Pessoas especiais adotam animais especiais
Generalidades Notícias Pets

Pessoas especiais adotam animais especiais

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Especial Animais

Especial Animais


Coluna sobre proteção animal que o site possui no Feminino e Além; na edição de hoje, adoção de animais especiais

O assunto de hoje é dos mais relevantes, e serve como reflexão para todos os simpatizantes da causa animal. Como já falamos anteriormente, a adoção é um ato de amor e responsabilidade. Porém, no meio do processo da adoção de animais nos deparamos com um sentimento, um incômodo, dos mais angustiantes: a busca pelo pet ‘perfeito’.

É muito triste observar que a maioria dos adotantes buscam um estereótipo de gatos ou cachorros para levar para casa: devem ser filhotes, quase sempre, e de raça, ou que ao menos lembrem algum animal de raça. Com esta ideia em mente, eles acabam fugindo automaticamente de animais com estética diferentes, de idosos e, sobretudo, de animais com deficiências físicas.

É por isso que sempre digo: somente pessoas especiais adotam animais especiais.

O que são animais especiais? Chamamos de especiais não somente os pets com problemas físicos, mas sim todos aqueles que necessitarão de cuidados especiais. Um gato ou cachorro idoso, por mais saudável que esteja, vai precisar de uma série de cuidados extras que certamente afugentam os futuros adotantes. É por isso que é tão difícil conseguirmos novos lares para eles.

Há ainda aqueles com condições crônicas de saúde, que demandam tempo de cuidado extensivo e gastos mensais bem grandes; para estes, as chances de adoção são quase nulas.

Já os animais portadores de deficiência física precisam ser amados, cuidados e respeitados de forma especial. O trabalho é infinitamente maior, disto não há dúvidas, mas se bem feito, eles podem ter uma qualidade de vida surpreendente.

Assim, quando chega alguém em uma feira de adoção pretendendo adotar um animal com necessidades especiais, a primeira reação que temos é a de êxtase, de extrema felicidade. Adotar um pet e levar para a sua casa já é um ato que nos faz acreditar mais no ser humano, mas quando esta pessoa escolhe levar para a sua vida um gato, ou um cão especial… o sentimento é indescritível.

É por isso que aconselho todos os que pretendem futuramente adotar um pet, que abra a mente e o coração para a possibilidade de amar incondicionalmente um animal cadeirante, ou cego, ou mais idoso… Os cuidados são maiores, mas a satisfação e o retorno que eles dão também são.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta