menu
Obra-prima sobre a escravidão, minissérie Raízes estreia no canal History | Cabine Cultural
Notícias Séries Televisão

Obra-prima sobre a escravidão, minissérie Raízes estreia no canal History

Roots - Imagem: Canal History Divulgação

Roots – Imagem: Canal History Divulgação

“Drama histórico é uma das produções mais relevantes já feitas sobre o tema e estreia no canal History no próximo dia 17 de outubro, segunda-feira, às 22h40”

“Adaptação do romance de Alex Haley, a produção original A+E Studios traz no elenco os ganhadores do Oscar Anna Paquin e Forest Whitaker, o ganhador do Emmy Laurence Fishburne, e o vencedor do Globo de Ouro Jonathan Rhys Meyers”

Quando um tema é por demais relevante, nunca é hora de deixá-lo de lado. E foi assim, com este pensamento na cabeça, que o agora produtor Levar Burton bancou o desenvolvimento de Raízes (Roots), uma obra-prima sobre o processo de escravidão nos Estados Unidos, que o canal History exibe especialmente entre os dias 17 e 20 de outubro, de segunda a quinta-feira, às 22h40. Serão oito episódios, com o canal apresentado dois por dia.

Simplesmente imperdível!

Por quê?
Para responder devemos ir inicialmente à origem do projeto. Raízes, o original, foi lançado na televisão americana em 1977 e simplesmente recebeu 32 indicações ao Emmy, o maior prêmio televisivo nos Estados Unidos. Levar Burton, o produtor da minissérie, foi o protagonista do projeto original que contava a maravilhosa e inquietante história de Kunta Kintê e sua família. Para se ter uma ideia do sucesso da série na época, o seu episódio final até hoje é uma das maiores audiências da história da tv americana.

Roots - Imagem: Canal History Divulgação

Roots – Imagem: Canal History Divulgação

Nova adaptação
Pensando em trazer para os novos públicos esta relevante e necessária história, Levar Burton produziu a adaptação, que agora é protagonizada pelo ator britânico Malachi Kirby, que interpreta o personagem principal da minissérie, o simbólico Kunta Kintê.

A produção, rodada na África do Sul e New Orleans, tem um elenco dos mais talentosos, que inclui Forest Whitaker, como Fiddler, um escravo que tenta guiar Kunta Kintê e arrisca sua vida para ajudá-lo a escapar, Anna Paquin, como Nancy Holt, a esposa de um oficial, que tem um jeito peculiar em relação ao tratamento dos escravos, Laurence Fishburne, na pele de Alex Haley, autor do romance Raízes.

A história
Agora no canal History, a nova versão de Raízes continua sendo um retrato histórico dos mais relevantes da escravidão norte-americana e que relata o drama de uma família para sobreviver, resistir e continuar seu legado, apesar das enormes dificuldades e crueldades que tiveram de enfrentar.

Abrangendo várias gerações, a família começa com o jovem Kunta Kintê, que é capturado em sua terra natal, Gâmbia, e transportado em condições desumanas para a América colonial, onde é vendido como escravo. Ao longo da série, a família segue enfrentando adversidades, enquanto testemunha e contribui com acontecimentos importantes na história dos Estados Unidos: as guerras civis e revolucionárias, as rebeliões dos escravos e a eventual emancipação.

As histórias de Kunta Kintê, e das mulheres e homens que vieram depois dele fazem eco na história de milhões de norte-americanos de origem africana e revelam poderosas verdades sobre a resistência universal do espírito humano.

Roots - Imagem: Canal History Divulgação

Roots – Imagem: Canal History Divulgação

Os dois primeiros episódios serão exibidos no dia 17 de outubro, às 22h40, no History. Neles, o espectador verá um sublime trabalho de fotografia, de edição, de montagem, e sobretudo, de roteiro. A história, que começa na África e segue rumo aos Estados Unidos tem um poder pedagógico indescritível ao tratar de forma bem visceral todo o processo de escravidão nos Estados Unidos, com algumas cenas que são chocantes, e as são por terem sido reais. Ver um escravo ser chicoteado até não conseguir mais respirar é de um poder imagético descomunal, e certamente quem ver não ficará indiferente.

Um processo histórico que desencadeou guerras nos Estados Unidos, e que até hoje deixa resquícios na sociedade americana. O tema escravidão não somente não deixou de ser relevante, como talvez a sua importância nunca tenha sido tão grande. Em um momento onde negros continuam sendo assassinados por policiais brancos, muitas vezes sem necessidade, a televisão tem a obrigação de fazer a sua parte. Levar Burton fez a dele ao produzir. O History no Brasil faz a sua ao exibir.

Imperdível. Necessário. Uma obra-prima que deve ser consumida, assistida e refletida.

17 de outubro no Canal History

Roots - Imagem: Canal History Divulgação

Roots – Imagem: Canal History Divulgação

 

Roots - Imagem: Canal History Divulgação

Roots – Imagem: Canal History Divulgação

 

Roots - Imagem: Canal History Divulgação

Roots – Imagem: Canal History Divulgação

Deixe uma resposta