Curta-metragem sobre a Língua Portuguesa tem pré-estreia gratuita nesta quinta-feira no Rio de Janeiro | Cabine Cultural
Cinema Notícias

Curta-metragem sobre a Língua Portuguesa tem pré-estreia gratuita nesta quinta-feira no Rio de Janeiro

Logo Cultura PopColuna da jornalista Úrsula Neves sobre tudo que acontece no universo da cultura pop

NOSSALÍNGUA.DOC.

Pelo sexto ano consecutivo, os países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) comemoram em 5 de maio o dia da Língua Portuguesa e da Cultura. Entre as comemorações deste ano, vai ser realizada nesta quinta-feira, às 18h30, no Palácio de São Clemente, Zona Sul do Rio de Janeiro, a pré-estreia simultânea do filme-documentário NOSSALÍNGUA.DOC. O evento é uma parceria entre o Consulado Geral de Portugal, Câmara Portuguesa e Cabo Verde e o Centro Cultural Português – Pólo do Mindelo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

NOSSALÍNGUA.DOC é o primeiro curta-metragem produzido com o uso smarthphones e rodado de forma colaborativa nos três continentes que retrata o uso da língua portuguesa em suas diferentes expressões. O filme-documentário terá lançamento mundial durante o Festival de Cannes, entre os dias 16 e 23 de maio de 2016, na mostra Short Film Corner, um espaço profissional dedicado aos encontros, aos intercâmbios e à promoção do filme curto.

No mundo, nove países falam oficialmente o idioma português. Porém, com tantas diferenças entre nós – na geografia, história e cultura – será que ainda temos em comum a língua? Haverá diálogo criativo no mundo em português? Esses são os pontos centrais do curta que traz entrevistas com rappers, gente da rua e escritores, uma conversa entre Portugal, Cabo Verde, Brasil e Moçambique.

Leia também:  Elisa Lucinda apresenta A Paixão Segundo Adélia Prado na reabertura do Teatro Laura Alvim

“Percorremos esses países recolhendo imagens e vozes. Foram muitas entrevistas e diálogos no português de Cabo Verde, de Portugal e do Brasil”, destaca Luciane Araujo que co-dirige o documentário com Júlio Silveira, Beto Pestana e Flávio Bidoia. “É um filme colaborativo feito por pessoas que dialogam, cada qual em sua competência, junto aos entrevistados, ao cenário”, complementa Flávio Bidoia, um dos co-diretores do projeto.

Foto bastidores curta Lingua Portuguesa

Foto dos bastidores do curta Lingua Portuguesa – Crédito: divulgação/Assessoria

Trilha sonora
O filme é enriquecido com músicas cabo-verdianas, portuguesas e brasileiras. A música Palavra, de autoria do Mario Lucio, fundador do grupo Simentera, e interpretada pela cantora Mayra Andrade, ambos cabo-verdianos é um dos destaques do filme. O cantor Emicida participa do filme com a música Sodade, um interlúdio no qual a líder das Batucadeiras do Terreiro dos Órgãos, Neusa Semedo, lamenta a saudade de casa em crioulo cabo-verdiano. A trilha sonora do filme é assinada pelos músicos Wellington Soares, que já tocou com vários artistas de grande expressão na música brasileira como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Tânia Alves, O Rappa; e João Nabuco.

Leia também:  Devido ao sucesso de público, comédia As malditas promove sessões extras no Rio de Janeiro

Sobre o movimento @nossalingua
O @NossaLíngua é o primeiro documentário visual colaborativo envolvendo países e comunidades que falam o português do mundo – Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Macau e Timor Leste. O projeto nasceu em 2013 através do Instagram com o objetivo de criar conexões entre povos de países de língua portuguesa.

Em agosto de 2015, a iniciativa se transformou em projeto que convergiu em diferentes mídias. O resultado foi o lançamento do livro @NossaLíngua, com 68 autores, numa exposição de fotos itinerante, que pretende percorrer outros países luso falantes, além do NOSSALÍNGUA.DOC primeiro filme-documentário feito por smartphones de forma colaborativa sobre a língua portuguesa que está sendo  lançado nesse primeiro semestre de 2016.

Leia também:  Premiado em Recife, o espetáculo Luas de Há Muito Sóis está no CCBB-Rio até 4 de dezembro

O projeto @NossaLíngua tem o patrocínio do IRB Brasil RE e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet com o apoio do Consulado Geral de Portugal e Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro.

Serviço
Pré-estreia filme-documentário NOSSALÍNGUA.DOC.
Dia e horário:
 5 de maio, quinta-feira, às 18h30
Local: Palácio de São Clemente, sede do Consulado Geral de Portugal
Endereço: Rua São Clemente, 424 – Botafogo, Zona Sul do RJ
Entrada: Gratuita
Duração: 29 minutos

Após a exibição do filme será realizado um bate-papo com Sérgio Rodrigues (escritor e jornalista), Carmen Tindó (Doutora, professora de Literaturas Africanas) e Monica Figueiredo (escritora e professora de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da UFRJ), moderado por Júlio Silveira editor e co-diretor do filme.

 

Úrsula Neves fotoJornalista carioca, mãe do Heitor. Gerente de Conteúdo e de Projetos do Digitais do Marketing. Colunista convidada do Blog Eu, Ele e as Crianças. Adora ler, assistir séries pelo Netflix, ir ao cinema e teatro, navegar pela internet e viajar acordada ou dormindo. No Cabine Cultural possui a coluna Cultura Pop e ETC… sobre tudo que acontece no universo da cultura pop.

Deixe uma resposta