menu
AquaRio será o maior aquário da América do Sul | Cabine Cultural
Arte Cultura pop e ETC Notícias

AquaRio será o maior aquário da América do Sul

AquaRio

AquaRio

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro, ou AquaRio, será um equipamento moderno e multifuncional de educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura que criará a oportunidade da cidade do Rio de Janeiro oferecer a visitação de um espaço único com atrações e tecnologias inovadoras ainda não vistas no Brasil

O Rio de Janeiro vai abrigar o maior aquário marinho da América do Sul. Com 26 mil m² de área construída, cinco andares e 28 tanques que somam 4,5 milhões de litros de água salgada, o AquaRio será integrado ao Porto Maravilha como o Museu de Arte do Rio e o Museu do Amanhã. O Aquário Marinho do Rio de Janeiro situa-se, de um lado, na Via Binário (logo após a saída do túnel Rio 450) e, do outro, no final da Orla Prefeito Luiz Paulo Conde (transformada em Boulevard Olímpico nas Olimpíadas Rio 2016), bem em frente aos Armazéns 7 e 8 e ao lado da praça Muhammad Ali. Com obras já finalizadas, a inauguração do espaço está prevista para o dia 9 de novembro de 2016.

Concebido pelo biólogo marinho Marcelo Szpilman, o AquaRio reunirá cerca de três mil animais de 350 espécies diferentes. O público poderá visitar os 28 tanques e ter a oportunidade de ver mais de perto tubarões e peixes dos mais variados tipos. Além disso, o visitante poderá interagir com alguns animais nos chamados tanques de toque, enquanto no Recinto Oceânico, com 3,5 milhões de litros de água e sete metros de profundidade, uma atividade à parte oferecerá a oportunidade de participar de um mergulho real com peixes, raias e tubarões. Outras atrações inéditas como o Aquário Virtual – que por meio de tecnologias inovadoras e total interatividade permitirá ao visitante acesso ao real e ao virtual ao mesmo tempo – e o Museu de Ciências – com exposições permanentes e temporárias sobre os mais variados temas relacionados ao ambiente marinho e aquático – fazem do AquaRio um programa familiar, educativo e prazeroso.

Uma parceria com o Departamento de Biologia Marinha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tornou possível a criação do Centro de Pesquisas Científicas, que objetiva o desenvolvimento de estudos e o gerenciamento educacional de alunos e estagiários no aquário, criando novas oportunidades de pesquisa da vida marinha. Também será criado um Centro de Conservação da Biodiversidade com a função de preservar animais com risco de extinção, reproduzindo-os em cativeiro para posterior reintrodução em seu habitat natural.

A responsabilidade com o meio ambiente é uma preocupação do AquaRio, por isso todos os animais em exposição nos aquários obedecem à legislação vigente e os controles do INEA/IBAMA. A expectativa é de que, quando aberto para visitação pública, o AquaRio receba de quatro a cinco mil visitantes por dia, representando um novo ponto turístico para a cidade do Rio de Janeiro. O aquário funcionará todos os dias, das 10h às 20h, e contará com espaços dedicados a restaurantes e lanchonetes para oferecer mais comodidade ao público.

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro
O Aquário Marinho do Rio de Janeiro, ou AquaRio, será um equipamento moderno e multifuncional de educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura que criará a oportunidade da cidade do Rio de Janeiro oferecer a visitação de um espaço único com atrações e tecnologias inovadoras ainda não vistas no Brasil.

 Marcelo Szpilman
A concepção, direção e responsabilidade técnica do projeto é do reconhecido biólogo marinho Marcelo Szpilman, autor dos livros Guia Aqualung de Peixes (1991) e de sua versão ampliada em inglês Aqualung Guide to Fishes (1992), Seres Marinhos Perigosos (1998), Peixes Marinhos do Brasil (2000) e Tubarões no Brasil (2004).  Co-fundador e diretor-executivo do Instituto Ecológico Aqualung por 22 anos, indicado à personalidade 2015 na categoria Sociedade/Sustentabilidade do Prêmio Faz Diferença do Globo, atualmente, é diretor-presidente do Aquário Marinho do Rio de Janeiro, diretor do Projeto Tubarões no Brasil, membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro (área de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e colunista do site Green Nation.

Realizadores e patrocínio
O Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro é uma entidade sem fins lucrativos, 100% brasileira e 100% carioca, criada especificamente para conceber e capitanear a implantação e operação de um aquário marinho no Rio de Janeiro. Além do IMAM, o projeto conta com a parceria do Grupo Cataratas S/A, empresa conhecida no campo de gestão de Parques Nacionais de Foz do Iguaçu e de Fernando de Noronha; a Esfeco, especializada em ferrovias e arrendatária da Estrada de Ferro do Corcovado (Trem do Corcovado) desde 1984; e Bel-Tour, especializada em transporte operando desde 1963 e permissionária do ICMBIO desde 2007. A Coca-Cola é a patrocinadora do AquaRio, que também conta com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

Deixe uma resposta