Confira as principais estreias da semana nos cinemas brasileiros
Notícias

Confira as principais estreias da semana nos cinemas brasileiros

Coluna da jornalista Úrsula Neves sobre tudo que acontece no universo da cultura pop

Estreias da semana no cinema

Quinta-feira é dia de estreias nos cinemas brasileiros. E nesta quinta, dia 19 de novembro, o cardápio cinematográfico tem tudo para agradar aos espectadores de todos os gostos. Os destaques desta semana vão para Jogos Vorazes: A Esperança – O Final, do diretor Francis Lawrence, que traz para as telonas o capítulo final de uma saga épica cinematográfica e Chatô – O Rei do Brasil, de Guilherme Fontes, que após 20 anos de espera promete surpreender a crítica e o público com a história de Assis Chateaubriand, o magnata das comunicações entre as décadas de 40 e 60.

Confira as principais estreias da semana nos cinemas brasileiros

Jogos Vorazes: A Esperança – O Final
Direção: Francis Lawrence
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Donald Sutherland, Philip Seymour Hoffman, Woody Harrelson, Sam Claflin, Elder Henson, Julianne Moore, Natalie Dormer, Elizabeth Banks
Gênero: Ficção científica e Guerra
Nacionalidade: EUA
Duração: 2h17min

Sinopse
Ainda se recuperando do atque de Peeta (Josh Hutcherson) contra si, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) é enviada ao Distrito 2 pela presidente Coin (Julianne Moore). Lá ela ajuda a convencer os moradores a se rebelarem contra a Capital. Com todos os distritos unidos, tem início o ataque decisivo contra o presidente Snow (Donald Sutherland). Contudo, Katniss tem seus próprios planos para o combate e, para levá-los adiante, precisa da ajuda de Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Claflin), Cressida (Natalie Dormer), Pollux (Elder Henson) e do próprio Peeta.

 

Mistress America
Direção: Noah Baumbach
Elenco: Greta Gerwig, Lola Kirke, Heather Lind, entre outros
Gênero: Comédia
Nacionalidade: EUA
Duração: 1h24min

Sinopse
Tracy (Lola Kirke) é uma caloura de faculdade que leva uma vida solitária em Nova York. Seu grande sonho é entrar para um seletivo clube de escritores existente na universidade, mas ela não foi aprovada. Após muita insistência da mãe, ela resolve ligar para Brooke (Greta Gerwig), a filha de seu futuro padrasto, que também mora em Nova York. Logo as duas entram em perfeita sintonia, se divertindo a valer. Tracy fica fascinada com a energia e o alto astral de Brooke e resolve usá-la como inspiração em um novo conto. Só que Brooke, ao tomar conhecimento dele, não gosta nem um pouco do que ela escreveu.

 

Malala
Direção: Davis Guggenheim
Elenco: Malala Yousafzai
Gênero: Documentário
Nacionalidade: EUA
Duração: 1h27min

Sinopse
O documentário é um retrato pessoal da ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, que foi alvo do Talibã e ferida gravemente por disparo de arma de fogo quando voltava para casa no ônibus escolar no Vale do Swat, no Paquistão.  A então menina de 15 anos (ela completou 18 em julho passado) foi escolhida, juntamente com o pai, por defender a educação das meninas e o ataque a ela provocou protestos de apoiadores em todo o mundo. Ela sobreviveu milagrosamente e é agora uma importante ativista pela educação das meninas globalmente, como cofundadora do Fundo Malala. O documentarista aclamado, ganhador do Oscar, Davis Guggenheim, mostra uma visão interior da vida dessa menina extraordinária, do relacionamento próximo com o pai, que a inspirou no amor pela educação, do discurso apaixonado nas Nações Unidas, do seu cotidiano com os pais e os irmãos.

 

Táxi Teerã
Direção: Jafar Panahi
Elenco: Jafar Panahi
Gênero: Drama, Comédia
Nacionalidade: Irã
Duração: 1h26min

Sinopse
Filme iraniano de ficção que simula um documentário. O filme foi dirigido e protagonizado pelo iraniano Jafar Panahi, mesmo ele tendo sido proibido pelo governo do Irã de realizar o longa. Jafar Panahi instala câmeras dentro de um táxi e começa a dirigir pelas ruas de Teerã pegando clientes e conversando com eles ao longo dos trajetos. Entre os assuntos, humor e drama se misturam nas discussões sobre a política nacional, os costumes locais e a liberdade de expressão no cinema.

 

Awake – A Vida de Yogananda
Direção: Paola di Florio e Lisa Leeman
Elenco: Não divulgado
Gênero: Documentário
Nacionalidade: EUA
Duração: 1h30min

Sinopse
Filmado ao longe de três anos, com a participação de 30 países ao redor do mundo, o filme examina o universo da Yoga, moderna e antiga, do Oriente e do Ocidente. Enquanto o material de arquivo da vida de Yogananda cria uma espinha dorsal para a narrativa, o filme amplia as dimensões de uma biografia tradicional. A filmagem inclui entrevistas não-convencionais, imagens metafóricas, nos levando das peregrinações sagradas na Índia à Faculdade de Estudos Religiosos de Harvard e seus modernos laboratórios de Física, do Centro de Ciência e Espiritualidade da Universidade da Pennsylvania ao Centro Chopra em Carlsbad, Califórnia.

 

As Memórias de Marnie
Direção: Hiromasa Yonebayashi
Elenco: Nanako Matsushima, Susumu Terajima e Toshie Negishi
Gênero: Animação, Drama
Nacionalidade: Japão
Duração: 1h44min

Sinopse
Anna (Hailee Steinfeld) é uma menina de 12 anos, filha de pais adotivos, sempre muito solitária e não exatamente feliz. Um belo dia, em um castelo numa ilha isolada, ela conhece Marnie (Kiernan Shipka). A menina loira de vestido branco se torna a grande e única amiga de Anna, mas ela descobrirá que Marnie não é exatamente quem parece ser. Uma história repleta de mistérios e verdades, sobre amizade, família e solidão.

Chatô – O Rei do Brasil
Direção: Guilherme Fontes
Elenco: Marco Ricca, Paulo Betti, Andréa Beltrão, Leandra Leal, Letícia Sabatella, Gabriel Braga Nunes, Eliane Giardini, Zezé Polessa, Guilherme Fontes, entre outros
Gênero: Biografia, Drama
Nacionalidade: Brasil
Duração: 1h42min

Sinopse
O magnata das comunicações Assis Chateaubriand (Marco Ricca) é a estrela principal de um programa de TV chamado “O Julgamento do Século”, realizado bem no dia de sua morte. É nele que Chatô relembra fatos marcantes de sua vida, como os casamentos com Maria Eudóxia (Letícia Sabatella) e Lola (Leandra Leal), a paixão por Vivi Sampaio (Andréa Beltrão), como ele manipulava as notícias nos veículos de comunicação que comandava e a conturbada ligação com Getúlio Vargas (Paulo Betti).

Ninguém Ama Ninguém… Por Mais de Dois Anos
Direção: Clovis Mello
Elenco: Gabriela Duarte, Marcelo Faria, Ernani Moraes, Michel Melamed, Pedro Brício, Branca Messina, Julia Lund, Julianne Trevisol, Lidi Lisboa, Luana Piovani, entre outros
Gênero: Drama
Nacionalidade: Brasil
Duração: 1h27min

Sinopse
Baseado na obra de Nelson Rodrigues, o filme entrelaça as histórias de cinco casais no Brasil do início dos anos 60. Pelo buraco da fechadura, o espectador mergulha na convivência íntima de cada um dos personagens para descobrir medos e desejos mais latentes.

 

Jornalista carioca, mãe do Heitor. Gestora de Comunidade & Gerente de Projetos do Digitais do Marketing. Repórter do site Cabine Cultural. Adora ler, assistir séries pelo Netflix, ir ao cinema e teatro, navegar pela internet e viajar acordada ou dormindo.

***

Úrsula Neves

Úrsula Neves

Jornalista carioca, 40 anos, mãe do Heitor de 4 anos. Gerente de Conteúdo do Digitais do Marketing. Coordenadora de Projetos de Conteúdo da Web-Estratégica. Responsável pela Coluna Mãe 2.0 Beta do site Feminino e Além. Adora ler, assistir séries pelo Netflix, ir ao cinema e teatro, navegar pela internet e viajar acordada ou dormindo.

Deixe uma resposta