Confira a programação especial da 14ª Semana Nacional de Museus | Cabine Cultural
Notícias

Confira a programação especial da 14ª Semana Nacional de Museus

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Logo Cultura PopColuna da jornalista Úrsula Neves sobre tudo que acontece no universo da cultura pop

 Semana Nacional de Museus

Esta semana está cheia de novidades! A 14ª Semana Nacional de Museus começou nesta segunda-feira, dia 16 de maio, e segue até domingo, dia 22 de maio, com muitas atrações pagas e gratuitas para todas as idades e gostos. A Semana Nacional de Museus apresenta este ano o tema Museus e Paisagens Culturais. No total, participam 1.236 instituições, com 3.700 atividades inscritas. A programação especial incluindo visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras atividades.

Segundo a chefe de Promoção Museal do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Sylvana Lobo, o evento apresenta o externo como cultura, trazendo a cidade como tema principal. “Este ano o tema escolhido foi Museus e Paisagens Culturais, e isso vem reforçar o papel sociocultural dos museus, uma forma de chamar os museus para abrir as portas aos contextos externos, um convite para que o território seja compreendido como importância cultural vital”.

Cada instituição cultural tem uma programação diferenciada, para verificar a da sua cidade basta acessar o guia de programação no site. Confira a seguir as atrações que a Coluna Cultura Pop e Etc. destacou para quem não quiser ficar de fora desta programação especial:

Rio de Janeiro

Museu de Arte do Rio (MAR)
Nos dias 17 e 18 de maio (terça e quarta-feira) a entrada será gratuita para todas as exposições em cartaz: O Poema Infinito, de Wlademir Dias-Pino; Da Natureza das Coisas, de Pablo Lobado; e Ao amor do público I – Doações da ArtRio (2012-2015). Ainda na quarta-feira, dia 18, entre 17h e 20 horas, o MAR recebe a Conferência Funk, maior encontro do movimento musical no Brasil. Já na sexta e no sábado (dias 19 e 20), entre 10h e 18 horas, os profissionais responsáveis pela elaboração do dossiê de candidatura do Cais do Valongo a Patrimônio da Humanidade vão debater com a comunidade o projeto e seus desdobramentos nacionais e internacionais.

No sábado (dia 20), os visitantes também poderão fazer visitas guiadas pelo museu às 10h, 11h, 13h, 14h e 15h. No mesmo dia, de 14h a 17h, professores serão convidados a experimentar, junto com um educador do museu – e com intérprete de Português para Libras –, o projeto Como viver no capitalismo sem dinheiro, do artista mexicano José Miguel Casanova. As atividades de domingo serão encerradas com visitas guiadas às 10h e às 11h, seguidas da atividade educativa Rio de Ontem, Rio de Hoje, às 14h, e uma conversa de galeria especial, às 15h, com um vizinho do MAR convidado abordar o tema Museus e paisagens culturais.

Fachada do Museu de Arte do Rio (Foto Divulgação)

Fachada do Museu de Arte do Rio (Foto Divulgação)

O Museu de Arte do Rio (MAR) fica localizado no Praça Mauá, 5 – Centro do RJ. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (55 21) 3031-2741 ou acesse o site.

Instituto Moreila Salles
O Instituto Moreira Salles (IMS), em parceria com o Museu Sankofa Memória e História da Rocinha, desenvolverá dois dias de atividades envolvendo a leitura crítica de mapas, fotografias históricas e atuais, vídeos e relatos sonoros sobre o ponto de vista das paisagens culturais e memórias da Rocinha. No dia 19 de maio (quarta), das 14h às 16h, a atividade acontece no IMS e é aberto a jovens e adultos. No dia seguinte, 20, das 16h às 19h, a atividade será na praça da rua 4, na Rocinha, e é aberta a todos os frequentadores e moradores da Rocinha. Os eventos são gratuitos. No IMS, haverá distribuição de senhas.

Leia+  Vídeo dos bastidores em Londres de “Transformers: O Último Cavaleiro" é liberado

Dia 19/5, quarta-feira, das 14h às 16 horas

Vivência e compartilhamento de memórias a partir de mapas e fotografias da região do IMS e da Rocinha, fruto da pesquisa da Ação Social do IMS com o Museu Sankofa Memória e História da Rocinha.

Local: IMS-RJ – Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea
Público: jovem/adulto
Número de participantes: 20
Dia 20/5, quinta-feira, das 16h às 19 horas
Ação sonora-visual sobre as paisagens culturais e as memórias da Rocinha.
Local: Praça da rua 4, Rocinha
Público: criança/jovem/adulto
Número de participantes: ilimitado

Museu do Amanhã
No próximo dia 21 (sábado), às 14h, o Museu do Amanhã recebe Gringo Cardia e Henrique Lins de Barros para uma conversa sobre a concepção de O Poeta Voador, Santos Dumont, sua linguagem e narrativa. Curador da exposição temporária, Gringo falará sobre o formato adotado na expografia num momento em que a juventude busca canais alternativos para ter acesso à informação e viver uma nova experiência de aprendizado, que foge dos meios mais tradicionais de pesquisa e ensino.

“Como é a comunicação para essa nova geração? Vamos mostrar o processo de elaboração de todo o material audiovisual e interativo da exposição, desde as pesquisas, os roteiros, até as montagens das cenas de cada filme – o passo a passo. Também vamos exibir trechos dos filmes e explorar a transformação de documentos históricos em vídeos”, comenta o designer e artista gráfico.

Leia+  Autora de Niterói que já vendeu mais de 120 mil exemplares estreia na Galera Record

Henrique Lins de Barros, consultor científico da exposição e de conteúdo do Museu do Amanhã, comentará fatos e curiosidades relacionados à trajetória do brasileiro, que há 110 anos reconfigurava o mundo ao voar com o seu 14bis, em Paris. O biofísico é um dos principais pesquisadores do país sobre a história e as realizações de Alberto Santos Dumont, dono de um acervo único que serviu de base para o conteúdo da exposição. Parte do encontro será dedicada a tirar as dúvidas do público.

Réplica do avião 14 BIS faz parte da exposição do Museu do Amanhã (Crédito Humberto Teski Divulgação)

Réplica do avião 14 BIS faz parte da exposição do Museu do Amanhã (Crédito Humberto Teski Divulgação)

Os interessados podem se inscrever por meio de um formulário on-line disponível no site do Museu (http://www.museudoamanha.org.br/pt-br/santos-dumont-como-fazer-um-poeta-voar) e terão prioridade no acesso, com entrada pela porta lateral e lugar garantido. As inscrições para o evento são gratuitas e não dão acesso às exposições do Museu. O número de vagas está sujeito à lotação do espaço (374 lugares).

Museu de Astronomia e Ciências Afins
De 16 a 22 de maio, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realiza atividades gratuitas voltadas para todas as idades, entre elas a observação do céu e do sol. Nos dias 18 (quarta) e 21 (sábado), a partir das 17h30, acontece o Programa de Observação do Céu (POC). Através da centenária Luneta Equatorial e de modernos telescópios, os visitantes poderão ver aglomerados estelares, planetas e muito mais. A atividade começa com a exibição de vídeos sobre astronomia e a apresentação da palestra O Céu do Mês, que revelam o que está visível no céu do Rio de Janeiro e ensinam sobre a natureza dos corpos celestes. O Museu fica na Rua General Bruce, 586, em São Cristóvão.

São Paulo

Fundação Ema Klabin
Com acervo de 1500 obras de arte, a casa-museu Ema Klabin abre para visitação durante a Semana e também terá programação para a Virada Cultural de SP, como shows, espetáculo circense, passeio histórico pelo bairro Jardim Europa, oficina de pintura coletiva e caminhada fotográfica.

Programação especial
Dia 21 e 22/05 – das 13h às 17h – Visitas livres à casa-museu, sem agendamento
Dia 21 e 22/05 – das 14h às 17h – Oficina de Pintura coletiva em painéis no entorno do museu. Sem inscrição
Dia 21/05 – das 15h às 16h30 – Ação Educativa – Passeio histórico pelo Jardim Europa: uma narrativa da história do bairro e uma reflexão sobre suas dinâmicas no contexto urbano. Inscrições pelo e-mail: educativo@emaklabin.org.br ou pelo telefone: (11) 3897-3232
Dia 21/05 – das 16h30 às 18h – Show musical – Grupo Percussivo da USP, com repertório do século 20 no ocidente
Dia 22/05 – das 15h às 16h30 – Ação Educativa – Caminhada fotográfica pelo entorno no Jardim Europa. Inscrições pelo e-mail: educativo@emaklabin.org.br ; ou pelo telefone: (11) 3897-3232
Dia 22/05 – das 16h30 às 18h – Show Musical – Circo Jazz com os grupos Cabaré Três Vinténs e Trupe Baião de Dois. Espetáculo de música e circo, aberto ao público

Leia+  Após o sucesso em São Paulo, Ghost – O Musical fica em cartaz no Teatro Bradesco, no Rio de Janeiro, até o dia 5 de novembro

A Fundação Ema Klabin fica localizada na Rua Portugal, 43 – Jardim Europa, São Paulo

Campinas, São Paulo

Museu de Arte Contemporânea de Campinas
No dia 19, quinta-feira, o Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti (MACC) promove nova edição da Quinta no Museu. Dentro da programação, às 19h30, Rafael dos Santos e Eduardo Lobo realizam concerto gratuito, mostrando ao público, entre outras peças, composições do CD Viajante, o primeiro trabalho do duo. O CD conta com interpretações de peças brasileiras de música de câmara a músicas com abertura para improvisação, unindo a inusitada combinação de guitarra com piano.

A Quinta no Museu acontece das 17h às 22 horas e, além do concerto, oferece ao público opções gastronômicas preparadas em foodtrucks, que estarão no local. No Museu, está em cartaz a exposição O Olhar de Hercule Florence sobre os Índios Brasileiros, com reproduções de desenhos, aquarelas e notas do artista e inventor, retratando as paisagens, fauna, flora, tipos e cenas cotidianas dos locais por onde passava.

O material foi registrado por Hercule Florence durante sua atuação como desenhista na Expedição Langsdorff, missão científica que percorreu o interior do Brasil de 1825 a 1829 e que realizou, no século XIX, monumental levantamento de dados geográficos e etnográficos do país. Florence, que viveu muitos anos na vila de São Carlos (atual Campinas), é também reconhecido internacionalmente como um dos inventores do processo fotográfico. O MACC fica na Av. Benjamin Constant, 1633, no Centro de Campinas. O evento é gratuito.

 

Úrsula Neves fotoJornalista carioca, mãe do Heitor. Gerente de Conteúdo e de Projetos do Digitais do Marketing. Colunista convidada do Blog Eu, Ele e as Crianças. Adora ler, assistir séries pelo Netflix, ir ao cinema e teatro, navegar pela internet e viajar acordada ou dormindo. No Cabine Cultural possui a coluna Cultura Pop e ETC… sobre tudo que acontece no universo da cultura pop.



  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta