Teatro Nathalia Timberg é inaugurado no Rio de Janeiro
Teatro

Teatro Nathalia Timberg é inaugurado no Rio de Janeiro

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Logo Cultura PopColuna da jornalista Úrsula Neves sobre tudo que acontece no universo da cultura pop

Teatro Nathalia Timberg é inaugurado

Foi inaugurado no último final de semana mais um teatro na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro: o Teatro Nathalia Timberg. Idealizado e construído pelo ator e diretor Wolf Maya, o belo e moderno teatro conta com a sala principal com 400 lugares e a sala Nathalinha de 60 lugares. O diretor ergueu o novo teatro bem ao lado da escola de atores que leva o seu nome.

Durante a coletiva de imprensa, realizada no dia 18 de janeiro, Wolf Maya contou aos jornalistas convidados que vendeu apartamentos e fazendas. Tudo para arrecadar dinheiro para a construção do teatro para homenagear a amiga e parceira Nathalia. Com um custo de 15 milhões de reais e sem patrocínio algum, Wolf explica seu “sonho maluco”. “É um desafio construir um teatro no Brasil no momento que estamos vivendo economicamente e culturalmente. Fazê-lo na Barra da Tijuca, que é um bairro com pouca tradição, aumenta esse desafio. E construir uma peça que fuja do padrão de comédia banal e falar das 33 variações de Bethoveen com um grande elenco de 17 atores é outro grande desafio, mas o que será da vida dos artistas sem desafios?”.

Nathalia Timberg e Wolf Maya no hall do Teatro no dia da coletiva de imprensa

Nathalia Timberg e Wolf Maya no hall do Teatro no dia da coletiva de imprensa

Nathalia Timberg, que estava visivelmente emocionada, contou sobre a emoção que teve ao ganhar o “maior presente da sua vida”: “Estou estupefata, e não é de hoje. Há dois anos eu ando assim. Sem palavras, mesmo, não consigo verbalizar a grandeza do que esse homem está fazendo”, disse a grande dama do teatro e da televisão olhando com ternura e gratidão para o seu amigo e compadre Wolf Maya.

O espetáculo de estreia foi escolhido pela própria Nathalia, e traduzido por ela. Trata-se de uma peça musicada e erudita, que gira em torno das 33 variações compostas por Beethoven (vivido por Wolf Maya) e da obsessão de uma musicóloga (Nathalia Timberg) em desvendar por que o compositor se dedicou a criar tantas variações para uma valsa banal, composta pelo austríaco Anton Diabelli. Em cena, a Nova York do século XX, onde vive a pesquisadora, e a Áustria de Beethoven, no século XIX, estão ligadas, assim como a luta de ambos para enfrentar doenças que ameaçam seus feitos profissionais. Enquanto a surdez de Beethoven progride, a pesquisadora trava uma batalha contra a esclerose e busca reconstruir os laços afetivos com a filha.

Wolf Maya em frente ao Teatro Nathalia Timberg, que ele idealizou e construiu (Fotos: Úrsula Neves)

Wolf Maya em frente ao Teatro Nathalia Timberg, que ele idealizou e construiu (Fotos: Úrsula Neves)

No elenco ainda estão os atores Tadeu Aguiar, Lu Grimaldi, Flávia Pucci, Gil Coelho e Gustavo Engracia, além da presença luxuosa da pianista Clara Sverner executando as famosas criações de Beethoven. 33 Variações é considerado um dos mais importantes textos da dramaturgia mundial, escrito pelo venezuelano Moisés Kaufman, a montagem fez sucesso na Broadway e marcou a despedida de Jane Fonda há oito anos, em Nova York.

Infelizmente a sessão para convidados, que estava marcada para o dia 24 de janeiro, não pôde acontecer. Nathalia Timberg teve um problema na vesícula, depois de dores abdominais e teve que ser operada. A atriz já foi liberada do hospital e se recupera bem em casa. Com o afastamento forçado de Nathalia, a peça foi suspensa até depois do Carnaval ou até a atriz voltar à plena forma.

Elenco das peças 33 Variações e A Serpente reunidos no palco (Foto Úrsula Neves)

Elenco das peças 33 Variações e A Serpente reunidos no palco (Foto: Úrsula Neves)

Mas o teatro não ficará fechado por muito tempo. Em breve será inaugurada a Sala de Teatro Nathalinha, com a tragédia A Serpente de Nelson Rodrigues. Dirigida por Nadia Bambirra e com músicas ao vivo de Renan Peruscello, a montagem traz no elenco Maytê Piragibe, Laís Pinho, Bruno Daltro e Tom Moreis. A sessão de estreia acontece dia 12 de fevereiro, às 23h50min, com sessões às sextas e sábados neste horário e domingo às 21h30, até o dia 3 de abril de 2016.

SERVIÇO
Teatro Nathalia Timberg – Sala Nathalinha
Avenida das Américas, 2000 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Telefone: 21-3388-5864

 

Úrsula Neves fotoJornalista carioca, mãe do Heitor. Gestora de Comunidade & Gerente de Projetos do Digitais do Marketing. Repórter do site Cabine Cultural. Adora ler, assistir séries pelo Netflix, ir ao cinema e teatro, navegar pela internet e viajar acordada ou dormindo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta