Livro em formato de caixa propõe discutir temas filosóficos
Literatura

Livro em formato de caixa propõe discutir temas filosóficos

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Jean-Paul Sartre é um dos filósofos utilizados no livro

Jean-Paul Sartre é um dos filósofos utilizados no livro

Kant, Sartre e Descartes são alguns dos filósofos utilizados como referências para o livro Puxa-Conversa Filosofia, da jornalista Isabel Sampaio

A proposta é simples, direta e interessante: através de cartas (100 cartas, no total) com frases filosóficas e questionamentos existenciais – atuais, o livro (em formato de caixa) Puxa-Conversa Filosofia, da jornalista Isabel Sampaio, busca estimular o debate, a conversa, ou simplesmente a reflexão sobre os mais variados temas.

O lançamento, da Matrix Editora, chega às livrarias do Brasil e serve como leitura individual, porém ganha uma utilidade muito maior se for trabalhada em grupo, seja em uma escola, em uma faculdade, ou em uma roda de amigos.

Neste sentido ele pode se transformar, sem problema algum, em um destes jogos de grupos; a sua estrutura, em formato de caixa, e com cartas separadas, auxilia e muito neste sentido.

Ensinar filosofia
Claro que o objetivo de Isabel, jornalista de formação, não é ensinar filosofia. Não há conceitos sobre os temas tratados, nem contextualização dos filósofos e seus pensamentos.

Puxa Conversa Capa

Puxa Conversa Capa

Mas ainda assim, a publicação tem um público alvo bem amplo e variado: pode ser interessante para quem já possui uma bagagem filosófica, seja para fins didáticos, seja para fins de distração, e também pode ser útil para quem não tem conhecimento acadêmico de filosofia, já que os questionamentos propostos são atuais, e com certa autonomia das frases filosóficas colocadas.

Veja alguns exemplos de cartas: 

Penso, logo existo. – René Descartes
Você concorda que pensar é a condição essencial para existir? Por quê?

Não posso acreditar num Deus que quer ser louvado o tempo todo. – Friedrich Nietzsche
Você acha que essa é realmente uma característica de Deus?

Nenhum conhecimento em nós precede a experiência, e todo o conhecimento começa com ela. – Immanuel Kant.
Assim sendo, é possível afirmar que só podemos, individualmente, conhecer algo por meio da experiência própria?

Objetivo
Isabel, ao comentar seu mais novo trabalho, diz,

Acredito que com essa obra as pessoas vão pensar mais em suas existências, no mundo que as cerca, no sentido da vida, da ética, da verdade”.

Como ela afirma, o Puxa-Conversa Filosofia é uma interessante ferramenta para estimular debates, puxar conversa, ou simplesmente incentivar a reflexão individual. Com uma dinâmica muito simples e direta, o livro caixa vale pelas citações e pelas referências, pois de fato são usados os grandes pensadores da história da filosofia.

De Sartre, passando por Kant, e chegando a Heidegger. Mas não estão somente os mais clássicos e famosos filósofos, o leque é bem variado e isto pode ter um efeito incentivador nos leitores.

Se ao menos um leitor de Puxa-Conversa Filosofia procurar conhecer melhor um destes filósofos citados ao fim de sua leitura, então a proposta do livro terá válido mais que a pena. Mas mesmo não acontecendo isso, o projeto em si já é válido pelo seu nobre objetivo.

Uma boa dica de leitura e reflexão.

SERVIÇO
Puxa-Conversa Filosofia (Isabel Sampaio)
Matrix Editora
100 cartas
R$ 32,00


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta