Chico - Artista Brasileiro: Chico Buarque por ele mesmo num brilhante documentário
Cinema

Chico – Artista Brasileiro: Chico Buarque por ele mesmo num brilhante documentário

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Chico – Artista Brasileiro


“Momento íntimo delicioso, Chico a tocar violão e a cantar com seus netos no seu apartamento, que dar lágrimas nos olhos”

Por Marcia Bessa

O Filme Chico – Artista Brasileiro (Brasil), direção de Miguel Faria Jr., é um documentário  sobre a vida de Chico Buarque de Hollanda, onde temos o privilégio deste encontro com o próprio Chico Buarque, um artista e ser humano no auge da sua maturidade.

Imagine uma conversa de botequim, onde por 2 horas o próprio Chico conta seus causos, sua trajetória como cantor, compositor e escritor, de forma intimista e natural, a simplicidade e cumplicidade com o público é imediata. Conhecemos detalhes da vida deste grande compositor contada e cantada pelo mesmo, intercalada com suas lindas canções nas vozes de Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Péricles, Monica Salmaso, Caetano VelosoMilton NascimentoAdriana Calcanhoto e MartNália. E a voz da  atriz Marilia Pêra  declamando trechos de seus livros.

Mostra a época da ditadura, com suas músicas  e peças teatrais sendo vetadas pela censura. Com fotos antigas, um belo arquivo de imagens, Chico conduz sua própria história de coração e alma aberta, e amigos como Tom Jobim, Vinícius, Toquinho, ajudam a contar detalhes.

Momento íntimo delicioso, Chico a tocar violão e a cantar com seus netos no seu apartamento, que dar lágrimas nos olhos.

O humor de Chico é agradável e implacável. Ele rir de si mesmo, sem afetação, descobertas são declaradas, como a tal timidez que não existe, mas fruto de alguns momentos difíceis na carreira. Fala do seu último romance “Irmão Alemão”, onde foi até a Alemanha em busca do tal irmão por parte de pai. Verdades íntimas reveladas, como “que foi através da literatura que rompeu a distância com seu pai”, o grande historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Holanda.

Quanto conteúdo criativo, envolvente, Chico e sua filosofia reveladora, realista, profunda, colocada com tanta leveza, como a brincar com a vida e não se achar mais importante que ninguém.

Mas Chico, você  foi e é importante na vida dos brasileiros, suas canções e peças de teatro levantaram muitas bandeiras, seus livros e canções  de qualidade ímpar são presentes para o povo brasileiro. Salve Chico, Grande Artista Brasileiro. Não é à toa que você leva o público à comoção, aplausos de pé!!!!

Marcia Amado Bessa é enfermeira e escreve para o ótimo blog de cinema Cine Amado


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta