Telecine Play lista 10 filmes para assistir no Dia da Consciência Negra | Cabine Cultural
Cinema

Telecine Play lista 10 filmes para assistir no Dia da Consciência Negra

Selma Filme

20 de novembro é o Dia da Consciência Negra e a Rede Telecine preparou um especial com 10 filmes relevantes sobre a temática

Uma das datas mais relevantes do ano certamente é 20 de novembro, quando lembramos o Dia da Consciência Negra. O dia, que serve muito mais para reflexões e lutas por condições mais iguais no Brasil, tem no cinema uma poderosa arma de debate e de conhecimento.

Por isso é interessante a iniciativa do Telecine Play em montar uma lista de 10 produções relevantes com temática racial. Na plataforma online exclusiva para os assinantes do Telecine, é possível assistir a todos os filmes da Rede a qualquer momento e em diversas telas: computador, tablet, smartphone ou Xbox.

Ainda no dia 20, o Telecine Premium exibirá Selma – Uma Luta Pela Igualdade, às 22h. A produção foi consagrada no Oscar deste ano na categoria Canção, por Glory, de John Legend e Common, e ainda indicada na de Filme.

Vamos aos títulos que a Rede escolheu para lembrar este dia

Leia também:  Telecine Action exibe neste domingo especial ficção científica com Robocop Aeon Flux e outros filmes

12 Anos de Escravidão – O ex-escravo Solomon Northup é preso e vendido. Levado para uma outra cidade, sofre por 12 anos todo tipo de tortura física e psicológica.

Duelo de Titãs – Um técnico de futebol americano negro é contratado dirigir um time universitário dividido pelo racismo, os Titans. O treinador é afrontado por outros colegas e jogadores da equipe, mas, com o passar do tempo, conquista a admiração de todos.

Esquadrão Red Tails – Inspirada numa história real, mostra como se deu a entrada de pilotos afrodescendentes na força aérea americana, durante a Segunda Guerra Mundial.

La Playa – O filme mostra o choque de Tomás, jovem negro, ao chegar a Bogotá, capital colombiana fatiada em guetos por conta da segregação racial.

Belle – Herdeira de um capitão britânico com uma escrava africana, Belle se muda para Inglaterra após a morte da mãe. Mesmo sendo criada pelo tio, um lorde inglês, ela enfrenta todo o preconceito da aristocracia local.

Estrada para a Glória – A produção retrata a criação do primeiro time de basquete norte-americano tendo apenas atletas negros entre os titulares.

Leia também:  A moda no cinema: lista de filmes que aborda o mundo fashion

O Inventor de Sonhos – A produção brasileira mostra a disputa amorosa dos amigos Trazimundo e Luis Bernardo pelo amor da linda escrava Iaínha.

Música da Alma – Quatro jovens negras formam as Sapphires, grupo de soul music convocado para se apresentar para os combatentes americanos durante a Guerra do Vietnã.

Faça a Coisa Certa – A decoração de uma pizzaria situada no Brooklyn vira motivo de discórdia entre o dono do estabelecimento, um ítalo-americano, e os moradores da região. A ausência de negros na “Parede da Fama” motiva uma briga no restaurante.

Fruitvale Station – A Última Parada – Oscar, um jovem negro recém-saído da prisão, luta para sustentar a namorada e a filha deles em um cenário opressor e nada favorável.

Selma – Uma Luta Pela Igualdade – O longa retrata a marcha de Martin Luther King pelos direitos civis da cidade homônima até Montgomery nos anos 60.




Uma resposta para “Telecine Play lista 10 filmes para assistir no Dia da Consciência Negra”

  1. Obrigado pelas sugestões, a finalidade de histórias cruzadas com Octavia Spencer, eu acrescentaria Black or White drama filme tem um inicio muito preguiçoso, mas conforme transcorre a história vai te captando e envolvendo no conflito. É um filme muito simples na sua forma, mas emocionante, dadas as interpretações de todos os atores, sobre tudo de Octavia Spencer, quem faz a colega de Costner, complementando a sua personalidade. Além, de que põe diferentes persperctivas os conceitos que foram carregados durante anos nos Estados Unidos e que continuam dando muito o que falar, em quanto a diferenças.

Deixe uma resposta