análise audiência: Os Dez Mandamentos e a novela que derrotou a poderosa Globo

Os Dez Mandamentos

 

Novela bíblica que começou recheada de desconfianças agradou o público e se tornou o grande calcanhar de Aquiles da Rede Globo

Quem acompanha o universo da televisão aberta no Brasil, e mais especificamente o horário nobre, deve se lembrar de como era a disputa pela audiência décadas atrás, anos atrás, para não ir muito longe. Tínhamos as novelas das 21 horas da Rede Globo sempre com 50, 60 pontos no IBOPE (por vezes até mais) e todas as outras emissoras lutando por cinco, seis pontinhos extras que sobrava.

Claro que ao longo destas décadas tivemos um ou outro programa que chegou a incomodar. Os mais famosos foram uma novela na extinta Rede Manchete e um reality show no SBT. Fora isso, era somente Globo, Globo, Globo.

Leia também:  Maravilhoso, Globo exibe Gonzaga – de Pai para Filho nesta sexta

Bem os tempos são outros, o mundo mudou e Os Dez Mandamentos se consolida cada vez mais como a novela que conquistou o país, a audiência e o primeiro lugar em todo o Brasil.

Para falarmos de números objetivos, o Kantar Ibope confirmou que a novela Os Dez Mandamentos atingiu a liderança no Painel Nacional de Televisão (PNT) nos dias 2, 3 e 4 de novembro. Na segunda-feira (02/11), liderou com  23 pontos de média.

Na terça-feira (03/11), a trama alcançou audiência recorde e a liderança isolada no mercado nacional, com 24 pontos, vencendo o principal telejornal e a novela da concorrente. E na quinta-feira (04/11), mais uma vez ficou em primeiro lugar no PNT com 23 pontos de média.

Leia também:  Audiência: Hora do Faro e Legendários dão a vice-liderança isolada para a Record
Simut é um dos personagens de maior sucesso de Os Dez Mandamentos (Foto: Divulgação Rede Record)

 

Falando mais especificamente de algumas cidades, os números seguem impressionando:

Em Belém, a melhor audiência foi de 31,4 pontos, em 20 de outubro. Na capital do Pará, a média da novela, desde a estreia é 22 pontos. Em Goiânia, atingiu 30 pontos  (5 de novembro). Em Recife,  a melhor audiência foi 28,7 pontos de média (27 de outubro). No Rio de Janeiro, 27,5 pontos (3 de novembro). Em São Paulo, 25,8 pontos de média  (3 de novembro). Em Belo Horizonte, 23,4 pontos de média (2 de novembro).

Leia também:  Cinema especial: Record exibe neste domingo o inédito Os Dez Mandamentos – O Filme

Estes números, que já são consideráveis, ainda estão longe de serem os maiores, pois o capítulo desta terça-feira, com o histórico evento a abertura do Mar Vermelho, bateu e pulverizou o recorde anterior, chegando a abrir 10 pontos para a segunda colocada, a até então invencível Rede Globo.

Claro que esta batalha está longe de terminar, e óbvio que a Globo tomará medidas para frear o crescimento da Record no horário nobre. Será bem interessante analisar este momento único da televisão aberta no Brasil.

Fonte:  Kantar Ibope Media Workstation

 


2 respostas para “Análise audiência: Os Dez Mandamentos e a novela que derrotou a poderosa Globo”

  1. Tenho medo do futuro da TV brasileira .. isso porque uma característica boa da globo é a diversidade e qualidade do conteúdo, não só em novelas, mas em séries, jornalismo, programas e filmes para todos os gostos. Já a Record indica se engajar no lado oposto, em detrimento à qualidade apelando para o sentimentalismo das pessoas e aproveitando o crescente público evangélico no país, isso me lembra o socialismo russo e até mesmo a censura da tv brasileira na época da Ditadura, já pensou? Proibição de conteúdos e crescente repulsão ao desenvolvimento intelectual na TV? Tenho medo do futuro da TV brasileira ..

  2. Agrande realidade e que a que lidera hoje trabalha com fatos coisas que aconteceram e que nos so observamos atraves da leitura pela biblia por isso ficamos curiosos e queremos ver Como Aconteceu.equanto aoutra trabalha com fantasias visas inventadas pala mente humans.

Deixe uma resposta