Crítica 1ª temporada de Segredos e Mentiras: suspense, reviravolta
Notícias Séries Televisão

Crítica 1ª temporada de Segredos e Mentiras: suspense, reviravolta e um final surpreendente

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Primeira temporada foi exibida pela rede Globo e o episódio final teve exibição nesta sexta; gostaram da resolução final?
Segredos e Mentiras globo

Segredos e Mentiras série

Nesta sexta-feira foi ao ar na Rede Globo o último episódio da série Segredos e Mentiras, suspense recheado de tensão, mistério, drama e reviravoltas que a emissora carioca exibiu durante duas semanas. Desde o primeiro, até o episódio desta sexta que o público vem se perguntando: quem de fato matou o menino?

A resposta veio no episódio final, e com uma resolução bem satisfatória. Isso porque é bem comum que o assassino seja ou a primeira pessoa suspeita, ou alguém do seu núcleo adulto, ou algum personagem que entra na história só para isso (é o pior tipo de final). No caso de Segredos e Mentiras o assassino (e é esta a palavra) é uma criança de 12 anos, filha de Ben. Interessante como o roteiro chega ao final tratando-a como assassina e não como uma criança que cometeu um erro ou que participou de um acidente.

Esta foi a parte mais interessante do episódio final. Não precisava, é claro, de tanto didatismo, como explicações atrás de explicações, até porque muita coisa já estava implícita a partir do momento que soubemos que a menina tinha matado o garoto. O motivo foi razoável, e se não foi o melhor de todos, ao menos dá para entender o porquê da criança querer que seus pais fiquem juntos, mesmo que para isso tenha que eliminar um garotinho.

A série trabalhou bastante para que este final não fosse vergonhoso. A disputa, episódio após episódio de Ben com a detetive foi bem interessante. Nós a vimos ter certeza que ele era o culpado, depois o contrário aconteceu, e depois foi a vez de Ben desconfiar da detetive, buscar seus erros do passado, questionar seu trabalho… Enfim, foi uma primeira temporada onde os dois personagens, e os dois atores, Ryan Phillippe e Juliette Lewis, dominaram tela e brilharam, cada um a seu modo.

O roteiro foi bem clichê e apresentou uma história que o público americano de uma idade mais avançada, entre os 40 e 60 anos, gosta, certamente. A trama não possui nenhum elemento inovador, ou alternativo. É recheado de elementos de lugar comum, como a tradicional família americana, o detetive bem caricato, e temas como assassinato de uma criança (muito comum em histórias para este público), traições e reviravoltas.

O drama  também é um elemento que vemos bastante em Segredos e Mentiras. Todos os principais acontecimentos da trama em sua primeira temporada acontecem por conta de problemas de relacionamento. Jess, a mãe do garoto morto, está só enquanto seu marido serve ao exército. Seu vizinho, Ben, acaba então se envolvendo e deste caso surge a criança, que somente no final do primeiro episódio descobrimos que se trata do filho dele.

Esse esfacelamento da família tradicional americana é muito comum atualmente em tramas direcionadas ao público adulto. Mas reparem que mesmo com todos estes problemas, no fim das contas, a família consegue superar as adversidades em prol da segurança de Abby, a filha de Ben, e assassina da série.

Segredos e Mentiras acabou a sua primeira temporada com saldo interessante. O gancho deixado não deve ser usado na temporada seguinte, afinal de contas, os mistérios já não existe mais. Então o mais provável é que a história ganhe novos personagens e uma nova trama de assassinato e mistério, para que a detetive Cornell resolva novamente, já que Juliette Lewis é de fato a grande protagonista da serie.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

8 Comments

  • Irritante! Deixei de assistir no quarto capítulo e fui ver o final na internet, pois o foco da detetive numa pessoa do início ao fim do assassinato, passa a ser cansativo e evidente que deveria ser outro o suspeito. Ademais, com tantos atos ilegais na investigação pela detetive, deveriam ter suspendido as suas credenciais e banida da corporação, ou o roteirista. Série nota zero, !!

  • Concordo plenamente , queria tanto que tivesse a segunda temporada com os mesmo atores ,pois a detetive Cornell disse que ainda iria prender a Abby.

  • Pqp. Que Série de merda ! Achei que a culpa era da Globo por não transmitir a 2 temporada. Mas assim que acabou o último episódio com esse final de merda. (O pai “protegendo” a filha assassina) vim para a internet Me informar ou até continuar a assistir pq pra parecia que iria continuar mesmo o mistério sendo descoberto. Pois ela não está presa ! Mas descubro que essa tal 2 temperada vai ser lançada ainda e com outro caso outro mistério tendo só a detetive no elenco.. mds que merda pra mim o caso do bem não acaba ali. Mas que grande merda o EUA fez com a série já que são eles que vão Fazer a “continuação”. Continuação não né… pq continuação é o que eu esperava

    • Concordo com vc. Pô, pai protegendo a filha psicopata?! Que trouxa. A Cornell disse que iria caçar Abby, prender Abby, mas, pelo visto (tb saí internet afora pra saber se a história continuaria) essa caçada será lá na 3º temporada ou 4º. Sacanagem esse final com impunidade. Pelo visto o sistema tb é falho nos EUA. Quiseram fazer uma de True Detective com cada temporada com uma história plena. Só não precisava desse final aberto escroto (Abby vai continuar matando, pô…).

    • Não é merda…é você que não sabe apreciar!!! Série não começa num dia e termina no outro!! essa temporada foi gravada no ano de 2015, se não me engano…..e a detetive prometeu que vai prender a garota!! Só que não agora…é como se esse caso desse um “tempo”, pq os anos, na série, precisam passar, o Ben vai ficar alguns anos na cadeia, a filha dele vai crescer, vai ficar mais velha….talvez na 3º ou na 4º temporada, com os atores mais “velhos”, e passando-se anos dentro do cenário, esse caso volte…porém, enquanto isso não acontece, a detetive segue a vida dela, pq caso vc n tenha percebido, ela que é a série, e não o Ben!! Agora vão acontecer outros casos e a série vai se desenrolando. Isso é uma maneira de te prender…..pq o propósito de uma série, é ser gravada durante anos, e ter muitas temporadas….se tivesse apenas 1 temporada com 10 episódios, não seria uma série!!!!

      • Tanto me fundiu a cuca esse final que escrevi um texto sobre Ben Crawford e sua verve hitchcockiana.

        Tá lá em popcultpulp.com

        E pelo o que pesquisei a série morreu mesmo. Foi cancelada. Não teremos 3º ou 4º temporada para a detetive Cornell talvez perseguir Abby. E Ben morreu na cadeia. E Natalie limpou o nome do pai. Tem até um vídeo no youtube com esse encerramento simbólico. É isso. Chega de “Segredos & Mentiras”.

Deixe uma resposta