menu
Nova edição do Podcast Cinelista apresenta: filmes que contém o número 7 no título | Cabine Cultural
Cinema Notícias

Nova edição do Podcast Cinelista apresenta: filmes que contém o número 7 no título

Seven

Seven

Podcast e coluna apresentados pelo cineasta Josival Nunes; na segunda edição, sete filmaços que contém o sete no título

Por Josival Nunes

Sete Setes
Sete é considerado um número cabalístico, presente de diversas maneiras em nossa cultura. Das maravilhas do mundo passando por conta do mentiroso até cantiga de roda sua presença é constante e não poderíamos deixar de citá-lo aqui na nossa Cinelista na medida em que aparece também em intrigantes e emblemáticos filmes. Êis a nossa lista apresentando sete setes do cinema:

Primeiro Sete

007 – A Série
A mais longeva série do cinema tem como marca principal o seu protagonista, o agente com licença para matar James Bond ou 007. De 1962 com o Satânico Dr. No até 007 Contra Spectre produzido em 2015 foram até o momento vinte e quatro aventuras, sem contar três películas consideradas não oficiais. Cada intérprete do agente britânico deu um tom diferenciado ao personagem que foi também se moldando às conjunturas geopolíticas. O fato é que mais de meio século depois de seu início a franquia continua viva e o agente secreto britânico segue salvando o mundo com charme, elegância, cinismo e claro muita ação.

Segundo Sete

Sete Noivas para Sete Irmãos
Um musical americano clássico de 1954 dirigido por Stanley Donen e que conta as peripécias de sete irmãos solteiros quando um deles, o mais velho, resolve casar e os outros, entusiasmados também saem em busca de esposas. Filme para assistir em uma sessão da tarde, ambientado no Velho Oeste com belas canções e coreografias inspiradas.

Escute o Podcast

Terceiro Sete

Os Sete Samurais
Este é considerado um clássico do cinema mundial realizado no Japão em 1954 por Akira Kurosawa e que conta a saga de uma aldeia que diante da violência e constante ameaça de ladrões contrata os sete samurais do título para protegê-los. O filme é repleto de cenas antológicas com estilizadas cenas de ação, direção precisa e vigorosas lições humanistas.

Quarto Sete

Sete Homens e Um Destino
Produção americana de 1960, dirigido por John Sturges e uma muito bem sucedida adaptação de Os Sete Samurais de Akira Kurosawa. Dessa vez o cenário é o Velho Oeste e temos uma aldeia mexicana perturbada por bandidos. Eles contratam então sete pistoleiros americanos para protegê-los. Tornou-se um faroeste clássico e sua música icônica do gênero. Uma refilmagem que homenageia o original com qualidade e excelência. Está voltando às telas agora em um remake de Antoine Fuqua.

Quinto Sete

Sete Caixas
Produção paraguaia de 2012 dirigido por Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori , mostra as aventuras e desventuras do jovem carreteiro Victor, que trabalha em um movimentado mercado popular de Assunção e que um dia recebe a proposta de carregar sete caixas de conteúdo desconhecido. Os labirintos e aglomerados típicos de um mercado popular são explorados pela câmera nervosa e pela ação constante que vai se desenvolvendo com a urgência de um vendedor chamando clientes para os seus produtos.

Sexto Sete

Os Sete Gatinhos
Filme nacional dirigido em 1980 por Neville D’Almeida e baseado na obra de Nelson Rodrigues trás uma curiosa e por vezes tragicômica incursão em uma família que vai se desestruturando em seus conflitos, notadamente quando as sete filhas do casal vão se prostituindo.

Sétimo Sete

Seven – Os Sete Crimes Capitais
Suspense americano dirigido por David Fincher em 1995, mostra a ação de um serial killer que se utiliza dos sete pecados capitais para executar suas vítimas. No seu encalço estão um veterano policial às vésperas da aposentadoria e um novato de temperamento instável. Engenhoso, soturno e com desfecho surpreendente.

Deixe uma resposta