Peça Casa de Bonecas estreia dia 6 de maio no Centro Cultural da Justiça Federal do RJ | Cabine Cultural
Agenda Notícias

Peça Casa de Bonecas estreia dia 6 de maio no Centro Cultural da Justiça Federal do RJ

A montagem brasileira do espetáculo teatral Casa de Bonecas será produzida pela Cia. Movimento Carioca de Teatro e protagonizada pelo casal de atores Miriam Freeland e Roberto Bomtempo (Foto: Divulgação)

A montagem brasileira do espetáculo teatral Casa de Bonecas será produzida pela Cia. Movimento Carioca de Teatro e protagonizada pelo casal de atores Miriam Freeland e Roberto Bomtempo (Foto: Divulgação)

O espetáculo arrebatou prêmios importantes recebendo outras indicações: Vencedor nas categorias: Melhor Espetáculo estrangeiro (Chile – Festival Santiago a Mil), Melhor Atriz (Argentina – Prêmio Trindade Guevara)

Estreia no dia 6 de maio, no Centro Cultural da Justiça Federal, no centro do Rio de Janeiro, o premiado espetáculo Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen. Com versão de Daniel Verones, a peça teatral fica até 12 de junho no Centro Cultural, com sessões de sexta a domingo, sempre às 19 horas.

No Brasil, a montagem será produzida pela Cia. Movimento Carioca de Teatro e protagonizada pelo casal de atores Miriam Freeland e Roberto Bomtempo. Anna Sant’Ana, Regina Sampaio e Leandro Baumgratz completam o elenco.

Em uma releitura contemporânea que questiona e desafia as propostas do texto original, subvertendo e ressignificando a obra escrita há mais de 120 anos, Casa de Bonecas é um drama familiar com o qual Ibsen intencionou mostrar o cotidiano de uma família burguesa da época. No entanto, o autor questionou as convenções sociais do casamento e do papel da mulher na sociedade, provocando um choque no contexto social e comportamental do final do século XIX.

+  Espetáculo A Anta de Copacabana está em cartaz no espaço cultural Kult Kolector, no Rio de Janeiro

Na época, mediante as tentativas de emancipação feminina, foi uma peça revolucionária, com grande repercussão entre feministas o que causou grandes discussões em toda Europa. Houve censuras violentas lançadas contra a personagem principal, Nora, pois a época não perdoou seu abandono da casa e dos filhos.

Com essa peça, os críticos acreditaram que Ibsen abriu caminho para a tragédia, pois foi a primeira solução trágica do autor: Nora abandona marido e filhos em busca da liberdade pessoal e de sua identidade como indivíduo.

No entanto, nesta montagem com versão do dramaturgo e diretor argentino Daniel Veronese, o espetáculo ganha novo fôlego diante das atuais discussões sobre o feminismo. Ele propõe um diálogo com o texto original mas acentua questões e torna os diálogos e tramas sucintas para que a obra fique ainda mais provocativa e atual. Além de ser pertinente nesse momento em que novas discussões sobre o tema vêm ganhando espaço, o espetáculo cria mais uma oportunidade para debate.

+  Historinhas, de Sura Berditchevsky, segue em cartaz no Rio de Janeiro

Com figurinos, iluminação e trilha sonora minimalistas, esta versão de Casa de bonecas coloca os conflitos, os dramas e a relação familiar em primeiro plano.  Daniel Veronese aposta no encontro texto/ator/plateia, em um cenário que traz o público para “dentro da casa”, incluído nas discussões, risos, provocações, dores e emoções das personagens.

O espetáculo arrebatou prêmios importantes recebendo outras indicações: Vencedor nas categorias: Melhor Espetáculo estrangeiro (Chile – Festival Santiago a Mil), Melhor Atriz (Argentina – Prêmio Trindade Guevara) e indicado nas categorias Melhor Espetáculo e Melhor Direção (Prêmio ACE – Associação de Críticos da Argentina), indicado na categoria Melhor Ator (Argentina – Prêmio Jornal Clarin), a montagem fica em cartaz  de sexta a domingo, 19h, até o dia 12 de junho de 2016.

Ficha técnica
Texto
: Henrik Ibsen
Versão original: Daniel Veronese
Direção: Roberto Bomtempo e Symone Strobel
Elenco: Miriam Freeland, Roberto Bomtempo, Anna Sant’Ana, Regina Sampaio, Leandro Baumgratz
Iluminação: Gonzalo Martínez
Cenário: Franco Battista e Ariel Vaccaro
Direção de Produção: Miriam Freeland e Valéria Alves
Assessoria de Imprensa: Minas de Ideias

+  Espetáculo Casa de Bonecas reestreia em novembro no Rio de Janeiro

Serviço
Casa de Bonecas
Temporada: De 6 de maio até 12 de junho de 2016
Local: Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF
Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro – em frente metrô Cinelândia – Tel: (21) 3261-2550
Horário: De sexta a domingo, às 19h
Ingresso: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia)
Duração: 75 minutos
Gênero: Drama Familiar
Funcionamento da Bilheteria: De quarta a domingo, das 16h às 19h
Classificação: 14 anos
Capacidade: 141 lugares

Úrsula Neves fotoJornalista carioca, mãe do Heitor. Gerente de Conteúdo e de Projetos do Digitais do Marketing. Colunista convidada do Blog Eu, Ele e as Crianças. Adora ler, assistir séries pelo Netflix, ir ao cinema e teatro, navegar pela internet e viajar acordada ou dormindo. No Cabine Cultural possui a coluna Cultura Pop e ETC… sobre tudo que acontece no universo da cultura pop.

Deixe uma resposta